Olá, depois de passar um bom tempo pesquisando e obtendo ajuda da galera aqui do Under,
finalmente consegui criar a regra para liberar banda automaticamente no Mikrotik para todos os clientes
e agora vou repassar aqui em forma de tutorial para sanar duvidas e ajudar futuramente outras pessoas.
A versão do meu MK é a v6.27
O modo de autenticação que uso é PPPoE, porém eu acredito que funcione com qualquer tipo de autenticação
Como deixar banda livre para todos os clientes
Primeiramente foi criado uma regra de queue:
/queue simple
add disabled=no max-limit=900M/900M name=MADRUGADAO target="0.0.0.0/0"
Após criar a regra de queue arraste ela pra cima, para que seja a primeira regra de todas.
ai vocês me perguntam porque eu coloquei 900M no max-limit ao contrario de unlimited,
o problema é que aqui, comigo, quando eu colocava unlimited ela simplismente não funcionava sobre as outras regras
e só passou a funcionar quando eu defini um max-limit
agora criaremos um script:
/system script
add name=DISABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive source=\
"/queue simple disable MADRUGADAO"
add name=ENABLE_MADRUGADAO policy=\
"/queue simple enable MADRUGADAO"
porque o meu source esta assim ? source=\"/queue simple disable MADRUGADAO"
Esta assim porque quando eu colocava source="/queue simple { disable \[find name=MADRUGADAO\] }"
ele não funcionava, então eu fiz ele como se fosse direto no terminal e funcionou.
agora vamos fazer o agendamento para habilitar e desabilitar essa regra de queue:
/system scheduler
add interval=1d name=ENABLE_MADRUGADAO on-event=ENABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-date=\
may/02/2015 start-time=23:00:00
add interval=1d name=DISABLE_MADRUGADAO on-event=DISABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-date=\
may/02/2015 start-time=07:00:00
Pronto
Como aumentar banda para os clientes, mas com limite
Muitas pessoas querem aumentar a banda para os clientes mas sem deixar livre, pois um cliente só pode acabar consumindo toda a banda que tiver na rede, podendo até gerar lentidão para muitas pessoas. então aqui eu mostro como aumentar a banda, mas deixando com limite.
o método que eu encontrei para fazer isso foi alterar a velocidade dos profiles, e ai desconectar o cliente para que ele reconecte com o novo limite de velocidade. Vamos lá.
Vamos começar criando uns Scripts:
/system script
Este aqui é para aumentar a velocidade dos profiles para 10mb:
add name=ENABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive source="/interf\
ace ethernet disable ether1\r\
\n\r\
\n/ppp profile set EMPRESARIAL-1M rate-limit=10M\r\
\n\r\
\n/ppp profile set EMPRESARIAL-2M rate-limit=10M\r\
\n\r\
EMPRESARIAL-1M é o nome do meu profile, 10M é a nova velocidade. como podem ver, eu comecei a regra desativando a ether1 (no fim eu explico o motivo).
Este aqui é para voltar os profiles para a velocidade normal
add name=DISABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive source="/interf\
ace ethernet disable ether1\r\
\n\r\
\n/ppp profile set EMPRESARIAL-1M rate-limit=512K/1M\r\
\n\r\
\n/ppp profile set EMPRESARIAL-2M rate-limit=1M/2M\r\
\n\r\
aqui como podem ver, o plano EMPRESARIAL-1M voltou a ter 512k de upload e 1M de download.
O motivo da regra desativar a ether1.
como disse no começo, o cliente precisa ser desconectado e reconectar para poder ter a nova velocidade definida no profile, tentei de varias fomas e não consegui, o unico meio que encontrei foi, ou criar um script para reiniciar a rb, ou desabilitar a ether na qual a rede pppoe esta direcionada para que o cliente seja forçado a se desconectar, escolhi a segunda alternativa, sabendo disso, vamos criar a regra para poder reabilitar a ether1,
/system script
add name=ATIVAR-ETHER policy=\
"/interface ethernet enable ether1"
Agora vamos configurar os agendamentos.
/system scheduler
Este aqui para ativar o script que muda os profiles para 10M
add interval=1d name=ATIVAR_MADRUGADAO on-event=ENABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-date=may/02/2015 start-time=23:00:00
Este aqui para chamar o script que reativa a ether1
add name=ENABLE-ETHER-START on-event=ENABLE-ETHER-START policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive \
start-date=may/06/2015 start-time=23:00:15
como podem ver, eu coloquei ela para ser executada 15 segundos após a outra, para que tenha tempo do cliente se desconectar.
Este aqui para ativar o script que volta os profiles ao normal
add interval=1d name=DISABLE_MADRUGADAO on-event=DISABLE_MADRUGADAO policy=\
ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive start-date=may/02/2015 start-time=07:00:00
Este aqui para reativar a ether1 desta terceira regra
add name=ENABLE-ETHER-START on-event=ENABLE-ETHER-START policy=ftp,reboot,read,write,policy,test,password,sniff,sensitive \
start-date=may/06/2015 start-time=07:00:15
como podem ver, 15 segundos depois da regra também.
Fim.
Pronto pessoal esse é o caminho que eu encontrei para liberar banda automaticamente para os meus clientes,
lembro a vocês que não sou nenhum expert em mikrotik, na verdade sou iniciante, e não sei se contém erros, porém comigo funcionou dessa forma, e eu não tive nenhum problema, qualquer duvida só dizer.
Abraços.