Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. cebi uma proposta de montar um servidor para um provedor(600 clientes) utilizando Linux e dar suporte, já que estou desempregado, aceitei. O problema é que sou leigo em linux, utilizei somente um pouco do Kurumin, gostei , mas não tive condições de me aprofundar no mundo linux, uso ainda o MikroTik em suporte a outro provedor

Gostaria que me indicassem as melhores ferramentas que posso utilizar e se possivel algumas fontes de pesquisa, para que eu possa estudar e implementar.

Minha idéia é ter a seguinte configuração

1 servidor com firewall+controle de banda... iptables(ferramenta grafica para facilitar).....layer 7... qual ferramenta a mais posso utilizar?

1 servidor de web com apache...alguma dica?

1 servidor de email.....postfix????ou outro programa???

1 servidor de DNS.......... mais um que estou perdido

Não estou querendo ctrl+c ---ctrl+v, mas o básico para começar a desenvolver alguma coisa por mim mesmo. O ideal é montar o primeiro servidor descrito como aprendizado para os outros. Tenho um tempo para começar a montar o primeiro com o FW e tudo mais , dá para estudar , não é muito emergencial, mas queria montar uma coisa boa que dê uma boa impressão.

PS.: sou leigo mas não sou caixote, peço uma ajuda inicial para poder me virar mais independentemente.

Abraços

Marcio

2. Já que você esta iniciando no ramo, utiliza por enquanto um rádio da AP Router ( Produtos Wireless - AP Router ), com ele tu vai conseguir controlar banda dos clientes, utilizar firewall e outras coisas tb, em relação a servidor web e de e-mail eh mais facil fazer no linux, já a parte de firewall e controle de banda até tu aprender usa esta solução

att

3. Obrigado pela resposta schaulet

Já faço isso no cliente, só que usando GTS , MKAP e MKservidor fazendo tudo, a questão é que este cliente quer investir no provedor dele e me pediu para desenvolver a solução que postei acima. Seria um upgrade no provedor.

Abraços

Marcio