Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Opa,

Gostaria que vocês pudessem esclarecer uma duvida minha, andei pesquisando sobre o freebsd e percebi que existem relatos de que ele é um sistema estavel para Squid/cache, até então..

gostaria de saber se há possibilidades de se configurar o freebsd parar ser um squid transparente (da seguinte forma)

IP WAN 200.xxx.xxx.x02 <<SQUID>> IP LAN 200.xxx.xxx.x03

e nos outros ips que vão estar após ele (que a interface LAN dele vai estar interligada em um Switch) vão pegar ips válidos.. tipo
    200.xxx.xxx.x04 mas que vai passar pelo Cache do Freebsd. vai ser tipo um Squid com IP Bridge , mas capturando a navegação e colocando ela no Cache.

Há possibilidades de ser feito essa configuração?
    Qual o Processador e Ram necessário parar se ter uns 20GB ~ 80gb de cache e melhorar a perfomace de um ISP com 8mbps?
    Agradeço a quem puder me ajudar e tambem como devo procurar sobre o sistema.

ATT.

2. não sei se existe algum patch para freebds, no linux você precisa usar o patch tproxy ou configurar o squid para trabalhar paralelamente com o router e ser 100% transparente, caso contrário você não conseguirá fazer isso.

3. O patch tproxy , funcionou perfeito comigo somente na versão 2.

Testei as versões 4 com os novos patch tanto da people como do balabit e , na partes iptables, blz , mas com squid , não funcionou legal.

Outra forma de se fazer, sem ser atraves da bridge, seria utilizar wccp + patch tproxy.

Funciona muito bem, o unico inconveniente é ter um roteador parrudo para aguentar o processamento.

O Frebsd, infelizmente não possui um patch como o tproxy.

4. Vai aqui um tutorial sobre o assunto passo a passo : Squid (WWW Proxy Server)

Quanto a sua solicitação referente a memoria e processador.

Atualmente frente aos processadores que temos Core 2 , processador não sera o limitador e sim memoria RAM, uma boa relação seria 80 GB HD p/ cada 2 GB de RAM.

Recomendo um HD de 160 GB com 4 GB de RAM.

Outra coisa, muito importante, squid necessita ser bem configurado, se tiver que ficar removendo e recriando seu cache, não necesita dele, só vai lhe trazer incomodo.

5. a Ideia é essa, fazer o Cache e não ter que mexer.. por isso eu pensei em usar um sistema melhor que o MK para cache , para não ter que ficar preocupando com MB Ram ou coisa do tipo..

Então o Freebsd não pode ser usado no meu caso,
    qual seria a Distro + Recomendada para esse tipo de servidor?

Fedora? Debian? Slack?

quanto ao servidor , vou investir em um Xeon Quad core com uns 8GB de ram e HD Sata2 de 160gb e colocar 4 modulos de squid para usar o maximo do processador. (vi isso no forum)

agora fica a duvida da Distro para isso.

Tópicos Similares

1. Respostas: 5
    Último Post: 03-10-2011, 15:31
  2. Respostas: 1
    Último Post: 04-12-2008, 13:14
  3. Bridge com IP Fixo
    Por TecnoCom no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 09-07-2007, 07:50
  4. squid - configuracao com dois parent cache
    Por brito_b no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 07-07-2005, 11:14
  5. 2 hds para o fazer cache com o squid !
    Por hawk23 no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 31-08-2004, 22:21

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L