+ Responder ao Tópico



  1. #741

    Padrão

    Mas ele não está perdendo a conexão em 4G. Desde começou a dar problema, nunca mais conectou em 4G, nem esporadicamente.
    Quando funcionava, a frequência de operação era 1800 MHz. Será que a Vivo mudou para 700 MHz? É possível isso?

  2. #742

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Mas ele não está perdendo a conexão em 4G. Desde começou a dar problema, nunca mais conectou em 4G, nem esporadicamente.
    Quando funcionava, a frequência de operação era 1800 MHz. Será que a Vivo mudou para 700 MHz? É possível isso?
    Ahhhh taaaaaa! Voce tem que usar uma antena externa de grade de 1800Mhz, pois essas frequencias altas são problematicas para certas distancias!

  3. #743

    Padrão

    Mas aí eu estaria aumentando o sinal 3G, não resolveria o problema do 4G. O 4G sempre pegou bem, por volta de 60% na escala do Amplimax. Tem alguma coisa que fez parar de funcionar, não sei se é culpa da Vivo ou do aparelho.

  4. #744

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Não tem nada a ver não, pois a 3G tá em 850Mhz e a 4G em 1800Mhz. Quando coloca a antena externa, tem um botãozinho embaixo do Amplimax para mudar para a antena externa, e depois de mudado, só fica funcionando a frequência da antena externa. Essa porcentagem indicada nesse aparelho não tem muito a ver não, pois, o que vale mesmo é a potência em dBm indicada dentro da configuração do aparelho. Essa potência tem que estar entre -55 ~ -100dBm. Um amigo tem esse aparelho em 700Mhz em 4G com uma antena yagi de 20dbi, mas ele só conseguiu um sinal com potência de -106dBm, e o sinal não segura, hora funciona, e hora não. O pessoal tá usando muito essa adaptação para melhorar o sinal!
    Imagens Anexas Imagens Anexas  

  5. #745

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Mas aí eu estaria aumentando o sinal 3G, não resolveria o problema do 4G. O 4G sempre pegou bem, por volta de 60% na escala do Amplimax. Tem alguma coisa que fez parar de funcionar, não sei se é culpa da Vivo ou do aparelho.
    Voce tem que testá-lo na cidade, pra ver se é problema na Vivo!

  6. #746

    Padrão

    Obrigado pela ajuda. Mas pra mim é complicado achar um lugar para testar na cidade. Afinal, não é só ir para a cidade, preciso de uma tomada.
    Pela busca cega, vi que a Tim tem sinal 4G aqui, e só 4G. Se eu comprar um chip da Tim – e funcionar – significa que não vai funcionar mais a voz, por causa do VoLTE defeituoso?

  7. #747

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Obrigado pela ajuda. Mas pra mim é complicado achar um lugar para testar na cidade. Afinal, não é só ir para a cidade, preciso de uma tomada.
    Pela busca cega, vi que a Tim tem sinal 4G aqui, e só 4G. Se eu comprar um chip da Tim – e funcionar – significa que não vai funcionar mais a voz, por causa do VoLTE defeituoso?
    Não adianta querer usar esse aparelho sem antena externa, pois não presta. Sim, se você tiver conectado só na rede 4G, o telefone não funciona!

  8. #748

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    não conecta porque tem pouco sinal. pode ser que seu painel se movimentou (maior possibilidade) ou que tenham mexido no ajuste das antenas no site da Vivo (menor possibilidade). Se sequer o 3G esta bom vai ser difícil o 4G.
    Nao consegue acessar o Amplimax e ver o sinal recebido?

  9. #749

    Padrão

    Sim. Vejam a busca cega realizada agora. O sinal 4G da Vivo chega muito melhor do que o 3G. O 3G, mesmo com sinal muito fraco, ainda funciona (tanto que estou escrevendo aqui), apesar de ser um pouco instável. Reforço que até o dia 26/3, o 4G estava funcionando perfeitamente e não mudou nada na posição do Amplimax. O mastro está fixo e o aparelho está preso com um parafuso.

    ... ou que tenham mexido no ajuste das antenas no site da Vivo (menor possibilidade)
    Tem alguma forma de eu descobrir se isso aconteceu?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2021-04-05 Elsys - AmpliMAX(1).png
Visualizações:	71
Tamanho: 	22,7 KB
ID:      	70375   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Screenshot_2021-04-05 Elsys - AmpliMAX(3).png
Visualizações:	67
Tamanho: 	37,5 KB
ID:      	70376  


  10. #750

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Não, a frequencia é fixa para esse local.

  11. #751

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Conforme essa busca cega vc deveria estar operando em 4G alvo seu chip não esteja habilitado para isso.

