+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs down Ajuda hd cheio

    Pessoal hoje ja está interando alguns dias de briga um slack aqui.
    Obs: ja mudei meus logs para uma outra partição o /var ja dei uma limpada nele

    Tenho o samba nessa maquina tambem so que os compartilhamentos esta apontando para outro disco.

    Não sei oq eu tenho que fazer para limpar a partição do meu / só tenho 5 giga nela e está com 100 %

    Eu imagino que seja um log ou algo que esta gravando no disco so que eu não consigo limpar e nem econtrar esse log ou arquivo que esta lotando o disco

    Oque eu tenho que fazer para liberar espaço neste disco obrigado

    Desde ja agradeço a ajuda de todos.
    Última edição por SOD; 11-03-2008 às 08:43.

  2. #2

    Padrão

    O primeiro passo é descobrir onde está o problema, normalmente quando eu não tenho pistas sobre qual pasta ou arquivo está ocupando espaço, eu utilizo o velho "du", normalmente eu vou na raiz e mando o comando "du -hs *" eu verifico a pasta que esta ocupando muito e entro nessa pasta e executo o comando novamente e assim vai até encontrar. É um pouco demorado, mas funciona.

    ate+

  3. #3

    Padrão

    como dito acima, com o comando "du" você pode encontrar o que está ocupando mais espaço, mas uso de forma diferente
    Código :
    du -s * | sort -n

  4. #4

    Padrão Olha como ésta

    root@ServFiles:/# df -h
    Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
    /dev/hda1 5.5G 5.2G 0 100% /
    /dev/hdd1 184G 58G 117G 34% /share/musicas
    /dev/hdb1 111G 129M 105G 1% /share/clipes
    /dev/hda5 142G 69G 66G 52% /share/docsclientes



    root@ServFiles:/# du -s * | sort -n
    du: cannot access `share/musicas/Tuatha de Danann': Input/output error
    4 hd
    4 sys
    8 log
    20 mnt
    52 tmp
    84 home
    144 lost+found
    348 dev
    719 proc
    3248 boot
    5668 bin
    11228 sbin
    14156 etc
    24396 lib
    33920 opt
    61944 var
    196504 root
    1708620 usr
    135470172 share

    Olha como ta minhas partições pessoal me ajuda preciso resolver isso nao sei oq fazer mais

    Minha partição / esta cheia nao sei oq limpar

  5. #5

    Padrão

    Bem, é isso ai, como o /share me parece está em outro HD, então você começa vasculhando na pasta /usr e se não encontrar nada, vai subindo a lista. Claro, que ao entrar no /usr você executa o "du" novamente para ver como está a situação dentro dessa pasta e vai verificando as pastas que está ocupando mais espaço e assim faz até encontrar o problema.

    ate+

  6. #6

    Padrão

    cara... tá estranho isso aí, pois no seu /, pelo comando du, as somas dos tamanhos não atingem 5GB...

    esse /share fica em outro HD?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara... tá estranho isso aí, pois no seu /, pelo comando du, as somas dos tamanhos não atingem 5GB...

    esse /share fica em outro HD?
    Sim fica em outro hd eu tambem nao consigo intender o porque disso nao é facil viu e to precisando resolver

  8. #8

    Padrão

    Pessoal eu vo falar uma coisa para voces nao estou conseguindo limpar o disco nao sei oq mais apagar ta muito dificil.

    Não encontro a merda do arquivo ou log ou sei la oque que esta ocupando esse arquivo.

    Obrigado

  9. #9

    Padrão

    Cara, já tentou rodar um "fsck" nesse HD? Pode ser que esteja com algum erro e o fsck pode corrigir.

    ate+

  10. #10

    Padrão

    Alguen sabe de mais alguma coisa que poder ser feito...

  11. #11

    Padrão

    na mensagem anterior a sua tem uma resposta sobre passar o fsck, você já fez isso?

  12. #12

  13. #13
    Suporte em Mikrotik Avatar de Genis
    Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    INTERIOR-SP
    Posts
    1.613

    Padrão

    [conteúdo apagado]
    Última edição por lucianogf; 14-03-2008 às 00:09. Razão: não correponde ao tópico.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SOD Ver Post
    Alguen sabe de mais alguma coisa que poder ser feito...
    E aí? algum progresso?

  15. #15

    Padrão

    Bom pessoal ja formatei a maquina e refiz o server

  16. #16

    Padrão

    mas antes de formatar você descobriu o que estava ocupando espaço?

    seria interessante ter descoberto a causa, imagine se ocorrer novamente? vai formatar de novo?

  17. #17

    Padrão

    Pois é, até mesmo porque esse negocio de formatar é coisa para windows

    Se você tivesse passado o fsck eu tenho quase certeza que teria resolvido, até mesmo porque já havia indicios de erro tanto que o "du" mostrou a mensagem:
    du: cannot access `share/musicas/Tuatha de Danann': Input/output error

  18. #18

    Padrão

    também percebi isso no erro, mas parece ser no outro HD..

    é preciso verificar isso também.. está correndo o risco de perder informações..

  19. #19

    Padrão

    Opa... peguei a coisa meio no meio!
    Para isso acontecer só pode ser que alguma coisa (ou varios arquivos) ocupou todos os blocos disponíveis do seu HD!
    Não importa de quantos gigas seja seu HD, se seus blocos se acabam não da mais para gravar arquivos no HD!

    Você mexeu nisso na hora de criar a partição?
    Como o pessoal disse ali, agora não vai dar de saber bem o que foi!