Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Garantia de BANda para clientes. É possivel?

    Existe alguma opção para se dar Garantia para os clientes?
    Estava vendo numa configuração que um amigo meu fez no meu Mikrotik, que tem lá no Queue Tree, controle para o MSN.
    O que faz isso? Garante 1 mega pro Msn? está aqui a configuração:


    / ip firewall mangle
    add chain=prerouting connection-mark=msn action=mark-packet \
    new-packet-mark=msn passthrough=yes comment="MSN" disabled=no
    add chain=prerouting protocol=tcp src-port=1024-65535 dst-port=1863 \
    action=mark-packet new-packet-mark=msn passthrough=yes comment="" \
    disabled=no


    / queue tree
    add name="msn-in" parent=global-in packet-mark=msn limit-at=0 queue=default \
    priority=3 max-limit=1000000 burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s \
    disabled=no
    add name="msn-out" parent=global-out packet-mark=msn limit-at=0 queue=default \
    priority=3 max-limit=1000000 burst-limit=0 burst-threshold=0 burst-time=0s \
    disabled=no


    Seria isso?

  2. #2

    Padrão

    Jean.

    O Mikrotik te da a possibilidade de garantir banda.
    Dentro do queue simple mesmo, vc tem uma opção no advanced que é o campo q determina a banda mínima para o cliente, é conhecido como CIR.
    No queue tree, ele deve estar fazendo uma limitação de banda máxima, ou seja, diz que derminado tipo de pacote, pode trafegar até 1 MB, com ou sem prioridade de tráfego.

    Abraço
    Maikel.

  3. #3

    Padrão

    CIR??? Onde está isso?
    Não seria em, Target Upload, Limit at ???

  4. #4

    Padrão

    Sim,
    São os campos de velocidade na guia Advanced.

    Abraço.

  5. #5

    Padrão

    Isso é em Target Upload, limit at. e Target Download ... assim o cliente fixa fixo na velocidade que voce colocar la.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Isso é em Target Upload, limit at. e Target Download ... assim o cliente fixa fixo na velocidade que voce colocar la.

    Tipo assim, eu coloco sempre em General ( 64k de UP e 200k de Down), se em advanced eu colocar 128k, o que acontece? estaria dando a ele 128k de garantia? seria isso?

  7. #7

    Padrão

    Isso amigo ai garante a banda...

  8. #8

    Padrão

    Isso Jean.
    Se vc colocar 200k na primeira guia, quer dizer que ele pode chegar até 200k ,mas com pelo menos 128k garantido.

    Abraço
    Maikel.

  9. #9

    Padrão

    E esse tal de Burst, serve pra o que realmente? Se eu tiver setado em General 200k de Down. e em Burst eu colocar limit at 512, Tsrheshold 128k, Time 30s??? Faria o que isso? Valew, e desculpe pela ignorancia, pois tudo o que aprendi do mikrotik Foi aqui no Forum.

  10. #10
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão boster

    é como se fose um nitro de caro durante os 30 seg q vc estipulou ele vai estar na velocidade q estipulou depois ele volta pra velocidade normal.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JeanGutemberg Ver Post
    E esse tal de Burst, serve pra o que realmente? Se eu tiver setado em General 200k de Down. e em Burst eu colocar limit at 512, Tsrheshold 128k, Time 30s??? Faria o que isso? Valew, e desculpe pela ignorancia, pois tudo o que aprendi do mikrotik Foi aqui no Forum.
    Isso determina que durante 30 segundas, o link do cliente ai de 200 ate 512k...

  12. #12

    Padrão

    Somente em 30 segundos? 1 vez só ou varias?

  13. #13

    Padrão

    Nao, é conforme ele vai solicitando, imaginando q ele esteja fazendo um dowload, durante 30 segundos vai a 512, depois baixa, terminando o download e começando outro, ai começa denovo... so que na navegação por paginas, 30 segundo é muito tempo pra abri um site, ai cada solicitação zera o contador... ai fica quase sempre 30 segundos... é bom usar essa regra com clientes q acessam site pesados.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    Nao, é conforme ele vai solicitando, imaginando q ele esteja fazendo um dowload, durante 30 segundos vai a 512, depois baixa, terminando o download e começando outro, ai começa denovo... so que na navegação por paginas, 30 segundo é muito tempo pra abri um site, ai cada solicitação zera o contador... ai fica quase sempre 30 segundos... é bom usar essa regra com clientes q acessam site pesados.
    Estou utilizando o burst a 2 meses como teste, os clientes so elogiam devido a estarem pagando 256k e na medição sempre da 512k, sem falar na abertura de paginas "turbinada".