  12. #752

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    manda foto que possa ampliar pois essa ai nao da para ver corretamente e parece estar errada a adatação

  13. #753

    Padrão

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    Conforme essa busca cega vc deveria estar operando em 4G alvo seu chip não esteja habilitado para isso.
    É exatamente esse o problema. Deveria estar em 4G.
    O chip é novo e o 4G funcionava até um tempo atrás.

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    manda foto que possa ampliar pois essa ai nao da para ver corretamente e parece estar errada a adatação
    Qual das duas não dá para ver?

  14. #754

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Sim. Vejam a busca cega realizada agora. O sinal 4G da Vivo chega muito melhor do que o 3G. O 3G, mesmo com sinal muito fraco, ainda funciona (tanto que estou escrevendo aqui), apesar de ser um pouco instável. Reforço que até o dia 26/3, o 4G estava funcionando perfeitamente e não mudou nada na posição do Amplimax. O mastro está fixo e o aparelho está preso com um parafuso.


    Tem alguma forma de eu descobrir se isso aconteceu?
    É problema na operadora, pois se você tá usando o aparelho na frequência automática, assim como tá captando sinal em 2100Mhz, obrigatoriamente teria que entrar em 1800Mhz também. A potencia de sinal em 3G tá ruim, mas a qualidade do nível de ruído em 13 tá aceitável. Existe situações também que a potência de sinal tá boa com -90dBm, mas o nível de ruído está muito alto, e a navegação fica lenta!

  15. #755

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por emilidani Ver Post
    manda foto que possa ampliar pois essa ai nao da para ver corretamente e parece estar errada a adatação
    Provavelmente a potência de sinal em 4G tá por volta de -110dBm também, mas o nível de ruído está muito alto também, diferente do nível de ruido em 3G, e que consequentemente o aparelho da preferência para a 3G!

  16. #756

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Sim. Vejam a busca cega realizada agora. O sinal 4G da Vivo chega muito melhor do que o 3G. O 3G, mesmo com sinal muito fraco, ainda funciona (tanto que estou escrevendo aqui), apesar de ser um pouco instável. Reforço que até o dia 26/3, o 4G estava funcionando perfeitamente e não mudou nada na posição do Amplimax. O mastro está fixo e o aparelho está preso com um parafuso.


    Tem alguma forma de eu descobrir se isso aconteceu?
    Nível de -16dB a -20dB é ruim.
    Para ver se melhora 4G terá que testar o Amplimax em uma altura maior ou em outro local. Se não melhorar tem que usar uma antena externa. Já usei a 20 km da torre essa triband da Proeletronic PQAG-3220 de 1800 - 2100Mhz, para 1800Mhz, ela é muito boa!


    Nome:      PQAG.png
Visitas:     89
Tamanho:  5,9 KB

  17. #757

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Citação Postado originalmente por tuberculo Ver Post
    Sim. Vejam a busca cega realizada agora. O sinal 4G da Vivo chega muito melhor do que o 3G. O 3G, mesmo com sinal muito fraco, ainda funciona (tanto que estou escrevendo aqui), apesar de ser um pouco instável. Reforço que até o dia 26/3, o 4G estava funcionando perfeitamente e não mudou nada na posição do Amplimax. O mastro está fixo e o aparelho está preso com um parafuso.


    Tem alguma forma de eu descobrir se isso aconteceu?
    Você realmente teria que ir a um local que pegasse o 4G e entrar nas configurações do aparelho pra ver qual a frequência que está captando.

    Se for em 1800Mhz você deverá adquirir uma antena de grade como essa:
    Citação Postado originalmente por chicao48 Ver Post

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         eerrr.jpg
Visualizações:	73
Tamanho: 	28,9 KB
ID:      	70383
    Fuja das antenas de 1800Mhz tipo "pirulito". É lixo!

    Se for em 850Mhz (sim as operadoras também trabalham 4G em 850Mhz) você deverá adquirir uma antena CF-820 Aquário
    Se for em 700Mhz você deverá adquirir uma antena CF-720 Aquario.


    Por quê modelos diferentes? Porque antena é "cortada" pra frequência. Não importa se é 2G (GSM), 3G (CDMA/WCDMA) ou 4G (LTE). O que importa é a frequência que é transmitida.

    2G pode existir em 850/900/1800 MHZ
    3G pode existir em 850/2100 Mhz
    4G pode existir em 700/850/1800/2100/2600 Mhz

    Portanto a primeira coisa a fazer é definir a frequência que a operadora está trabalhando no local, conectando o aparelho a rede desejada (4G LTE no caso) e entrando nas configurações para determinar a banda de frequência utilizada.
    Depois é adquirir uma antena própria pra a frequência. De grade prefira as Proeletronic e Yagi (700/8500Mhz) fuja das Proeletronic e prefira Aquário (yagi Proeletronic é muito porca a antena).

    Na instalação utilize no máximo 1 metro de cabo RG58. Instale o equipamento abaixo da antena.

