Postado originalmente por
LeonardoMaciel
Tivemos varias opinioes, mas, alguem sabe esclarecer algumas duvidas? como que tá a ANATEl com relação a legislação de usar cabos nos postes? seria cada switch uma estação e não repetidora? (diferente assim das repetidoras wireless 2.4 e 5.8) e quanto a legislação para usar voip nos provedores? tem que ter alguma coisa a mais? cadastro, licença, sei lá...?
Acho que com relação ao uso de wireless para provedor, acho que é contramão. Mesmo se usar 5.8, 1º vai ser caro para o cliente, 2º, depois de um certo crescimento no numero de clientes (e requisições de conexoes), o radio não aguenta.
Os postes, esses são um ponto intere$$ante. Mas, existe um membro que li uma vez, dizendo que o patrão tinha feito um contrato, ou um acordo com a companhia do poste, e conseguiram muito barato, ou sei lá, nós precisaríamos de pessoas assim para nos dar dicas, acho que cidades menores seria mais fácil fazer acordo, acho...
Com relação ao retardo do Voip, eu moro nos eua, quando ligo para o brasil realmente tem um retardo sim de + - 1 segundo / um segundo em meio acho... mas quando ligo local ou nacional, nao tem nada. até porque, comparar ligação nacional, com continental é difícil, nao tem tecnologia (fora fibra=velocidade da luz + -) que faça esse trajeto instantâneo...
O codec, esse depende da estrutura do servidor, mais processamento = codec que compacta mais = pouca banda usada, menos processamento = codec de menos compactação = mais banda usada. Provedor Voip, tem que ter QUALIDADE! acho que não adianta ficar pendurando um batume de clientes, e nao ter o suporte (hardware e técnico!!) devido, nao terá provedor que aguente! muito menos clientes!!
O ATA, to por fora, mas se for R$100, ainda não é tão caro... aqui compro um linksys SPA2102 com 2 saidas telefone, e 2 saidas ethernet por +-$60 dolares, mas, depende de cada provedor né, e de seus cliente$.
Aqueles que tiverem experiências, seria muito bom poderem compartilhar conosco!!
Suce$$so