+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik vs Jogos

    Bom é o seguinte, primeiramente sou fã do Unreal Tournament :-) e tenho clientes que são igualmente fãs, meus clientes tem banda de 100k, então eu queria saber o seguinte, é possível eu liberar o link todo deles apenas para o jogo, e net continua em 100k entenderam? E outra dúvida é a seguinte, eu seria o servidor, meu PC está ligado no servidor Mikrotik por uma placa de rede com faixa de IP 193.168.50.x e meus clientes estão conectados em outra rede com faixa 10.0.0.x eles irão conseguir conectar? tenho que configurar algo?

  2. #2
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Jogo

    Sim ha a possibilidade se vc trabalhar com NAT ; MANGLE ; QUEUES e ACCESS-LIST em conjunto.

  3. #3

    Padrão

    aqui tenho clientes tbm que jogam esse jogo e outros... a manha do jogo online eh o ping (latencia) dele...a banda nao interfere nada!! pois aqui, ja liberei 50k pra mim aqui, abri o counter-strike e joguei muito bem!! com pings daqui até meu gateway de 2ms!!

    no unreal tbm é amesma coisa, vejo aqui que no começo do jogo utiliza uma boa parte da banda, mas depois é coisa de 5kb/s, até uns 30kb/s...a manha do jogo ficar bom sem travar é o ping mesmo!!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Bom é o seguinte, primeiramente sou fã do Unreal Tournament :-) e tenho clientes que são igualmente fãs, meus clientes tem banda de 100k, então eu queria saber o seguinte, é possível eu liberar o link todo deles apenas para o jogo, e net continua em 100k entenderam? E outra dúvida é a seguinte, eu seria o servidor, meu PC está ligado no servidor Mikrotik por uma placa de rede com faixa de IP 193.168.50.x e meus clientes estão conectados em outra rede com faixa 10.0.0.x eles irão conseguir conectar? tenho que configurar algo?
    amigo, lembra das regras para controlar o uso de p2p?
    praticamente iguais!

    marcação de conexao e pacotes no mangle, e controle no queue tree?
    faz isso pondo as portas do game nas marcaçoes, nao tenho certeza, desculpa! mais eu acho que resolve,
    vlws

  5. #5

    Padrão Obrigado pela força

    Agradeço a todos pela força... como sempre o pessoal aqui do fórum é super atencioso, mas assim, sem querr incomodar e já incomodando, sou iniciante mesmo no MK, teria como vcs colocarem as regras e onde eu aplico? Se for possível fazer conforme eu felei, liberando a bando pro jogo mas a net continua a mesma seria ótimo. Obrigado a todos.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Agradeço a todos pela força... como sempre o pessoal aqui do fórum é super atencioso, mas assim, sem querr incomodar e já incomodando, sou iniciante mesmo no MK, teria como vcs colocarem as regras e onde eu aplico? Se for possível fazer conforme eu felei, liberando a bando pro jogo mas a net continua a mesma seria ótimo. Obrigado a todos.
    pra facilitar, fecha tudo no seu pc que usa internet, abre só o winbox, abre o jogo e monitora pelo mikrotik as portas e ip's usadas no jogo e posta aqui pra nós!!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    pra facilitar, fecha tudo no seu pc que usa internet, abre só o winbox, abre o jogo e monitora pelo mikrotik as portas e ip's usadas no jogo e posta aqui pra nós!!
    Amigo obrigado por tentar me ajudar, mas como eu monitoro isso no MK? Onde vejo as portas usadas e IPs?

  8. #8

    Padrão

    a maioria dos jogos usa a porta 6112 como padrão. Tem alguns jogos ridiculos como command conquer 3, que requer um range de umas mil portas abertas.

    Acho que pra quem quer configurar o roteador pra melhor desempenho em jogos, tem que marcar os pacotes usados pelos jogos, e criar queue tree de prioridade 1 pra esses pacotes, colocando todos os outros tipos de pacotes com menores prioridades, inclusive o html. Como o jogo consome praticamente 0 de banda, não vai diminuir a qualidade da navegação dos clientes. Mas se o html tiver mais ou a mesma prioridade do que os jogos, aí o seu cliente não vai conseguir jogar NADA em horário de pico.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Amigo obrigado por tentar me ajudar, mas como eu monitoro isso no MK? Onde vejo as portas usadas e IPs?

    vai em tools > torch
    la vc faz esse teste com o IP que esta rodando o jogo..dai vc anota as portas...e faz varias vezes pra ver se os ip's são iguais...pois nao sei se o jogo se conecta cada hora em um server!!

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    vai em tools > torch
    la vc faz esse teste com o IP que esta rodando o jogo..dai vc anota as portas...e faz varias vezes pra ver se os ip's são iguais...pois nao sei se o jogo se conecta cada hora em um server!!
    Amigo fiz conforme vc falou, abri o jogo e iniciei o modo multiplayer, o resultado está logo abaixo numa screen que eu tirei.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Unreal.jpg
Visualizações:	620
Tamanho: 	126,0 KB
ID:      	1658  

  11. #11

    Padrão

    Agora sei pra que serve o TORCH, sempre quiz daber tbm como fazia pra descobrir que portas um programa estava tentando acessar... VLW