- Roteador
+ Responder ao Tópico
-
Roteador
Pesoal,
Tenho um roteador configurado com UM IP INTERNO 192.168.0.254 e uma porta wan com 200.XXX (conectada ao modem).
Hoje está funcionando assim:
Entrada
------------ ------------ ---------- ---------
| Internet | -----> | modem | >>> | router | >> | DST | > REDE INTERNA
------------ ------------ ---------- ---------
Onde DTS é o destino. Por exemplo, se um usário (com uma conexão externa(de fora)) tentar conectar na porta 21 não vai conseguir porque ele vai parar no roteador. Ah não ser que eu faça o redirecionamento no roteador pro Linux.
A porta LAN do roteador (192.168.0.254) tá conectada no meu switch, junto com as outras máquinas, inclusive o servidor Linux (192.168.0.1).
Tudo que que sai, passa pelo linux pra depois ir pro roteador e em seguida pro modem (porta wan)...
Tudo que entra é pelo roteador e não pelo Linux.
Eu preciso mudar essa estrutura para que tudo que entre e/ou saia, seja pelo Linux.
------------ ------------ ---------- --------
| Internet | -----> | modem | >>> | router | > | linux | > REDE INTERNA
------------ ------------ ---------- --------
^
Assim, tudo que o roteador receber manda pro Linux, também para tudo que enviar, deverá passar pelo Linux pra depois ir pelo roteador, e assim pro desitno...
Bom, nesse caso eu devo utilizar duas placas, uma conectada com o router e outra pra rede interna
Seria algo como:
eth0=192.168.0.1 (Rede interna)
(conectada com switch)
eth1=192.168.0.5
(conectada com o router)
lan0=192.168.0.254
(Lan do roteador)
wan0=200.XXX
(Wan do roteador)
Passei a tarde tentando resolver isso mas não consegui. É "engraçado" que eu consigo usar a internet conectando o roteador na placa eth1 com gateway do ip do roteador, mas não consigo pingar nenhuma máquina da rede, logicamente tando com o ip definido como acima (eth0).
As máquinas da rede interna estão com GW 192.168.0.1 (do Linux).
Elas tbm podem usar o GW do router (192.168.0.254) que funciona. Conectada no switch, é como se o router fosse uma máquina mesmo, o que não é pra ser.
Se eu ativo a eth0 e depois a eth1 a internet não funciona, mas a rede interna sim.
Se eu ativo a eth1 e depois a eth0 eu consigo navegar mas não pingar outras máquinas.
Bom, é isso.
Desculpe a extensão, mas quis deixar bem claro a situação.
Obrigado
-
Re: Roteador
na pode colocar 2 ips da mesma classe em interfaces diferentes assim...
mude o ip do seu roteador para 10.0.0.1
eth0: 10.0.0.2 (liga o router aqui)
eth1: 192.168.0.1 (liga no switch pra sua rede)
pronto
-
Re: Roteador
tem que configurar os gateways n roteador, talvez este video possa te ajudar: