+ Responder ao Tópico



  1. Bom abri outro topico pelo fato do problema ter acontecido por causa do squid.

    O problema é que usando o squid o upload do cbq não funciona. Se para o squid ou tirar qualquer ip do redirecionamneto da porta 80 para 3128. O upload funciona normalmente.

    Alguem já resoveu isso usando o CBQ ?


    Porque aqui não da pra mudar ainda por exemplo para o HTB. A migração seria sofrivel.

    E como o CBQ é usado por muitos gostaria de saber se alguem resolveu isso.


    Obrigado pela atenção

  2. esse eh um problema.. o que vc precisa fazer eh usar IMQ .. e 'atachar' os devices em cada imq.. acho que so assim.. ai o cbq ou htb funcionam.. nao tenho certeza



  3. Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    esse eh um problema.. o que vc precisa fazer eh usar IMQ .. e 'atachar' os devices em cada imq.. acho que so assim.. ai o cbq ou htb funcionam.. nao tenho certeza
    " Interferência do Squid no funcionamento do QOS.

    Quando se usa o squid e o qos ao mesmo tempo, o controle da velocidade do upload não funciona, os usuários conseguem fazer upload a toda velocidade. Entretanto, o controle do download funciona, mesmo quando os arquivos já estão no cache.

    Porque isso acontece?

    1 - O nosso QOS só é capaz de controlar o tráfego que é ENVIADO por uma determinada placa de rede.
    2 - O upload é controlado pelo tráfego que é enviado pela placa EXTERNA. Tudo que SAI do linux pela placa externa (destinado a internet), é considerado upload.
    3 - O download é controlado pelo tráfego que é enviado na placa INTERNA. Todo que SAI do linux pela placa interna (destinado aos usuários) é considerado download.
    4 - Sem o squid, o trafego entre essas duas placas é praticamente um-pra-um, tudo que entra de um lado, sai do outro, e vice-versa.
    5 - O squid funciona exatamente NO MEIO das duas placas, interferindo na comunicacao normal que o linux faria entre elas.

    Sem o squid:
    Quando uma requisão chega vinda de um usuário interno o sistema sabe qual é o ip dele, e essa requisição é repassada diretamente para a internet. Sendo assim, o linux sabe DE QUEM É um determinado upload, sabendo o ip do usuário o upload pode ser enquadrado em uma das classes do QOS, e é devidamente limitado pela banda daquela classe.

    Com o squid:
    O usuário faz uma requisição para o squid. E esse, por sua vez, vai na internet buscar os dados.
    Quando você usa o squid, todo o tráfego do http pertence ao próprio squid. E o squid usa o ip do proprio Linux (onde ele está instalado).
    E como se o Linux estivesse fazendo todos os downloads e uploads do http sozinho, sem os usuários da lan.

    Assim o linux NÃO SABE a qual usuário pertence um determinado tráfego, passa a ser TUDO do Squid. Principalmente porque o squid pode guardar esses dados no cache e pode entregá-lo para mais de um usuário interno. (afinal, essa é a razão do squid existir).

    Quando o squid faz upload, o trafego que está saindo pela placa de rede da internet é indentificado pelo linux como pertencente ao proprio linux (é o squid que está fazendo esse upload, não o usuário). E, como o qos não tem como identificar o ip do usuário que solicitou aquele tráfego, ele não se enquandra em classe nenhuma.

    Mas então, porque o download é limitado?

    Quando o squid envia dados para um cliente que está na LAN, o qos detecta um trafego de saida na placa de rede interna e ele tem como saber para qual ip interno esses pacotes serão entregues. Dessa forma, o tráfego é enquadrado em uma classe e a velocidade é limitada de acordo com a banda estabelecida para essa classe. MESMO QUE ESSES DADOS ESTEJAM VINDO DO CACHE.

    Na verdade, o linux não sabe se o squid pegou o dado no cache, ou foi buscar na internet. Como o qos atua na saida da placa interna, tudo que passar por alí será limitado, independente de onde veio. "

    No caso o texto generaliza qualquer QOS.


    Retirei de um blog gringo, mas se não me engano este texto é do BrazilFW.


    Até mais. E fica a dica para tentarmos solucionar este pequeno grande problema.

  4. use o htb-tools que você resolve esse problema... ele irá controlar tanto o download quanto o upload da interface ligada a rede...






Tópicos Similares

  1. controle upload cbq + squid ñ funciona
    Por dataplay no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 04-09-2006, 11:20
  2. firewall não funciona, já não sei mais o que fazer.
    Por cag no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 10
    Último Post: 23-09-2005, 10:18
  3. Nao sei mais o que fazer!
    Por mirror no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 26-01-2003, 01:56
  4. acl no squid não está funcionando. O que fazer ?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 20-12-2002, 16:01
  5. Respostas: 3
    Último Post: 25-11-2002, 18:22

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L