Ae galera como sempre existe um problema novo e sempre existira uma solução nova na tecnologia wireless aki vai o meu problema para buscar alguém q possa me ajudar a solucionar.
Eh o seguinte a minha estrutura eh essa: 1 radio H-ROR-P2-> 2 cartões orinoco, tenho um nobreak nesse rádio, q nele tem 2 omni uma de 15dbi e outra de 8dbi, uma em cima da outra a de 15dbi fica em cima distância de 30cm da de 8, tenho um amplificador de apenas 100Mw na d 8 e nenhum na de 15. tenho 80 clientes e 2 servidores com a msm placa, uma planet q joga sinal pro AP em cima do prédio.
Um dos meus servidores eh melhor q o outro mais todos os 2 funciona redondinho com red hat 9 e o drive da placa 1.5v. No servidor melhor tenho 55 clientes e no outro 25, mais eh claro q nem todos ficam conectado ao msm tempo. Meus clientes estevem reclamando q estavam caindo, logo percebi q o sinal do rádio naum cai o sinal nos clientes continuam normal mais eles param de navegar, intaum o problema está na comunicação entre o servidor e o AP fiz um log de ping e deu o seguinte resultado: O servidor com 55 clientes deixa de pingar de vez em qnd por uns minutos ou as vezes até segundos o outro servidor com 25 clientes naum perde um pacote se ker. As vezes fica ateh 3 dias sem dar problemas e as vezes dah problema um dia inteiro cai 5 minutos, volta 10 minutos jah funcionou ateh uma semana sem dar nenhum problema.
Analisando todos os testes tenho algumas perguntas pra fazer pra vcs..
Pode algum cliente tah interferindo no sinal entre o meu servidor e o AP, msm q seja em um só servidor msm q todos os 2 usem o msm kit a msm antena e ficam a msm distância do AP...???
Pode a minha placa wireless do servidor estah com problemas??? mais as vezes ela resolve funcionar e as vezes naum??? Ou ateh msm o driver no linux ou algo assim(sendo q eu instalei da msm forma o msm driver)??
Pode ser o numero alto de clientes conectado q a placa wireless naum aguenta ou ateh msm o tráfego q naum ultrapassa 1mbs pq o meu link eh de 1mbs...???