Postado originalmente por
granlabor
Pessoal.
É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.
Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!
Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.
Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
a) seu dinheiro não é capim.
b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação.
Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.
Aos "experts" condenadores:
Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.
É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.
Saiba que:
a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.
Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.
Aceite desafios:
Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço.
É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.
Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
1) eu não trabalho para Ubiquiti.
2) não vendo equipamento de rádio.
3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.
Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.
Pense muito antes de criticar um produto:
Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.
Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:
Portal da Fraternidade Ma
Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado
Observação Final:
Estou trabalhando num tutorial complementar para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. Pedi ao Mike Ford da Ubiquiti que avaliasse o material e fizesse complementações. Assim que receber o OK do Mike, será publicado no meu site:
http://www.granlabor.com/extra.htm
Abraço,
ZéAlves