Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question preciso antena com lanterninha, vejam só.

    MEdo de Escuro.

    pessoal, to precisando de ajuda dos companheiros que usam mikrotik na torre,

    situação era assim,

    tinha um ponto a ponto de 10 km com dois senao 2611, ja tavam a 1 ano e meio la funcionando, mas o danado começou a enfraquecer o sinal, e a travar, entao mudei para mk,

    as antenas sao aquarios 25 dbi tao na polarização horizontal., o ocorrido é assim.

    de dia vai muito bem, consigo facil pelo band test 9 MB, chegando a picos de 12Mb, em modo g, em modo b, da 5 MB. só que sinal fraco já.

    de dia fica em -82, ambos os lados,

    agora a noite a coisa fica feio, chega umas 8 horas, começa e enfraquecer e enfraquecer,o sinal dica em -92 e -94 por ai, as 9 horas, passa somente 150kbits, e fica a noite inteira assim.

    no outro dia la pelas 6:30 começa a voltar ao normal.

    nao consegui sinal melhor do que isso, nao sei por que.

    to desconfiado das antenas, o estranho é elas enfraquecerem a noite.

    quais opçoes para eu testar vcs aconselham?



    nesse momento, está meio chovendo aqui. e o sinal ta -86, mas ta tudo bem bom, passando 5 MB.

    claro que quero melhorar esse sinal, mas nao deu jeito.

    o que vcs acham que pode ser?


    ja testei, todos os canais, e superchaneel, e nada,
    se bem que com os superchaneels, ele ate conectava um no outro mas nao trafegava dados.

    to pensando em colocar duas antenas novas, igual as que ja estao la ,só que novas, afinal aquelas la tao a quase dois anos. será que pode ser isso.

    to perdido pq de dia fica bom e a noite horivel, nem o google abre as vezes.

    qualquer ajuda é bem vinda.

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    MEdo de Escuro.

    pessoal, to precisando de ajuda dos companheiros que usam mikrotik na torre,

    situação era assim,

    tinha um ponto a ponto de 10 km com dois senao 2611, ja tavam a 1 ano e meio la funcionando, mas o danado começou a enfraquecer o sinal, e a travar, entao mudei para mk,

    as antenas sao aquarios 25 dbi tao na polarização horizontal., o ocorrido é assim.

    de dia vai muito bem, consigo facil pelo band test 9 MB, chegando a picos de 12Mb, em modo g, em modo b, da 5 MB. só que sinal fraco já.

    de dia fica em -82, ambos os lados,

    agora a noite a coisa fica feio, chega umas 8 horas, começa e enfraquecer e enfraquecer,o sinal dica em -92 e -94 por ai, as 9 horas, passa somente 150kbits, e fica a noite inteira assim.

    no outro dia la pelas 6:30 começa a voltar ao normal.

    nao consegui sinal melhor do que isso, nao sei por que.

    to desconfiado das antenas, o estranho é elas enfraquecerem a noite.

    quais opçoes para eu testar vcs aconselham?



    nesse momento, está meio chovendo aqui. e o sinal ta -86, mas ta tudo bem bom, passando 5 MB.

    claro que quero melhorar esse sinal, mas nao deu jeito.

    o que vcs acham que pode ser?


    ja testei, todos os canais, e superchaneel, e nada,
    se bem que com os superchaneels, ele ate conectava um no outro mas nao trafegava dados.

    to pensando em colocar duas antenas novas, igual as que ja estao la ,só que novas, afinal aquelas la tao a quase dois anos. será que pode ser isso.

    to perdido pq de dia fica bom e a noite horivel, nem o google abre as vezes.

    qualquer ajuda é bem vinda.
    Olá Jhonny, já revisou os conectores? Não seria umidade dentro deles? Aqui no RS onde estou, sofro bastante com isso, pq mesmo com fita de alta fusão alguns conectores teimam em se encher de água!



  3. #3

    Padrão

    o meu erro, foi esse, achei o prob era no senao e me dediquei ao max, em colocar mk, foi ai que vi que nao mudou nada o sinal, se bem que ficou bem melhor o controle que tenho sobre a rede, porem tbem tava apostando em humidade, mas agora ta chovendo e o sinal ta assim como na foto, e a noite, sem chuva fica em -92 -94 por ai.e a tarde o sinal fica bem melhor -80 -79.

    eu nunca tive problemas com humidade, entao nao sei qual sao os sintomas né,

    o que percebi é que a noite o negocio fica feio,

    mais uma informação em uma das pontas do ptp só eu tenho sinal wifi, desativei todas as placas que enviam para os clientes e nao mudou nada.

    na outra ponta tem ate dois outros sinais, mas bem distantes da minha torre, e os dois usam o canal 1, testei com todos os canais e o sinal nao melhora.

    Se eu for trocar a antena, e o cabo, no caso da antena, adianta eu só trocar o dipolo, ou tenho que trocar a grade tbem?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         sinal.GIF
Visualizações:	147
Tamanho: 	7,8 KB
ID:      	1602  

  4. #4
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    IMHO vc pode trocar apenas o diplo, aproveita e troca cabos e conectores também... Pela tua imagem, embora o sinal esteja "meio ruim", o SNR está bom (Relação Sinal > Ruído) e o CCQ também (qualidade da conexão), claro que nesse momento... vc tem uma imagem de qdo ocorre o problema?



