Página 1 de 16 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. O tópico referente a este assunto foi encerrado e ficou algumas dúvidas no ar:

MINHA OPINIÃO PARTICULAR (ainda não tenho uma base legal para comprovar) é que não precisa de cadastrar todos os POPs.

1º ponto de vista

Ao ler o documento de LICENÇA PARA FUNCIONAMENTO DE ESTAÇÃO, que a Anatel emite quando cadastra o ponto encontra-se:
    +++++++++++++++++++++++++++++++
    Estação sem uso de radiofrequencia
    Tipo da estação: Tronco / acesso
    Qtd. acesso instalado: 500
    +++++++++++++++++++++++++++++++

O documento diz sem uso de radiofrequencia pois os provedores usam 2.4 ou 5.8 que é livre (basta o equipamento ser homologado).

Tronco/acesso é porque fica o roteador com saída para internet.
    Em repetidoras usa-se apenas rádios.

2º ponto de vista
    as grandes operadoras também precisam de scm para poder vender internet, no caso ADSL.
    entrei no site da anatel e pesquisei em várias cidades e todas tem apenas 01 estação cadastrada.

muitos aqui sabem que cada base do ADSL atinge no max. 5km, ou seja, para atender uma cidade a operadora precisa de várias bases/DSLAN espalhadas pela cidade...... que tem a mesma função das nossas repetidoras.

espero ter sido claro do MEU PONTO de vista, e peço a gentileza que comentem o tópico sem "alfinetadas" para podermos seguir uma discução sadia que será para o benefício de todos.

2. Como eu disse anteriormente, e gente mais experiente disse, não prescisa, se sua repetidora estiver em cidades com menos de 500 k.hab e não ultrapassar 400Mw.
    No meu caso, minha cidade tem menos de 200 k hab então não cadastrei.

3. a questão das rep em cidades com menos de 500mil habitantes já está clarríssima, não tem nem que tocar no assunto nesse tópico. O que se está debatendo é a necessidade ou não de cadastramento de base com apenas rádios, em cidades com MAIS de 500mil hab.

Se o que aquele cara, o SHturbo ou algo assim, falou, em futuro próximo não fará muita diferença isso, pois a tfi será cobrada com base no número de clientes e não de estações emissoras de sinal.

4. o que se define exatamente como repetidora?

ex: duas torres, uma envia sinal, em 5.8GHz, para outra torre que possui as antenas setoriais que envia sinal, em 2.4GHz, para os clientes.

No caso, a segunda é a repetidora?

5. Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    o que se define exatamente como repetidora?

ex: duas torres, uma envia sinal, em 5.8GHz, para outra torre que possui as antenas setoriais que envia sinal, em 2.4GHz, para os clientes.

No caso, a segunda é a repetidora?
    pelo contexto da nossa conversa, anatel e cadastramento de bases
    e tudo o mais, creio que devamos considerar os 2 pontos como reps. Ou então a gente pode, pra melhor entendimento geral, chamar qualquer ponto da nossa estrutura como base. Fica mais fácil assim, pois a gente colocando a coisa como base principal, que é o servidor, e base repetidora, que é a rep, fica mais difícil de fazer confusão.

Quanto ao que vc perguntou lá encima, de acordo com o que eu entendo do que o Fabrício Viana escreveu, vc pagaria a TFI (cadastrar base) da primeira torre, que é onde está o link, contanto que na segunda que é apenas uma base repetidora, você tenha apenas rádios. Se tiver um servidor lá também, mesmo que seja no chão só de controle, creio que vai dar merda, mas não tenho ctz, acho que o Fabrício pode concretizar melhor. Sei que a sua primeira base, a que joga em 5,8 e que é onde seu fornecedor lhe entrega o link, tem que cadastrar.

Tópicos Similares

1. Homologação de cartoes Minipci para RB
    Por dumer99 no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 19-06-2008, 17:40
  2. montagen de repetidora
    Por ivovid no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 25-04-2007, 16:16
  3. nº de homologação de equipamentos wireless
    Por Natalino no fórum Redes
    Respostas: 0