Postado originalmente por
rubem
Burrice pra mim é se ALGEMAR a um fabricante apenas.
Nenhum padrão de conexão pra clientes, seja ADSL, wimax, LTE, tem essa pataquada ridícula de o cliente ser OBRIGADO a comprar equipamento da marca que o provedor escolheu.
Aí você mora na cidade ou bairro X, o único provedor te obriga a comprar a obscura marca Y (Digamos Cambium), ao se mudar pro bairro ou cidade Z vai fazer o que com a CPE da marca obscura se naquela região só tem provedor usando Airmax da Ubiquiti? Ai depois você se muda pra outro bairro ou cidade onde tem outro provedor limitado usando só NV2 da MK, se for comprando tudo quando é equipamento por onde passa logo vai ter gente com mais equipamento em casa que uns pequenos provedores.
Com ADSL você usa o modem que quiser, sem essa firula ridícula de ter que comprar a obscura e caríssima marca X ou Y. Com conexão móvel compra qualquer marca de dongle USB ou placa mini-pcie (Ou tablet ou smartphone). Com 4G idem. Com fibra idem, com HPNA idem, é só respeitar a versão dos padrões e pode comprar qualquer porcaria de marca, sem TER QUE comprar justo as marcas mais caras.
Eu não deixo a operadora de ADSL ou de telefonia móvel meter o bedelho nos MEUS equipamentos de jeito nenhum, compro o que quero (O mais barato, pra ser mais exato), mas aquela marca que só aquela operadora X ou Y sabe-se lá porque resolveu usar.
Quem quer usar protocolos proprietários que só existem em produtos obscuros de marcas nanicas no Brasil tem que fazer comodato grátis de equipamento. É muito bom jogar toda a despesa pro cliente, obrigar ele a comprar produto pra lá de obscuro tipo Cambium, que só poderá usar se ficar como árvore plantado na mesma vizinhança a vida toda.
Função de protocolos da IEEE é justo permitir variedade de preços e features, cada um compra a marca ou modelo que quiser, não o que o provedor quer.
Quero ver um provedor que tem cacife pra bancar 1500 CPE's de marca obscura e protocolo proprietário em comodato. Se não tem, não pode passar a conta pro cliente pagar, questão de ética, se você escolheu uma marca obscura e cara, você é que tem que pagar o custo extra dela. Quem escolhe paga, o consumidor vai sempre escolher a opção mais barata se tiver opção.
Talvez dê até pra acionar o Procon quando se é obrigado a comprar produto de uma determinada marca, e que não é usada em outros provedores por perto, se essa for a única forma de usufruir de um serviço prestado.
(Alias, até TV via satélite, o aparelho vem em comodato, mas se na hora de ativar você botar o cartão num AZbox pirata da vida, e passar por telefone o serial dele, se for um serial válido vai ter TV por assinatura num receptor seu, antena obviamente pode ser sua (E tem que ser, já que instalam coisa nanica tipo 90cm pra pacotes HD), só precisa usar o cartão da operadora. Ou seja, mesmo onde tem praticamente 100% dos receptores em comodato, nenhuma operadora se preocupa em usar protocolos proprietários, até porque ELA MESMA não quer ser besta de ficar algemada em alguma marca, ela mesma compra de várias marcas, produto com features X vem da marca Y, com as features Z vem da marca J, e assim vai. Não lembro de nenhum serviço de telecom em massa que exige marca que suporte algum protocolo proprietário, todos usam os padrões da IEEE, afinal padrões servem justo pra isso, pra não ser escravo de uma marca)
O que está errado é usar os protocolos 802.11 em PTMP em ambiente poluído ou grandes distâncias, ele não nasceu pra isso, e qualquer modificação sempre continuará tendo retrocompatibilidade com os primeiros protocolos de 17 anos atrás.