Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom dia amigos,

para minha surpresa hoje de manhã ao fazer uma espécie de auditoria em meu provedor descobri vários usuários burlando o controle de banda. Levei um susto, pois clientes que tem apenas 200k de banda estavam navegando e baixando arquivos a mais de 1 megabit de velocidade. Por algum motivo os danados ou algum programa que os mesmos estão utilizando descobriram que utilizando o endereço liberado pelo servidor DHCP pode ser usado para navegar e, assim, saindo do controle de banda do Queues do Mikrotik.

Depois do susto pensei em controlar os usuários também pelos endereços DHCP, porém como são muitos clientes daria um "trabalhão" para configurar todos novamente. Solução: desativei o DHCP Server e estou aguardando para ver a reação desses clientes e para ver se os mesmos continuarão navegando. Aqui uso PPPoE. Quero vê a cara de pau deles reclamarem!

Mas fica o alerta: muito cuidado com DCHP Server do Mikrotik!!!

2. ??????????????
    No PPPoe o controle da banda não é pelo login? ou vc ta fazendo pelo queues? ai da zica...

3. Desculpe,

eu que não entendi a sua pergunta colega. Não preciso de ajuda, já solucionei o problema. Aliás, atualmente conheço muito bem o Mikrotik. Eu fiz apenas um alerta a todos: "Muito cuidado com o DHCP no Mikrotik". De qualquer forma obrigado. E você? Precisa de ajuda?

4. o que eu entendi é que os clientes não discam o pppoe, e conseguem navegar do mesmo jeito. E como a regra de limite de velocidade está setada baseando-se no ip dado pelo pppoe server, os caras navegam sem limite nenhum de velocidade. Aconteceu o mesmo aqui, descobri por acaso quando estava instalando em um cliente. Mas resolvi rápido. Infelizmente já faz algum tempo e não lembro o que fiz para corrigir o problema.

5. Bem,
    aqui estava tudo configurado para somente navegar quem discasse o PPPoE. Mas para a minha surpresa esses clientes estavam conseguindo navegar sem discar, pois estavam utilizando o endereço fornecido pelo DHCP em vez do endereço IP fornecido pelo PPPoE. Eu ativei o DHCP Server por que muitos clientes ficavam ligando dizendo que a sua conexão estava com problema, pois aparecia a mensagem de aviso de problemas de conexão por que a placa PCI não pegava um IP (aquele velho conhecido símbolo de exclamação em cima do computador do lado direito, embaixo).

Tópicos Similares

1. Duvidas em relaçao a DHCP no mikrotik rb951g-2hnd
    Por otavioarriel no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 18-11-2015, 19:35
  2. Problema com DHCP no MikroTik
    Por dtsnet no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 08-10-2012, 11:48
  3. Como configurar mascara 252 com dhcp no mikrotik...
    Por klemensonleal no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 19-10-2007, 10:25
  4. Respostas: 4
    Último Post: 01-08-2007, 08:31
  5. Melhorando um pouco o desempenho da G520 no Mikrotik...
    Por cristianoduarte no fórum Redes
    Respostas: 15
    Último Post: 12-03-2007, 07:43

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L