Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Boa noite, depois de dias e dias de teste com um PIV 3.0 HT + MB Intel Server board + 1GB memória + sata II 160GB rodando squid 2.6 não consegui fazer o cache pesquisar rápido o suficiente para os usuários com controle de banda abrir as paginas igual ( digo igual porque fica muito mais lento mesmo), de que quando estão somente no NAT.

O servidor é um debian 4.0 r2, kernel 2.6.19 compilado de forma enxuta e para o modelo de processador PIV.
    O squid foi compilado na maquina.

Esta rodando iptables+cbq+squid+nat+connlimit+ipp2p.

O squid foi de todas as formas inclusive configurado com cache pequeno, grande, diskd e o caralho a quatro.
    O melhor desempenho foi com diskd e usando uma fatia de memoria fisica grande e cache menor (menos subdiretórios também), mas mesmo assim tirando o Proxy a resposta dos clientes wireless é melhor.

Como meu Proxy economiza 30% do meu link resolvi comprar um novo Computador para fazer o Proxy e ver se o conjunto da obra aumenta o desempenho do squid.

Deixando bem claro que o squid fazendo cache em uma rede local sem cbq é espetacular para arquivos repetitivos em termos de velocidade. O problema é usar ele em conjunto com controle de banda deixando todos limitados a uma velocidade predefinida. Ai é que entra o meu caso, economizar banda e não aumentar velocidade.
    Mas quero pelo menos deixar a resposta do Proxy quase igual o uso somente do nat.

Então pedi um:

Core 2 Quad de 2.4GHZ
    Intel chip set G33 com 3 pci, 4 sata e memória Dual Inline.
    2 kingston 1GB
    Sata III 160GB
    2 3com 10/100/1000

Vou instalar um debian 4.0 r3 ia64 + squid 2.6

Em duas semanas posto aqui os resultados.

Se alguém tiver casos parecidos para nos informar sobre desempenhos e configurações agradeço.

Não testei este ambiente em SERVIDORES, porque estas CPUs são desktop e temos que respeitar a limitação em ambientes como esse. Quando sobrar um dinheirinho para um server mesmo ai quero ver como fica.
    Última edição por ShadowRed; 26-02-2008 às 21:11.

2. Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Boa noite, depois de dias e dias de teste com um PIV 3.0 HT + MB Intel Server board + 1GB memória + sata II 160GB rodando squid 2.6 não consegui fazer o cache pesquisar rápido o suficiente para os usuários com controle de banda abrir as paginas igual ( digo igual porque fica muito mais lento mesmo), de que quando estão somente no NAT.

O servidor é um debian 4.0 r2, kernel 2.6.19 compilado de forma enxuta e para o modelo de processador PIV.
    O squid foi compilado na maquina.

Esta rodando iptables+cbq+squid+nat+connlimit+ipp2p.

O squid foi de todas as formas inclusive configurado com cache pequeno, grande, diskd e o caralho a quatro.
    O melhor desempenho foi com diskd e usando uma fatia de memoria fisica grande e cache menor (menos subdiretórios também), mas mesmo assim tirando o Proxy a resposta dos clientes wireless é melhor.

Como meu Proxy economiza 30% do meu link resolvi comprar um novo Computador para fazer o Proxy e ver se o conjunto da obra aumenta o desempenho do squid.

Deixando bem claro que o squid fazendo cache em uma rede local sem cbq é espetacular para arquivos repetitivos em termos de velocidade. O problema é usar ele em conjunto com controle de banda deixando todos limitados a uma velocidade predefinida. Ai é que entra o meu caso, economizar banda e não aumentar velocidade.
    Mas quero pelo menos deixar a resposta do Proxy quase igual o uso somente do nat.

Então pedi um:

Core 2 Quad de 2.4GHZ
    Intel chip set G33 com 3 pci, 4 sata e memória Dual Inline.
    2 kingston 1GB
    Sata III 160GB
    2 3com 10/100/1000

Vou instalar um debian 4.0 r3 ia64 + squid 2.6

Em duas semanas posto aqui os resultados.

Se alguém tiver casos parecidos para nos informar sobre desempenhos e configurações agradeço.

Não testei este ambiente em SERVIDORES, porque estas CPUs são desktop e temos que respeitar a limitação em ambientes como esse. Quando sobrar um dinheirinho para um server mesmo ai quero ver como fica.
    Shadow,

Boa noite. Irmão, quando você controla a banda, o pessoal que irá acessar a internet vai navegar com a velocidade determinada por você. Não adianta querer que a página seja aberta em uma velocidade de um link de 1 mega, se você limitou-o a 128 kbps.

Agora, o que torna realmente um pouco lento, é o acesso a informações (cache) dentro do Disco rígido, onde as páginas estão arquivadas para eventuais solicitações.

O que tens que lembrar, é que o squid, utiliza tanto a memória ram ( para objetos quentes, já que está na memória ram, a solcitação e a resposta sejam mais rápidas, mais utilizada para objetos de sites, de no máximo 256 kb, por exemplo) quanto o Disco rígido para arquivos de tamanhos maiores.

Hoje eu tenho pendurado em um Duron 1.1 ghz, com 1 Giga de Memória Ram, e duas placas de rede 10/100, 95 clientes, acessando páginas normalmente e bem mais rápidas, SOLUÇÃO: troquei o disco rígido por um PEN DRIVER. Hoje utilizo para armazenamento o PEN DRIVER, pois é uma memória Flash, assim que precisa acessar informações no meu servidor, é bem mais rápido a resposta do que está armazenado em um Disco Magnético, ok.

Outra dica, Servidores cache/DNS ->> Utilize servidores Dns dentro da sua prórpria rede, aumentando também a velocidade de busca do squid atrás do sites.

espero ter ajudado.

Atenciosamente,
    Última edição por MDdantas; 28-02-2008 às 07:05.

3. tenho mais de 100 usuarios de acesso por dia e nao tenho problema nenhum
    HD SATA
    130 GB Cache Squid 60% utillizado, a ideia do amigo acima é boa so fica limitada o espaco de arquivos pequenos, aqui jogo ate 20mb em cache de disco (msn) top of downloads

Debian 4 recompilado para o pom + pluss

4. Colocar PEN DRIVE fica muito limitado.

Eu tenho rodando squid em HD SATA, onde o tamanho do cache está limitado a 20gb (não adianta colocar + que isso para rede pequena pois os arquivos ficam velhos).

No caso pode-se usar HD SCSI ai sim o desempenho será melhor.

5. Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    Colocar PEN DRIVE fica muito limitado.

Eu tenho rodando squid em HD SATA, onde o tamanho do cache está limitado a 20gb (não adianta colocar + que isso para rede pequena pois os arquivos ficam velhos).

No caso pode-se usar HD SCSI ai sim o desempenho será melhor.

eu defini no meu host quardar arquivos por 14 dias no cache após pode sobrepor

SCSI vou descordar entao coloca 2 sata em raid 0 que vc consegue uma taxa de 120.000.00 MB/s real de transferencia

como é cache vc nao precisa de confiabilidade ou seja SEGURANCA = SCSI DESEMPENHO = SATA
    Última edição por Pirigoso; 28-02-2008 às 23:56.

Tópicos Similares

1. Torre com mais de 100 clientes completa
    Por netsnape no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 01-04-2013, 08:18
  2. Cabo com mais de 100 metros socorro!
    Por cls7007 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 27
    Último Post: 19-06-2009, 18:06
  3. Respostas: 8
    Último Post: 28-06-2007, 14:17
  4. Respostas: 1