Com todo o respeito @viatel , mas eu não disse que 5.8 passa a mesma banda que 2.4. Pelo contrário. Eu citei que frequencia mais alta como o 5.8 passa mais que 2.4.
E para não dizer que estou só lhe contrariando, quero concordar contigo sobre a questão de vencer barreiras. 2.4 vence melhor que 5.8. Está certo.
E 700mhz vence melhor que 2.4 com certeza.
O que eu quero salientar é que no protocolo 802.11 que normatiza o wifi, não tem como utilizar com sucesso uma frequência de 700mhz com banda passante razoável.
Há sim uma intenção da Anatel para liberar os 700mhz para abranger uma área maior, especialmente zona rural para atender com internet. Vai atender, mas atente para o fato de que serão outros protocolos, e nem sei que largura de canal será utilizado.
Com relação a uso do 2.5ghz também é verdade. Mas ali também estão sendo utilizados protocolos próprios para maximizar o desempenho. Não é um Wifi que vai resolver... E além disso como é frequencia licenciada está livre de interferências. São cenários diferentes.
É o mesmo caso de celulares. Tem usuários que não conseguem entender porque eles utilizam o celular para acesso a rede de internet com sucesso e quando passam para wifi ficam limitados. Mal sabem eles que o protocolo dos celulares utiliza uma frequência para transmitir e outra para receber e isso sem interferências. E além disso um celular utiliza uma potencia de 1W para uso como celular.. Já como wifi a potência é normalmente em torno de 100mW. E o protocolo é o 802.11. Então como cenários são diferentes não dá para generalizar.