Página 1 de 15 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Pessoal.

    É incrível quantas pessoas me procuram em busca de solução para problemas de instalação AirMAX. Em 99% dos casos, os clientes acham que existe algo errado com seus rádios. Logo após uma configuração minuciosa, o cliente vê que o rádio está perfeito e só faltava ajuste fino.

    Porque será que o "expert" sempre atende o cliente antes que o profissional experiente?
    Sem conhecimento técnico consistente, o "expert" não consegue fazer o serviço de forma correta e sai metendo o pau no equipamento e propondo adaptaçõe. Isto é lamentável!

    Chamo de adaptação todo conjunto que não seja 100% Ubiquiti, porque o AirMAX foi concebido para não usar equipamentos de terceiros e, assim, evitar problemas de compatibilidade.

    Se você é cliente e está lendo este post, lembre-se:
    a) seu dinheiro não é capim.
    b) antes de retirar o equipamento 100% AirMAX da sua torre, procure um consultor experiente para avaliar a situação. Aqui no Under-Linux existem, pelo menos, 5 profissionais bem atuantes e que manjam muito de wireless... Procure um deles.
    c) No caso de atendimento remoto, onde o profissional experiente não teve acesso físico às antenas, é recomendável contratar outro antenista para rever a instalação e o alinhamento das antenas. É muito provável que o posicionamento das antenas seja a origem do seu problema.
    d) Nem sempre o que é melhor para o instalador, é o melhor para você.

    Aos "experts" condenadores:
    Em 2008, quando comecei a promover o uso de equipamento de 900 Mhz, foi considerado lixo pelos "experts". Hoje é padrão em instalações sem visada e motivo de elogios aqui no fórum. Como resultado das críticas sem fundamentação, o equipamento de 900 Mhz vende pouco e até hoje não tem uma antena decente homologada.

    É covardia queimar o AirMAX só porque você não se deu ao trabalho de aprender esta nova tecnologia. Só o tempo mostrará que ela veio pra ficar.

    Saiba que:
    a) Metade dos problemas com AirMAX se resolve com instalação adequada das antenas e rádios.
    b) A tecnologia Mimo exige alinhamento meticuloso das antenas.
    c) Tem que fazer o ajuste fino dos rádios.
    d) O tempo médio de configuração do equipamento AirMAX é 3.5 horas de trabalho intenso. É comum se prolongar até 5 horas quando as antenas não estão perfeitas ou há problema na rede.

    Eu não costumo publicar meus preços pra evitar "leilão do avesso", mas vou fazer uma excessão pra motivar a turma "ligeirinho" a dedicar mais tempo aos seus clientes. Meu custo hora para ajuste de rádios é R$ 100,00. Ao invés de cobrar "baratinho" e fazer um serviço mediocre, cobre o preço justo e faça direito. Seu cliente merece atenção e vai pagar para ter um link de qualidade.

    Aceite desafios:
    Se não conseguir melhorar o link do cliente, não cobre pelo serviço. É desta forma que seu cliente vai saber que você é um profissional sério.

    Antes que alguém escreva besteira, vou esclarecer quatro pontos:
    1) eu não trabalho para Ubiquiti.
    2) não vendo equipamento de rádio.
    3) meu trabalho é apenas consultoria na área de wireless e gerenciamento de redes.
    4) não pretendo me promover com este post (na verdade vou me queimar com os "experts"). Só não suporto ver injustiças.

    Quando surgir uma situação onde você não consegue solucionar um problema, peça ajuda e alie-se ao "concorrente". É melhor dividir 5 com alguém que perder 10 sozinho.

    Pense muito antes de criticar um produto:
    Coloque-se no lugar do fabricante e tente imaginar quanto dinheiro foi investido e quantas horas profissionais dedicados trabalharam para aquele produto chegar ao mercado. Nada (nem ninguém) é 100% perfeito ou 100% ruim. Tente sempre retirar o mehor de cada produto ou pessoa.

    Os Irmãos que participam aqui do fórum já conhecem a estória das "peneiras de Hiram". Para quem ainda não conhece aqui está o link:http://www.fraternidademaconica.com/...article&sid=10

    Em resumo a estória diz: Se não tens nada de bom pra dizer, fique calado

    Observação Final:
    Conclui um tutorial para instalação e alinhamento das antenas AirMAX. É o artigo de 7 de julho de 2010 e está publicado em: http://www.granlabor.com/extra.htm


    Abraço,

    ZéAlves
    Última edição por granlabor; 07-07-2010 às 22:27. Razão: inserção de link atualizado

  2. concordo com vc as pessoas nao se dedicão e não querem perder tempo para deixar o equipamento refinado e ja saem concluindo que o equipamento não presta, mas nunca concluem que nao tomaram tempo suficiente para configurar ou até mesmo sintonizar com calma. gostei muito de teu topico !!!



