Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, podem me ajudar.
    Estou vendo se é possível implementar voip no meu link junto a a minha rede interna. Só que não mecho com voip, queria a opinião de vocês da área. A idéia inicial é trabalhar com 4 portas voip.
    O cenário é esse:

link 2 megas dedicado
    |
    roteador com QOS p/ VOIP
    |
    Switch gerenciável com QOS p/ voip - Firewall a 1,5 mega - Rede InT
    |
    VOIP

Alguém tem ideía se o meu esquema vai funcionar bem ? O Voip precisa de link dedicado exclusivamente para ele ?

Obs.:
    - A idéia é deixar o voip separado da rede interna.
    - A rede Interna tem 150 computadores.

2. Olá amigo,

Então você reservou 500Kbps para o serviço de VoIP e esta usando roteadore e switche que conseguem priorizar esse serviço.

Se tudo estiver bem configurado você vai estar bem! Não se esqueça que essa tecnologia não depende só de se ter largura de banda disponível, ela é sensivel a latencia, jitter (variação da latencia) e perda de pacotes. Seus equipamentos deveriam cuidar desses aspectos.

Que protocolo você vai utilizar? Porque existem diferenças de consumo de banda. Os que eu já trabalhei foram 2, G711u e G729.

O protocolo G711u ele ocupa mais banda, 64Kbps de payload e se for somar os headers ethernet ele chega a 90Kbps. Isso você pode ver facilmente em um switch, monitorando a interface no momento de uma ligação. Já o G729 usa somente 8Kbps de payload e somando os headers chega a 40Kbps. A coisa é que esse ultimo precisa de licensa.

Com esses valores de largura de banda você pode ver que os seus 500Kbps vão sobrar, mesmo com os headers! Isso se você for usar 4 linhas!

Eu acho que a quantidade de estações que você tem na sua rede interna não vai influenciar na qualidade da voz se os seus equipamentos estiverem bem configurados para realizar QoS.

3. Citação Postado originalmente por zenun Ver Post
    Olá amigo,

Então você reservou 500Kbps para o serviço de VoIP e esta usando roteadore e switche que conseguem priorizar esse serviço.

Se tudo estiver bem configurado você vai estar bem! Não se esqueça que essa tecnologia não depende só de se ter largura de banda disponível, ela é sensivel a latencia, jitter (variação da latencia) e perda de pacotes. Seus equipamentos deveriam cuidar desses aspectos.

Que protocolo você vai utilizar? Porque existem diferenças de consumo de banda. Os que eu já trabalhei foram 2, G711u e G729.

O protocolo G711u ele ocupa mais banda, 64Kbps de payload e se for somar os headers ethernet ele chega a 90Kbps. Isso você pode ver facilmente em um switch, monitorando a interface no momento de uma ligação. Já o G729 usa somente 8Kbps de payload e somando os headers chega a 40Kbps. A coisa é que esse ultimo precisa de licensa.

Com esses valores de largura de banda você pode ver que os seus 500Kbps vão sobrar, mesmo com os headers! Isso se você for usar 4 linhas!

Eu acho que a quantidade de estações que você tem na sua rede interna não vai influenciar na qualidade da voz se os seus equipamentos estiverem bem configurados para realizar QoS.
    Ok amigo.
    Bom esses protocolos suponho que sejam do voip correto. A empresa do voip disse que por cada canal vou ocupar 32kbps, o tipo de protocolo eu não qual é : )

4. Ola amigo,

Então esses são os codecs utilizados!
    Nesse site --> Codecs - voip-info.org <-- existe uma tabela com os diferentes codecs e quanto de largura de banda eles utilizam! Da uma olhada! Bem legal!

Abraço

5. Abra o olho com o que você lê por ae e o que acontece na prática.
    Você já viu algum AP de 54Mb transferir na velocidade nominal?
    A mesma coisa acontece com os Codecs..
    Certa vez eu medi quanto de banda o G729a realmente consome e cheguei no seguinte:

TCP (SIP/ Sinalização): 4k
    UDP (RDP/ Mídia): 24k

Ou seja, dos ditos 8k, na verdade ele consome 28k no total, entre sinalização e a mídia (áudio).

Tópicos Similares

1. Alguém sabe link dedicado para Minas do leão RS?
    Por volnei lopes no fórum UnderLinux
    Respostas: 2
    Último Post: 31-05-2013, 16:42
  2. Respostas: 21
    Último Post: 30-12-2009, 14:32
  3. Quem Vende Link Dedicado para Regiao dos Lagos - RJ
    Por luapufo no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4
    Último Post: 03-08-2009, 12:58
  4. file server compartilhado para user do ad
    Por canofx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2