Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Estou com meus 2 principais POPs com Mikrotik em modo AP-Bridge.

Gostaria de saber se alguém tem usado algum controle QoS eficiente para ligações VoIP e Skype.

Fiz uma pequisa no fórum e achei algumas regras, porém gostaria de saber na prática como estão!

Pretendo fazer com priorização do IP de destino.
    Tenho boa latencia.
    Tenho link sobrando.

O VoIP na minha rede não está legal!

Toda ajuda é bem vinda.

2. Certo,

mas o seu link é dedicado?
    Em ADSL QoS não vai adiantar muita coisa. A "assincronia" de velocidade estrangula qualquer conexão externa com a internet. Mas tem como fazer sim.
    Eu crio conexões independentes para linhas VOIP garantindo banda de 20/20kbps, pois voz sobre IP consome cerca de 14 a 16 kbps.

Mas em primeiro lugar precisaria ter uma idéia de como é o seu link e como pretende usar o VOIP, senão posso estar "falando" coisas que não tem nada a vê com o seu caso.

3. Sim, uso link dedicado Embratel.

Até já tenho alguns casos aqui na minha rede onde criei uma conta independente para o ATA.

Quero priorizar o tráfego VoIP usando tanto ATA como Sotphone, sendo assim fica inviável criar contas específicas para usuários VoIP.

Preciso que o AP-Mikrotik identifique a conexão VoIP e priorize até o servidor.

Como o Mikrotik não tem uma função Layer7 não tem como eu reconhecer o tráfego VoIP, sendo assim estou pensando em priorizar por IP-Destitino.

4. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Sim, uso link dedicado Embratel.

Até já tenho alguns casos aqui na minha rede onde criei uma conta independente para o ATA.

Quero priorizar o tráfego VoIP usando tanto ATA como Sotphone, sendo assim fica inviável criar contas específicas para usuários VoIP.

Preciso que o AP-Mikrotik identifique a conexão VoIP e priorize até o servidor.

Como o Mikrotik não tem uma função Layer7 não tem como eu reconhecer o tráfego VoIP, sendo assim estou pensando em priorizar por IP-Destitino.
    MT 3.x tem Layer7 e também DSCP, o qual você poderá usar as marcas feitas nos ATAs de RDP e SIP.

5. Bem,

é verdade. Eu iria perguntar qual versão do Mikrotik que ele está usando. O Mikrotik 3 dá suporte a Layer Layer 7. Dê uma olhada em IP/Firewall (Filter Rules e Layer 7 Protocols).

Tópicos Similares

1. Controle Qos para voip
    Por lfernandosg no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 06-09-2010, 15:21
  2. Proxy que funcione!!!
    Por juniovitorino no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 14
    Último Post: 08-02-2007, 13:15
  3. controle qos
    Por jocelmo no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2