Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Bom Dia

Obrigado por ter a opurtonidade de fazer deste forum

Venho pedir ajuda no seguinte,
    tenho pouca ou nenhuma experiencia em LINUX mas gostaria de aprender com os mestre e por isso cá estou para aprender.
    tenho uma rede com 12 computadores com o OS windows2000 e um servidor que roda em Windows 2000 server e queria e a internet é distribuida para a rede atravez de um router.
    No entanto queria se possivel instalar uma maquina com um OS XXXX para gerir todos os acessos á internet , para poder criar regras de acesso em todos os aspectos

alguem me pode ajudar neste sentido ?

Muito Obrigado

2. Raul,

Bom dia.O que você está querendo é ter em sua rede um servidor webproxy para gerenciar todo o tráfego da internet bem como controlar os acessos.

Isso é possível com um pacote do linux chamado SQUID, que é um software que atua como intermediador entre o cliente e o serviço a ser acessado, que analisa os pacotes, verifica-os e assim distribui para o destino solicitado. Além de intermediador, o squid realiza o que chamamos de cache, capacidade de armazenar em memória ou em disco rígido o conteúdo acessado frequentemente, com o objetivo de disponibilizá-lo de forma mais rápida e eficiente a quem o solicita.

Acredito que você para criar um servidor webproxy/cache para sua rede de apenas 12 computadores não precise de uma máquina potente, Sugiro a você:

pentium III 300 MHZ
    Memória 256 de RAM
    HD 10 GB

Agora vale salientar, a configuração do squid requer muita atenção, pois um servidor mal configurado pode deixar sua internet bastante lenta e não obter o desempenho esperado.

Caso precise de mais informações, por favor entrar em contato.

atenciosamente,

3. Muito Obrigado pela resposta
    como disse não domino muito o sistema linux e por isso estou a pedir a ajuda.
    que tipo de linux tenho que instalar?
    á algum manual de configuração do Squid ?

se poder ajudar

obrigado

4. Raul,

Boa tarde. A distro que você irá escolher para seu servidor vai depender de seu perfil. Tem gente que se adapta ao Debian, outros já gostam do Slackware, eu mesmo prefiro a família Red Hat. Tenho em meus servidores o Fedora 6, que possuo o kernel estável e até agora não tive problemas. Gosto também da família Red Hat devido as ferramentas que facilitam muito o seu trabalho. Então tens que testar mesmo pra ver. Em relação ao squid, vou postar aqui um manual de configuração pra você sem bronca, ok?

Atenciosamente,

5. Muito Obrigado

Vou instalar o Fedora 6 e explorar o sistema
    obrigado e já sabe que vou voltar a chatiar,

Tópicos Similares

1. Ajuda em mensagens de Log.
    Por moon_knight no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 18-08-2004, 13:02
  2. Ajuda em projeto wireless
    Por Kandango no fórum Redes
    Respostas: 4