Postado originalmente por
delegato
Aqui vai fazer uns 3 meses que não compro um rádio se quer, usava nano loco m5 e wom mimo, para atender clientes até 1 km.
Estava pensando em cabear para reduzir os custo para se ter cada cliente na rede já que trabalho em comodato, o dollar sempre subindo e a demanda grande.
Pois bem pensava em utilizar uma solução híbrida com fibra na rua e utp nos clientes ou seja o PACPON. Iria fazer tudo devagar, focando em áreas com demanda de velocidades maiores etc.
Pois bem, nosso concorrente aqui não tendo condições de arcar com comodato, a muito tempo sem por cliente na rede, só perdendo clientes, começou a cabear com UTP, na tora gambiarra.
Acreditem o povo é muito leigo estavam achando que era fibra, cheguei até a perder uns 2 clientes para ele, sendo que usavam M5 2x2 cada e o cara usar um par de airgrid para empurrar todo mundo nesse bairro até seu link.
Enão como não tinha muito tempo e temendo perder muitos clientes com essa "febre" do cabo, comprei uma solução utp fiz um projeto e estou cabeando, porém o povo como disse é muito leigo, qualquer coisa os confunde, meus próprios clientes que estavam até então super felizes com suas nano loco m5 com planos em média de 2Mbs à 5Mbs, agora estão todos loucos para mudarem para o cabo...
Agora eu fico pensando, imaginando se tivesse resistido em focar no wireless, acredito que daqui uns 6 meses eu não teria mais 50% dos clientes que tenho hoje, pois seriamos descriminados como o provedor atrasado que não usa cabo apenas antenas, sendo que do melhor serviço da cidade passaríamos a ser visto como o pior o desatualizado que ainda utiliza antena... Obviamente sabemos das limitações do rádio no que tange à interferência, latência, visada, sinal etc.
Mais por bem estamos cabeando, segurando muitos clientes, em médio prazo o gasto com a rede será paga com a economia que terei com o fim da compra das cpes, e para os bairros afastados aonde não existir cabo, terei cpes para usar por pelo menos 1 ano.