Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá PessoALL,

Estou com dois link:

Um cabo-modem, ip dinâmico (LINK1).

Outro roteado, ip dinâmico (LINK2).

Estou precisando fazer um balanceamento com link aleatório, tem como fazer com estes links?

Na verdade são dois cabo-modem, um ligo direto no Mikrotik e o outro estou passando por um roteador para diferenciar o Gateway.

Se por acasa alguem usa balanceamento dessa forma poderia postar o script?

Agradeço!

Grande Abraço!

2. Olá....

(vc fala em aleatoriedade)
    se eu entendi... o que voce deseja é apenas uso simultaneo desses 02 links... ou seja... um "load balancing" com 2 links.

Existe varias maneiras/metodos/regras para usar 2 ou mais links em conjunto:
    1) separação por protocolo/portas;
    2) separação por IPs origem;
    3) separação "aleatoria" na modalidade "round-robin" usando contadores Nth do mikrotik;

Qual dos metodos acima voce deseja usar?

Abraços,

3. Olá mson77,

O que seria mais apropriado para mim é um balanço aleatório, terceira opção, onde cada cliente que se contecta um link diferente assume a carga, eu li sobre isso mas não consegui achar algo que possa me dar um pontapé inicial.

Agradeço de coração sua ajuda.

4. Olá...

================
    • vc associou novo usuario a nova conexão: **ERRADO**
    • um usuario X pode gerar novas conexoes a qqr momento... depende de como ele usa o computador dele. Se ele abre um browser... e esse browser/pagina baixa informacoes de 5 dominios... isso irá gerar 5 conexoes distintas... ou seja: conexao tem a ver com IP_source e IP_destino... da camada de enlace.
    ================

didaticamente falando... a 1ª coisa que voce deve entender para implementar isso é:

1) entender os contadores Nth do mikrotik: Existem 16 contadores (0-15).
    Esses contadores sao ciclicos... e vc define o tamanho do contador pelo campo "every".
    A contagem se dá pelo trinomio: (every, contador, numero)
    Se every = 1 ==> seu universo é 0,1 (seu caso)
    se every = 2 ==> seu universo é 0,1,2 ....

Contador... pode ser qqr valor de 0 a 15 ==> que seja 7 (por exemplo)
    Entao... vc terá um round-robin assim: (1,7,0) e (1,7,1)

Agora....

/ip firewall mangle

Na interface do seu hotspot...
    Para cada NEW CONNECTION... com Nth=1,7,0... action MARK CONNECTION = pacote170 (por exemplo)
    • chain=prerouting in-interface=hotspot connection-state=new nth=1,7,0 action=mark-connection new-connection-mark=pacote170 passthrough=yes
    Para cada NEW CONNECTION... com Nth=1,7,1... action MARK CONNECTION = pacote171
    • chain=prerouting in-interface=hotspot connection-state=new nth=1,7,1 action=mark-connection new-connection-mark=pacote171 passthrough=yes
    Dessa forma... **TODAS** as new connections ja estão marcadas.

Agora para cada connection... faça marcação de ROTAS:
    • chain=prerouting in-interface=hotspot connection-mark=pacote170 action=mark-routing new-routing-mark=pacote170 passthrough=no
    • chain=prerouting in-interface=hotspot connection-mark=pacote171 action=mark-routing new-routing-mark=pacote171 passthrough=no
    Agora... baseado nessas informações da tabela mangle... faça uso do sourceNAT na tabela NAT:
    • chain=srcnat routing-mark=pacote170 action=src-nat to-addresses=<IP_link1> to-ports=0-65535
    • chain=srcnat routing-mark=pacote171 action=src-nat to-addresses=<IP_link2> to-ports=0-65535
    Agora.. faça os roteamentos em /ip route...
    • pacotes com marcacao pacote170 ==> gateway link1
    • pacotes com marcacao pacote171 ==> gateway link2
    • pacotes SEM marcacao alguma ==> gateway link1 (por exemplo) ==> aqui vc fecha o cerco... para conexoes SEM definicao/marcacao... por exemplo as conexoes geradas/iniciadas pelo proprio MK.
    É isso... e se voce gostou... pode visitar a minha lista de desejos abaixo.

Abraços,
    Última edição por mson77; 18-02-2008 às 10:09.

5. Amigo, podemos negociar esse serviço por msn agora?

Tópicos Similares

1. Load Balance link da Ragio ! não consigo fazer ???
    Por fwsolutions no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 19-08-2009, 23:01
  2. Respostas: 17
    Último Post: 16-06-2009, 22:52
  3. LOAD BALANCE - link dedicado X adsl
    Por alykepler no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 28-05-2008, 19:33
  4. Load Balance Link dedicado + Adsl
    Por alykepler no fórum Redes
    Respostas: 0