Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Oi pessoal, estou com um problema para configuração de meu provedor, será que alguém pode me ajudar.
    Tenho um projeto piloto para um condomínio fechado (24 prédios com 4 andares e 16 apartamentos cada) com inicialmente 100 clientes e podendo chegar até 200 clientes no final do ano, estou pensando na seguinte configuração:

Servidor - Localizado no centro do condomínio e estrutura instalada na cobertura:

01 - Routerboard 532A;
    02 - Cartão MiniPCI R52H;
    02 - Antena Kodama 2,4Ghz 90 com 17dBi;

Link - Principal Embratel via fibra de 2M full e link secundário de 2M de uma operadora via cabo.

Clientes - Localizado em apartamentos com distancia máxima de até 200mts do servidor e clientes com velocidade de 100k, 200k e 300k:

100 - Adaptador USB Edimax7318USg (na maioria dos clientes);
    05 - Acess Point EW-7209APg como WDS+AP.

Duvidas:

1. Esta configuração funciona bem com esta quantidade da cliente?
    2. Vou utilizar servidor DHCP, controle por MAC, amarrar MAC ao IP do cliente e WEP - fica bom?
    3. Estou investindo R$ 10.000,00 para retorno em 8 meses com 100 clientes, mas estou na duvida se a configuração é boa ou terei dor de cabeça?

Obrigado pessoal espero que possam me ajudar.

2. usar wds naum é uma boa ideia
    eu tb naum gosto do dhcpd
    eu aconselho mesmo e vc usar o mikrotik como AP e usar um servidor para gerenciar os clientes

3. Citação Postado originalmente por Thiagoteleradio Ver Post
    Oi pessoal, estou com um problema para configuração de meu provedor, será que alguém pode me ajudar.
    Tenho um projeto piloto para um condomínio fechado (24 prédios com 4 andares e 16 apartamentos cada) com inicialmente 100 clientes e podendo chegar até 200 clientes no final do ano, estou pensando na seguinte configuração:

Servidor - Localizado no centro do condomínio e estrutura instalada na cobertura:

01 - Routerboard 532A;
    02 - Cartão MiniPCI R52H;
    02 - Antena Kodama 2,4Ghz 90 com 17dBi;

Link - Principal Embratel via fibra de 2M full e link secundário de 2M de uma operadora via cabo.

Clientes - Localizado em apartamentos com distancia máxima de até 200mts do servidor e clientes com velocidade de 100k, 200k e 300k:

100 - Adaptador USB Edimax7318USg (na maioria dos clientes);
    05 - Acess Point EW-7209APg como WDS+AP.

Duvidas:

1. Esta configuração funciona bem com esta quantidade da cliente?
    2. Vou utilizar servidor DHCP, controle por MAC, amarrar MAC ao IP do cliente e WEP - fica bom?
    3. Estou investindo R$ 10.000,00 para retorno em 8 meses com 100 clientes, mas estou na duvida se a configuração é boa ou terei dor de cabeça?

Obrigado pessoal espero que possam me ajudar.
    Eu usaria PC-AP com placas Dlink AG530 em vez de routerboard. Fica fácil de dar manutenção, caso seja instalado em terraço e não em torres. Em torres, routerboard é melhor mesmo! E como os clientes estão a apenas 200 metros, poderia usar antenas menos potentes... A não ser q vc pretende atender sem antena externa, que neste caso nunca vi funcionar, não se se ficaria bom...

4. Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu usaria PC-AP com placas Dlink AG530 em vez de routerboard. Fica fácil de dar manutenção, caso seja instalado em terraço e não em torres. Em torres, routerboard é melhor mesmo! E como os clientes estão a apenas 200 metros, poderia usar antenas menos potentes... A não ser q vc pretende atender sem antena externa, que neste caso nunca vi funcionar, não se se ficaria bom...
    Oi Alexandre,

Eu pretendo utilizar a Routerboard porque vai ficar no topo do prédio, dai acho q fica mais fácil a instalação e acomodação dos equipamentos.
    No caso dos clientes pretendo utilizar a própria antena do Adaptador USB e nos casos de baixo nível de sinal utilizo antena painel setorial de 12 dbi (aquários).

Será que vai funcionar legal?

5. Citação Postado originalmente por Thiagoteleradio Ver Post
    Oi Alexandre,

Eu pretendo utilizar a Routerboard porque vai ficar no topo do prédio, dai acho q fica mais fácil a instalação e acomodação dos equipamentos.
    No caso dos clientes pretendo utilizar a própria antena do Adaptador USB e nos casos de baixo nível de sinal utilizo antena painel setorial de 12 dbi (aquários).

Será que vai funcionar legal?
    Só fazendo pra ter certeza, mas a minha opinião é q com muitos clientes com sinal fraco (que vai ser o caso, por falta da antena externa) vai ficar ruim a rede sim.. Se é prédio, pq vc não coloca 1 ap cliente no topo com antena e cabeia ele todo? Dá até pra aproveitar e levar via a instalação telefônica já existente, com os equipamentos da Cianet, que vai até 1 mega por cabo... Dá uma olhada em CIANET networking

Tópicos Similares

1. Mikrotik para provedor em compact flash
    Por lfernandosg no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 04-09-2009, 02:27
  2. qual o salario diguino para um tecnico que trabalha com mikrotik em provedores
    Por dragon1910 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 21
    Último Post: 17-03-2008, 15:22
  3. Configuracao Mikrotik para Setorial com Ag530!
    Por rfferraz no fórum Redes
    Respostas: 7
    Último Post: 02-02-2008, 09:24
  4. Respostas: 0
    Último Post: 30-11-2007, 18:43
  5. Respostas: 4
    Último Post: 06-07-2004, 23:55

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L