+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não da boot

    E ai galera,

    Instalei o Debian na minha maquina, só que após a instalação, na hora de dar o boot no Hd, aparece a mensagem dizendo que nao existe sistema operacional instalado!!!

    Alguem sabe o pq do problema? Pois a instalação ocorreu tudo bem!!!

    Abraços

    Entaum galera é o seguinte, lendo algumas coisas na net verifiquei o seguinte, tenho dois hd e um cd-rom no meu computador a instalação do periféricos:

    primary master : CD-ROM
    primary slave: hd (onde instalei o Linux/Debian) IDE
    secundary marter: hd onde tenho o windows vista) SATA
    secundary slave: none

    será que tem alguma coisa a ver com o HD do Linux estar como escravo? que nao esta dando boot correto, estou utilizando o LILO, tentei tambem o GRUB mas mesmo assim nao funciona.

    Alguem tem alguma idéia?

    Abraços
    Última edição por gustavorm80; 15-01-2008 às 12:20. Razão: Leitura de outros topicos

  2. #2

    Padrão Verifica o Setup

    Geralmente quando ele acusa esse erro, e por que o hd não esta posicionado corretamente para dar boot no setup.

    Quando você instalou o Debian ele criou uma partição de boot no Hd que você escolheu (hd IDE), de preferência ele deveria ficar como primary master. Porém verifique em qual Hd que está dando boot. Talvez só esteja dando boot no CD-ROM. Tenta modificar lah no setup, procura a opção de boot la e manda dar o boot primeiro no hd IDE.

    Tenta isso aí.

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Verifica o setup e se realmente ele criou a partição corretamente durante a instalação.

  4. #4

    Padrão

    Entaum galera, é o seguinte,

    Consegui mudar as posições:

    1 drive - HD onde o linux esta instalado
    2 drive - CD-rOm
    3 drive - Hd do windows (este é sata)

    Mudei tudo na bios, até desativei fisicamente o Hd do windows, mas nao funciona.

    Uma coisa que eu percebi, é que a instalação do Debian, nao reconhece o 3 drive - Hd do windows (SATA) !!!!

    Como eu tenho dois micros aqui em casa eu fiz assim: fui em um AMD 1.4 instalei o Debian normalmente, como eu faço neste maquina, e rodou!!! entaum eu desativei tudo nesta maquina que estou e só liguei o hd que tinha instalado no outro micro, na hora de dar o boot aparece o seguinte erro:

    GRUB Loading Stage1.5 Read Error

    Ou quando eu só ativo o boot pelo 1 drive ele da o erro
    GRUB Read Error

    Só q para aparecer este erro, tenho que desligar fisicamente o meu HD SATA!!!!, mais uma coisa: este Hd sata possui 3 particões:

    1 - Windows Vista
    2 - Backup
    3 - Windows XP



    Grande abraço

  5. #5

    Thumbs up Resolvido

    Entaum galera,

    Consegui resolver o problema, tive que mudar na Bios do computador como era reconhecido o HD Sata, estava em IDE eu mudei para a outra opção, agora nao me lembro ao certo. Só sei que tenho que formatar novamente o onde esta instalado o Vista para poder utilizar normalmente os 2 sistema.

    Mas ainda nao consegui fazer o Debian reconhecer o meu hd SATA1.

    Abraços