Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal,

Tenho aqui um servidor com Conectiva 10 instalado num HD IDE e funcionando muito bem. Agora quero colocar um HD secundário nele, conectado na porta SATA, apenas para copiar backups e coisas assim.

Baixei um kernel novo (2.6.24), pois o que eu tinha (2.6.1) ainda não tinha suporte ao chipset SATA da NVidia (sata_nv). Recompilei o kernel e carreguei o módulo (modprobe sata_nv) sem erro nenhum, mas não consigo achar o meu HD novo em nenhum /dev. Normalmente ele estaria na /dev/sda, mas testei até sdz e nada do fdisk encontrar a unidade de disco (fdisk /dev/sda...)

Como faço para saber onde ele está?

Qualquer ajuda é bem vinda... Obrigado!!!

2. cara..

no conectiva não precisa mandar carregar os modulos, ele carrega automaticamente.

você pode procurar seu hd pelas mensagens do "dmesg"

Código :
    # dmesg | egrep -i 'sd?|sata|hd?'

se seu HD foi reconhecido irá aparecer no dmesg

3. Valew pela dica, Luciano, mas eu tive que carregar o módulo sata_nv manualmente com o modprobe para que ele seja reconhecido... A propósito, como faço para carregar esse módulo antes do sistema fazer a montagem automática dos volumes? O único método que conheço é pelo /etc/rc.local, mas ele carrega esses comandos somente no final...

4. adicione no /etc/modules, acho que é esse o arquivo.

cara.. mas porque você não muda de distro? conectiva 10 é muito antigo, a não ser que seja um servidor, se for desktop já passou da hora de mudar.. hehehe

5. É só servidor mesmo... Eu ainda uso o CL10 porque aprendi nele e não achei em outras distros algumas "facilidades" que ele tem, como o Linuxconf e o ntsysv, por exemplo... Sabe como é, acostumei com ele e hoje prá mudar é complicado... O arquivo que achei no /etc é o modprobe.conf...

Tópicos Similares

1. Instalar mandrake Num HD sata
    Por aluizio no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 2
    Último Post: 21-11-2005, 08:27
  2. Instalar slack 10.1 HD SATA
    Por Rods no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 0
    Último Post: 25-10-2005, 14:54
  3. HD SATA - Instalar Linux em ...
    Por _ZEN_ no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 4
    Último Post: 30-06-2005, 14:04
  4. OPENBSD 3.6 generico não instalar com HD SATA ???
    Por oxito no fórum Sistemas Operacionais
    Respostas: 1
    Último Post: 20-11-2004, 07:55
  5. Como instalar FEDORA com HD SATA !!!
    Por oxito no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 08-11-2004, 00:44

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L