    Quanto ao tempo utilizo 10s para down e 5s para UP.

  15. #15

    Padrão

    Amigo Killer, vc poderia postar sua regra do burst, pois tentei fazer aki tudo como manda o figurino, mas o down load do cliente nunca volta ao normal, mesmo decorrido tempo estipulado após o threshold...
    Grato,

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    Amigo Killer, vc poderia postar sua regra do burst, pois tentei fazer aki tudo como manda o figurino, mas o down load do cliente nunca volta ao normal, mesmo decorrido tempo estipulado após o threshold...
    Grato,
    Tenta isso ae, muda so o ip.

    / queue simple
    add name="queue1" target-addresses=14.14.14.2/32 dst-address=0.0.0.0/0 \
    interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=64000/256000 \
    burst-limit=64000/512000 burst-threshold=64000/256000 burst-time=1s/6s \
    total-queue=default-small disabled=no

  17. #17

    Question

    Citação Postado originalmente por 2KILLER2 Ver Post
    Tenta isso ae, muda so o ip.

    / queue simple
    add name="queue1" target-addresses=14.14.14.2/32 dst-address=0.0.0.0/0 \
    interface=all parent=none direction=both priority=8 \
    queue=default-small/default-small limit-at=0/0 max-limit=64000/256000 \
    burst-limit=64000/512000 burst-threshold=64000/256000 burst-time=1s/6s \
    total-queue=default-small disabled=no

    amigo tem como vc explicar para nois com funciona essa regra.... oque exatamente faz os 64k que vc setou no burst-limit e no burst-threshold=64000??????

  18. #18

    Padrão

    Pessoal sou novo no forum e novo na area de MK estou a procura da melhor solução para meu compartilhamento, em apenas 01 semana consegui instalar e configurar o MK com controle de banda, servidor pppoe, alterei pagina de login do hotspot e tudo isso graças as respostas e tutorias do forum.

    tenho velox 01mb e 10 clientes tudo andava na boa se não fosse 01 cliente começar com p2p o dia todo, faz 01 ano so tendo dor de cabeça, mais agora a historia é outra MK é a salvação.

    minha rede é toda cabeada, ainda não tenho Wlan.

    se isto aqui ajuda em algo ta ai

    CONTROLE DE BANDA – Simple Queue

    COMO FUNCIONA O BURST
    Bursts são usados para permitir altas taxas de dados por um curto período de tempo.
    Os parâmetros que controlam o Burst são:
    burst-limit: limite máximo que alcançará
    burst-time: tempo que durará o burst
    burst-threshold: patamar onde começa a limitar
    max-limit: MIR

    Exemplo:
    Max-limit=256kbps
    Burst-time=8s
    Burst-threshold=192kbps
    Burst-limit=512kbps

    - é dado ao cliente inicialmente a banda burst-limit=512kbps. O algoritmo calcula a taxa média
    de consumo de banda durante o burst-time de 8 segundos.
    com 1 segundo a taxa média é (0+0+0+0+0+0+0+512)/8 = 64kbps (abaixo do threshold)
    com 2 segundos já é de (0+0+0+0+0+0512+512)/8 = 128kbps (abaixo do threshold)
    com 3 segundos (0+0+0+0+0+512+512+512)/8 = 192kbps (é o ponto de inflexão onde
    acaba o burst)
    A partir do momento que foi atingido o ponto de inflexão, o Burst é desabilitado e a
    taxa máxima do cliente passa a ser o max-limit.

    http://img242.imageshack.us/img242/765/bursttx6.jpg



    abraço
    Última edição por simbiaque; 23-01-2008 às 00:44.

  19. #19

    Padrão

    Eu não consigo compreender como o MK vai garantir a banda.

    SE o link estiver esgotado, como ele vai garantir que nao caia de 128k (no caso se for setado esse valor como garantia).
    Qual a jogada que o MK faz para isso funcionar, se é que realmente funciona.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por liandrocarniel Ver Post
    Eu não consigo compreender como o MK vai garantir a banda.

    SE o link estiver esgotado, como ele vai garantir que nao caia de 128k (no caso se for setado esse valor como garantia).
    Qual a jogada que o MK faz para isso funcionar, se é que realmente funciona.
    Bom caro amigo, ai vai pelo fornecedor, se vc ta adquirindu um link de 1 mega, pra sustema 100 usuarios... ai se num aguenta mesmo....o mk, ou linux, ou debian, nao tem que aguente.