  5. #5

    Padrão

    pois é nao tenho agora, amanha terei, hoje a noite tiro hehe. veja que agora ta uma chuva forte mesmo aqui, e continua como esta na foto de cima.

    a noite o sinal to noise fica em 8 e 9,

    o ccq fica em 20 a 30%

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.410
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    pois é nao tenho agora, amanha terei, hoje a noite tiro hehe. veja que agora ta uma chuva forte mesmo aqui, e continua como esta na foto de cima.

    a noite o sinal to noise fica em 8 e 9,

    o ccq fica em 20 a 30%
    Então se baixa pra 8 e 9, das duas uma: ou aumenta o ruído, ou diminui o sinal... COnsequentemente a qualidade cai... Será q à noite não tem alguém aí por perto que liga alguma rede wireless, telefone 2.4, etc?



  7. #7

    Padrão

    pois é, nao nenhum telefone 2.4 nadinha, nem por perto nada.nem longe, pois é interior.

    realmente o que acontece é o sinal diminui. fica em -93 -94 por ai, dai fica horrivel tudo, pois o mk, passa a trabalhar em modo 1 MB só, e mesmo assim nao da isso, da de 100k a 150k de trafego e olhe lá.

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.476

    Padrão

    Seus problemas são 2:
    1° sinal do enlace fraco (no limite)
    2° interferência a noite.

    Mude de antena para trabalhar com mais intensidade de sinal, com sinal mais forte vc terá uma margem melhor e no momento de maior interferência as conseqüências negativas serão minimizadas.
    Recomendo parábolas grandes e com uma pequena largura de irradiação, capricha no alinhamento da antena e você não irá se arrepender!



  9. #9

    Padrão uma melhora

    bom, pareou de chover aqui hoje a tarde, e consegui sair a campo..

    peguei uma antena nova, e fui a um lado do ponto a ponto, la troquei a antena, e o sinal que estava, dando, -86 -87. passou para -58 -63. na hora, conclusão esta antena tava ruim. troquei o cabo e o pigtail, mas nao mudou nada.

    isso era umas 4 horas da tarde.

    bom nesse exato momento o sinal esta em -74, porem ta td funcionando bem, ontem essas horas a coisa tava preta, nao passava 200k,

    fiz dois testes agora, como podem ver,
    o primeiro em modo b, e o segundo em modo g.

    vamos ver como se comporta hoje a noite,
    pois tbem pode ser que a antena da outra ponta tbem esteja com problemas né.
    mas só deu de trocar uma, e nao foi facil, eu la em cima na torre e minha noiva berrando o sinal com o notebook embaixo, hehe.

    vamos ver como vai ficar hoje a noite, quero ver se amanha ou segunda troco a outra antena, se o sinal nao piorar mais vou trocar na segunda, senao tentarei trocar amanha.

    ---- Na verdade vou fazer esse PTP em 5.8 ja estou com as dlink 530. porem ta faltando a antenas ainda, e tbem dinheiro para compralas, ja as da aquarios tenho um monte novas aqui.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medb.GIF
Visualizações:	84
Tamanho: 	16,4 KB
ID:      	1608   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medg.GIF
Visualizações:	72
Tamanho: 	16,1 KB
ID:      	1609  


  10. #10

    Padrão sinal

    meu amigo seguinte
    1 -se forem 10 km com visada teria q ficar melhor sinal q iso se nao tiver visada e variavel o sinal
    2-pra melhorar o sinal testa con a outra polaridade e se forem as aquario antigas aquelas com dipolo mais grande (plastico na ponta )
    cotuman dar problemas de agua sim



  11. #11

    Padrão

    sim é das antigas sim, eu só troquei uma ponta, a outra ponta ainda nao troquei vou ver se troco amanha,

    tbem acho que seja agua sim, pq a tarde tava o tempo seco e tava dando -58 e agora choveu muito, e passou a -74, mesmo assim passou uma media de 15 MB . deu pico de 17 MB.

    vou ver essa noite como se comporta. tem visada sim, estao na polarização horizontal que tbem é mais dificil de alinhar mas tem menos interferencias por aqui.

  12. #12



  13. #13

    Padrão

    cara..

    que horas você fez o alinhamento da antena?

    para esta distância de 10km o ideal mesmo é o 5.8GHz, mas como você está usando o 2.4 vamos lá..

    nesta distância você precisa ter em mente que com o sol e calor a frequência sofre algumas modificações, então se a antena é alinhada de dia você terá um sinal, e de noite terá outro...

    quando você for alinhar a antena, deixe o tilt dela um pouquinho mais pra cima do que 100% alinhado, pois a frequência tende a seguir a curvatura da terra.

    seria legal se você alinhasse ela de noite pra ver que nível de sinal dará.

  14. #14

    Padrão

    AMigo 10 km com Grade de 24 e cartao no Mk era pra ta gatin o dia todo e a noite, vc ja trocou os cabos, e pigtail??? esperimenta trocar tudo, e deixar os mks mesmo, pra ter uma base, dai posta ai...



  15. #15

    Padrão

    Esqueci amigo, vc trabalha com ela horizontal, vc tem muita interferencia de concorrencia ai??? muda pra Vertical dai..

  16. #16

    Padrão

    bom era uma 15:30 da tarde, onde deu sinal -58, tinha uma aquario das antigas, e mudou na hora. ..

    como falei pretendo mudar para 5.8 porem nao posso financeiramente falando agora..

    vou fazer um teste desse a noite, obrigado pela dica.

    Amanha vou trocar a antena da outra ponta do enlace, pq tbem é das aquarios antigas.

    essa noite eu pude dormir tranquilo, o trafego fluiu normal. porem com sinal -74, o que ja melhorou muito, e muito., em teste com o bandwitch hoje as 4 horas da manha,

    tava recebendo uma media de 17 MB, e enviando uma media de 19MB, com picos em 21MB

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara..

    que horas você fez o alinhamento da antena?

    para esta distância de 10km o ideal mesmo é o 5.8GHz, mas como você está usando o 2.4 vamos lá..

    nesta distância você precisa ter em mente que com o sol e calor a frequência sofre algumas modificações, então se a antena é alinhada de dia você terá um sinal, e de noite terá outro...

    quando você for alinhar a antena, deixe o tilt dela um pouquinho mais pra cima do que 100% alinhado, pois a frequência tende a seguir a curvatura da terra.

    seria legal se você alinhasse ela de noite pra ver que nível de sinal dará.



  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Esqueci amigo, vc trabalha com ela horizontal, vc tem muita interferencia de concorrencia ai??? muda pra Vertical dai..
    opa, nao tem concorrencia não, elas esta na horizontal, pq na mesma torre distribuo por 3 setoriais na vertical,

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    opa, nao tem concorrencia não, elas esta na horizontal, pq na mesma torre distribuo por 3 setoriais na vertical,
    Ok amigo, ve ai depois que trocar as antenas, aqui tive e tenho problemas com as aquarios antigas, principalmente aquelas que tem o bico parecido como cotonete, elas entram agua dentro quando chove, e entram umidade tbm, ai estamos trocando pros novos modelos....



  19. #19

    Padrão

    Fascinante o nivel da ajuda, salvo raras excessoes...
    vamos la

    10km em 2,4 usando antena de grade, num expectro todo poluido, vc ja deve dar gracas a deus de pegar esse sinal pessimo de -82...
    amigo se vc quer ter noites de sono....faca a coisa certa
    nunca nos dias de hoje vc vai ter um sinal legal em 2.4 ligando uma distancia de 10km.
    outra....mikrotik nao faz milagre...ele eh apenas um sistema..entao ganho, alinhamento,, interferencia...etc etc...isso nao eh com ele e sim com o sistema irradiante...q eh composto por antena, cabo, placa e nisso deve- se levar em conta outros fatores, inteferencia, comprimento de cabo, zona de fresnel, conectorizacao, EXCESSO de potencial etc etc...
    Entao queridos....ficar dando pitaco pra link de 10km em 2.4 eh perca de tempo...
    em suma vc nunca vai ter um bom sinal...e outra se vc acha q -82 eh bom sinal..sinceramente tenho pena dos seus clientes..
    mais uma em 2.4 , com tudo certo..so se consegeu na pratica 2M de troughtput...as indicaoes de vc ve de 1,5, 11M sao outro papo...estuda

  20. #20

    Padrão

    senhor, ja te critiquei uma vez, pq suas mensagens nao eram de ajuda ao forum, nao sei se tais lembrado.
    mas vamos lá.

    eu até tava me surpreendendo com seu post, afinal tavas falando bonito e tal.

    eu falei nos post, que nao tem poluição aqui, vc parou para ler eles?

    eu nao disse que acho bom sinal -82, pelo contrario, falei que quando o sinal tava em -82 ate tava funcionando legal, porem o problema era a noite quando o sinal diminuia muito.

    agora esse teu testezinho de troughpt em que só passa 2MB seu ta mais furado que nao sei o que, acho melhor vc estudar mais e nao eu. eu nao tava pedindo explicações sobre modos de operação, e sim expondo meu problema e vendo o que o pessoal me sugeria.

    Mesmo assim fbig, relebo o que disse em seu topico ironizando por eu tar fazendo meu enlace em 2.4, só sugiro mais atenção ao ler os topicos.

    agradeço a todos que ajudaram ate agora. o sistema ta bem melhor depois que troquei uma antena de uma ponta do enlace, amanha pretendo trocar a outra dai mostro as diferenças. Confiram os teste feitos. ja melhorou muito agora o sinal se encontra assim,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medb.GIF
Visualizações:	67
Tamanho: 	16,4 KB
ID:      	1614   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         medg.GIF
Visualizações:	65
Tamanho: 	16,1 KB
ID:      	1615