    Dica: Em frequências baixas (700/850Mhz), associadas a regiões de relevo montanhoso, a direção da antena/equipamento nunca é em direção a torre, mas sim no apontamento de melhor sinal, tendo em vista que em frequências baixas o sinal pode ser refletido e não direto.
    Verifique se há vegetação no apontamento da antena e se for o caso, desbaste a vegetação ou mude o local de instalação.

  18. #758
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Aqui a Claro desde 2G, ao efetuar uma ligação mudava de banda e quando instalou o 3 G veio de quebra o 4 G LTE. Mesmo com 4 G ao efetuar a ligação muda para 3 G ou seja 1800 para 2100 e como as antenas possuem uma banda de 100 MHz sinal pior que -95 dBm não funciona e limitada a 10 km.
    Vivo e Tim usam em 4 G 700 MHz, mas para voz 3 G e 850 MHz e como a banda nessa faixa é de 50 MHz não funciona.

    Solução encontrada é log-periodica yagi de 14 dBi e 700 MHz até 2600 MHz; fabricantes que prometem ganho superior por ora não funciona; algumas antenas TDMA pode ser a solução para 700 e 850.
    Cabo coaxial, esteja preparado para ter dois tipos RGC 58 e RGC 213; nem sempre o que funcionou bem em uma propriedade funcione em outra.
    Para Elsys ou similares o cabo POE funciona melhor tendo cabo de rede acima de 3 metros; numa propriedade com cabo de 1 metro o sinal ficou de 18 a 20, falhando ora em ligações ora em dados e com 8 metros fico de 22 a 24 sem problema nenhum e em outra propriedade com 54 a 56 e cabo de rede de 1 metro não ficou tão bom.

    Sob minha responsabilidade, sempre aconselho a instalação com uma tomada de sobra por que caso necessite utilizar estará disponível sem precisar de desligar, desligar esse que pode reiniciar podo em xeque o que era ou não. Se desligar normalmente é para um notebook, ferro de soldar etc, ficando o tempo suficiente para apagar o "bug" e tão logo saia o problema persiste; para cliente é serviço mal feito.
    Todos os "técnicos/instaladores/vendedores" e clientes me xingam, mas onde participei raramente tem problemas persistentes.

    Alguns criticam antenas da Proeletronics, eu até prefiro. Enlace superior a 15 km em 3 G e 10 km em 4 G é prometer
    "milagres" e provavelmente 5 km em 5 G se não for menos; resolução no ministério das comunicações e órgãos internacionais.
    Num ponto a 12 km de visada avisto a torre da Claro, sinal cheio em 4 G mas se entrar no you tube, whatsApp cai para 3 G; Vivo e Tim acredito que burlam o sistema. Quando a ANATEL começar a aplicar para valer, muitos perderão o sinal, exceto se a densidade populacional for baixa e a distância entre as torres for superior a 30 km e uma única operadora.

    É vedado o funcionamento de uma única operadora em uma cidade ou povoado desde presidente Dilma, reforçado por Temer encontrando resistêmcia da Oi e Vivo e ratificado por Bolsonaro; quebra da Oi e venda da divisão móvel a briga vai esquentar.

  19. #759

    Red face Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    Foi ridícula essa ideia da Elsys incluir taxa de porcentagem no software desse aparelho pra indicar eficiência e ineficiência de algo. É uma grande incoerência um aparelho navegar na internet com taxa de porcentagem de 0 ~ 40%, e -110dBm, enquanto que outro, não consegue navegar com porcentagem de 90% e -80dBm. A pessoa vai lá pra roça, e faz uma busca cega, e a mesma diz que a operadora A é com melhor sinal no local. O cidadão compra um chip da operadora A, e quando vai se conectar da rede, não entra nada, aí o cidadão compra todos os chips, e na verdade o chip que deu certo foi da operadora C. As pessoas ficam em tempo de dá um derrame sem conseguir entender porque o raio do Amplimax dele só consegue uma velocidade de 2 mega em 4G, haja vista que, o seu aparelho tá funcionando com 90% de sinal indicado no aparelho. Pior que a Aquário Maria vai com as outras, incluiu também taxa de porcentagem no software do seu aparelho!

  20. #760
    Avatar de Nilton Nakao
    Ingresso
    Sep 2013
    Localização
    Carlos Chagas, Minas Gerais
    Posts
    1.357

    Padrão Re: Por que o 4G B3 no smartphone só funciona perto das torres?

    chicao48, essa taxa num funciona. Entrei em seu firmiware e sinal de 14, 16 indicava -106 a -110 dBm e com 18 a -102 dBm; já com sinal de 50 não melhor que -96 dBm; se colocar os aparelhos da D-Link o sinal é pior ainda.
    Faço o teste no you tube, verifico o tempo de carregamento e o avanço em vídeo. Melhor método e mais prático por que dependemos do retorno do ping.