Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
+ Responder ao Tópico

Padrão

mson77, eu tenho dois load balance por rotas, e 3 por nth, como te falei acima,

só que quando uso por nth sempre ate hoje deichei os dois modens fazendo o roteamento. uso uns modens melhorzinhos dai, nao dlink. o siemens 4200 guenta legal,

entao vc falou que dava de fazer com um modem roteado e o outro em bridge.

isso é bom, porem a unica coisa que nao entendi foi como marcar para o gateway do link que esta no modem adsl em bridge, usar a marca routing, sendo que ele é definido automaticamente.

acho que nós dois nao estamos nos entendendo hehe.
    é que as vezes escrever é mais dificil do que mostrar né.

mas to tentando.

abraços

Padrão

Ola jhonnyp....

bem... **NAO EXISTE MAGICA**

Qdo achamos que existe mágica... é porque "por trás" algum processo existe para definir uma ação... e essa ação nem sempre é aquela que desejamos que seja.

(1) Qdo voce define um DHCP CLIENT numa dada interface... observe que existe uma opção perguntando se o DHCP CLIENT deve adicionar um **GATEWAY DEFAULT**.
    • SE estiver marcado... ou seja (SIM)... vai ser adicionado uma rota na tabela /IP ROUTE.
    • SE estiver DESMARCADO... ou seja (NAO)... apenas vai ser adicionado a rede pertinente a esse IP, ou seja ... rede do IP dessa interface... definido pelo DHCP SERVER ... serviço quem gerou configuracao de rede dessa interface.
    ========================

Qdo vc marca (SIM)... isso **QUEBRA** o esquema de LOAD BALANCING pois a rota (essa nova definida pelo dhcp server) é usada de forma INCONDICIONAL.

Qdo vc marca (NAO)... voce terá que... (MANUALMENTE)... definir um esquema de roteamento... e DESSA VEZ voce provavelmente irá usar uma informação gerada lá antes.. na tabela MANGLE. Ou seja... irá usar a marcação de routing.

========================

Mas isso BASTA?
    • Resposta: Não.
    Todos os seus pacotes saem com IP do modem1 ou do modem2 para a internet... **ENTÃO** voce deverá fazer uma NAT.

Existe duas formas de fazer NAT... de fazer a internet achar que tudo sai de um ÚNICO IP... ou nesse caso.. que tudo sai de 02 IPs (02 modems/ 02 links):
    • opção 1: MASQUERADE
    • opção 2: SOURCENAT
    As duas opções acima são parecidas... mas diferente. Diferente em termos de implementação. SE VOCE DESEJAR SABER A DIFERENÇA.... consulte o Google e terá muitas paginas explicando nos mínimos detalhes.

Assim... como voce está fazendo LB... para cada link que o pacote usar... vc deverá fazer NAT com o IP desse link. Então use SOURCENAT com IP desse link... e isso voce sabe pois está distribuindo **manualmente** o uso dos links conforme marcação dos pacotes na tabela MANGLE.

Ou seja... se os pacotes tiverem marcacao X... faça sourceNAT comm IP_X pois voce usrá o gateway_X... e obviamente tudo dnetro do mesmo contexto... ou seja... contexto atribuido pelo DHCP SERVER... da interface onde vc definiu como DHCP CLIENT.

Espero ter esclarecido tudo.

Olá todos que ai lêem...
    Eu te acrescentei algo? Tornei você um ser mais bem capacitado?
    • Agora... me deixe feliz fazendo uma visitinha a minha lista de desejos da Livraria Cultura e ... escolha um presente para mim.
      • CONTO COM VOCÊ.
    Abraços,

Cool Olá, Tdo bem ?

Eu entendi sua explicação, mas na versão 3.7 como funcionaria isso ?
    Obrigado e parabéns pela iniciativa !