Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Gostaria de iniciar um tópico para discutir sobre as perspectiva do futuro dos pequenos provedores do ponto de vista de cada um.

    Eu ainda acredito que para cidades menores (até 30.000hab) wireless ainda é bastante viável, principalmente se o custo de instalação for algo sensível.

    O que vocês acham?

  2. Na minha cidade de 60 mil habitantes já tem um provedor com fibra faz uns 3 meses, o futuro vai ser fibra, mas wireless por aqui ainda vai dar grana ainda por uns 4 a 5 anos ainda. Agora na área rural, creio que wireless vai durar umas duas décadas (ou mais), a não ser que crie uma tecnologia nova pra usar em sitios. Já na capital, wireless ta acabando.



  3. Nas pequenas cidades, não demorará muito tudo ser interligado por fibra e até a sede das fazendas. Mas muitas propriedades rurais, e até comercias precisam de ter dispositivos cada vez mais conectados(máquinas agricolas, ordenhas, cameras etc). Conforme a propriedade o produtor rural precisará de uma infra-estrutura tão sofisticada quanto de uma indústria hoje robotizados e não se pode falar em equipamentos potentes( watts), por que isso demanda em consumo de energia, algo que pode ficar cada vez mais caro tanto quanto a água.

  4. Com a constante evolução da tecnologia wireless e com rádios em 5.8Ghz trabalhando em 160Mhz, ou até mesmo as soluções menores que enfrentam com maior capacidade o problema de ruídos e afins, creio que sempre existirá mercado para wireless, assim como para a fibra, para os pac-pon´s....
    Essa discussão que o rádio irá morrer ou perder espaço para soluções como a fibra já ocorre a pelo menos 5 anos......
    Tudo é uma questão de necessidade de mercado e o crescimento do provedor, hoje acredito que provedores com mais de 10 anos de mercado ainda trabalham de forma hibrida, sendo uma parte em wireless e uma outra parte em fibra.
    Provedores com 100% de sua rede em FTTx são raros, a estrutura de suporte além de capacitação profissional somado com os custo operacional faz este modelo de negócios inviável sem aporte adicional de capital.
    Eu acredito que os provedores precisem agregar soluções para a retenção de seus clientes, soluções que possam auxiliar o seu cliente no seu dia a dia como um suporte diferenciado e local, oferecer aulas de uso da internet para o seu publico em geral, ......
    Oferecer soluções de gerenciamento de hotspots para os clientes SOHO´s também é um diferencial bacana que retem o seu cliente e finalmente para o mercado corporativo soluções com garantias SLA tanto em links principais como soluções de Back-Up.
    Só existe crise no mercado de provimento de acesso para quem está deitado em sua perigosa zona de conforto.

    Alexandre Volpe



  5. Acompanhei um bairro cabeado com Pacpon, uma região com 700 casas. Tinha um via rádio lá. Perdeu todos os clientes em 4 meses. Estou em Campinas/SP. O bairro em questão tinha só o radinho e ADSL da Vivo.






Tópicos Similares

  1. Misterio no provedor wireless
    Por leilson no fórum Redes
    Respostas: 14
    Último Post: 18-06-2010, 08:04
  2. 3G como implementar no meu provedor Wireless
    Por powernetscm no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 18-05-2009, 12:13
  3. Provedor wireless, como começar?
    Por no fórum Redes
    Respostas: 17
    Último Post: 17-02-2006, 15:09
  4. Provedor Wireless no Butantã em SP
    Por vonlinkerstain no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 13
    Último Post: 09-08-2005, 13:45
  5. Respostas: 2
    Último Post: 12-02-2003, 13:05

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L