  3. grande granlabor,concordo 100%.
    ubnt nao tem que provar mais nada,tem sempre um "expert" enchendo meu saco quando perguntam sobre minhas plataformas,antes trabalhava com rbs e cartões r52H funcionava bem,um belo dia resolvi fazer uns teste,criei um POP com ptp nanoM5, passando 80M fácil sem muito alinhamento.coloquei 4 nano2 em 8dbi e no maximo 25 clientes por nano.
    resultado ack 31 ping 8 a 12 mls. sinal dos clientes -58 em media,tenho 92 clientes nesse pop,o resultado esta sendo melhor do que com r52h.

  4. Pessoal, obrigado pelo apoio.

    Na verdade não se resume em ter que provar algo. Para o universo do fabricante, nosso mercado é pequeno. O que achamos de determinado equipamento faz pouca diferença para o restante do mundo.

    Quando alguém mete pau num equipamento, inicia-se um movimento de desconfiança que não tem mais fim, que só nos prejudica.

    Vamos voltar ao exemplo do 900 MHz:
    Quando o equipamento levou fama de ruim, encalhou nas prateleiras.
    O comprador não queria correr o risco de gastar dinheiro num equipamento que talvez não atendesse suas expectativas.
    Por outro lado, o distribuidor também não queria deixar seu dinheiro parado em equipamento de baixa circulação.
    Já que vendia pouco porque tinha má fama, foi ficando pra depois na lista de prioridades.

    Resultado:
    O fabricante continuou vendendo 900 MHz;
    O distribuidor continuou vendendo outras tecnologias;
    Quem perdeu foi o consumidor final, que até hoje não tem uma antena decente de 900 Mhz homologada. E por conta do baixo volume de vendas, paga um absurdo pela tecnologia.

    Independente do que seja dito sobre AirMAX, vai continuar sendo um sucesso e vendendo em todo o planeta. Nós é que corremos o risco de ter que usar a tecnologia de forma clandestina porque o investidor ficou com medo de apostar.

    Abraço,

    ZéAlves



  5. Citação Postado originalmente por sostenes Ver Post
    grande granlabor,concordo 100%.
    ubnt nao tem que provar mais nada,tem sempre um "expert" enchendo meu saco quando perguntam sobre minhas plataformas,antes trabalhava com rbs e cartões r52H funcionava bem,um belo dia resolvi fazer uns teste,criei um POP com ptp nanoM5, passando 80M fácil sem muito alinhamento.coloquei 4 nano2 em 8dbi e no maximo 25 clientes por nano.
    resultado ack 31 ping 8 a 12 mls. sinal dos clientes -58 em media,tenho 92 clientes nesse pop,o resultado esta sendo melhor do que com r52h.
    Compartilho sua opinião. A única diferença que vejo entre um nano2 distribuindo sinal e uma RB é o fato de que na RB temos algumas informações adicionais. Mas nada que impeça um bom controle das conexões.
    Aqui no suporte já me disseram: tira esses nano e coloca RB.... Daí explico que fiz o caminho inverso. Tinha RB e coloquei nano2.
    O meu sonho agora é ter toda a linha Airmax homologada para ir trocando tudo. Segundo relato que já li, postado pelo Neto de Paraguassú Paulista, um Pop com Nano M e os clientes com o tradicional já é uma tranquilidade muito grande. Mas atualmente até para ponto a ponto ainda falta homologação.
    Mas o que o Companheiro que abriu o tópico disse, tem verdades. Tem gente que não sabe o que é ACK, que pega um rádio e deixa tudo como veio de fábrica e quer que dê certo. Se fosse assim não haveria necessidade de uma série de opções de configuração. E aquilo que funciona numa situação às vezes não funciona em outras. Tem que testar sempre.E testar muito.






Tópicos Similares

  1. Respostas: 4
    Último Post: 22-04-2014, 13:10
  2. Sobre o Greatek 5.8 fonte de 24volts da ubiquiti?
    Por Julianolinux no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 31-08-2012, 07:56
  3. Respostas: 5
    Último Post: 07-06-2012, 10:11
  4. Respostas: 3
    Último Post: 09-01-2012, 15:52
  5. AirMax Omni da Ubiquiti
    Por BraZuky no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 27-04-2011, 09:33

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L