Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Seguinte galera tenho dois links adsl que vou chamar de link1 e link2

no meu servidor que ta com o squid ele faz nat e etc com o link1 e este tbm e o gatway da maquina

agora preciso colocar o servidor web para responder as requisiçoes externas no link2 ..

com isso ate acesso o servidor web porem nao tenho resposta pq ele tem o gatway do link1 que faz o nat das maquinas internta ..

Gostaria de saber como eu posso criar uma regra pra tudo que venha do link2 na porta 80 o servidor consiga responder .. ou seja ele nao passe para o gatway (link1) mas ele responda com o link2

ah detalhe tenho so 2 placas de rede.

2. tenho isso em um bsd de cliente, basta que no teu link tenha um IP fixo e as portas do roteador devidamente abertas e apontando para a interface do teu servidor. o apache responderá na placa de rede interna bem como nas externas.

3. Ate ae blz .. o problema e que pro apache dar a resposta ele passa para o gatway dele ou seja ..

retorna para o modem (link1) e vai pra web a resposta ..

porem este gatway e o que eu uso para o proxy e eu queria que ele desse a resposta para o outro o link2 ..

minha rede ta assim ..
    - link1 192.168.X.1
    - link2 192.168.X.2

- eth0 192.168.X.X
    - eth1 10.0.X.X

gatway default 192.168.X.1 (link1)

o servidor faz o nat entre as duas redes e o acesso a internet

=====
    agora vem o problema ..
    abri no modem a porta para o servidor e sei que ta blz pq antes eu usava assim ... porem o gatway da maquina era o mesmo do modem com a porta aberta ou seja o servidor recebia a conexao dele e devolvia pra ele ...

agora porem ele recebe a conexao (link2) e devolve para o gatway (link1) ..

eu queria saber como redirecionar esta saida para que a resposta do servidor fosse envida para o link2 .. sem eu ter que alterar o gatway default que faz a nat ..

4. Cara, iproute2 resolve isso ai. Iproute2 com iptables. Infelizmente não sei muito de iproute2.
    Pelo pouco que sei você pode "marcar" os pacotes que entram por uma interface usando o iptables e o iproute2 roteia os pacotes "marcados" para gateways diferentes.
    Como te disse não sei muito como configurar o iproute2, mas nada que uma pesquisa não resolva...

5. Cara fiz uns testes aqui com o iproute2 e funcionou. Acho que dá pra resolver seu problema!

1. Instala o iproute. Não sei qual sua distro mas se for Debian e afins um simples apt-get install iproute já funciona!

2. Cria 3 regras no iptables. Essas regras vão marcar os pacotes pra que a gente conseguir diferenciar os tráfegos. Vou considerar que a eth1 seja a itnerface onde está conectado os 2 links de internet ok?
    Código :
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j MARK --set-mark 20
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -p tcp --dport 80 -j RETURN
    iptables -t mangle -A PREROUTING -i eth1 -j MARK --set-mark 10
    Não sei se você tem muita familiaridade com iptables. Na via das dúvidas vou explicar.
    A primeira regra está marcando todos os pacotes que entram pela eth1 e tem como destino a porta 80 (web) com o identificador 20.
    A segunda faz com que os pacotes que entram pela eth1 e tem como destino a porta 80 parem de ser processados pelo iptables nesse ponto. Se você quiser fazer qualquer tratamento de acesso ao servidor web tem que ser antes dessa linha.
    A terceira regra marca todos os outros pacotes que entram pela eth1 com o identificador 10.
    Dessa forma todo o trafego identificado como 20 será roteado para o link2 enquanto todo o restante do tráfego (que agora está marcado como 10) será roteado para o link1.
    Lembrando que essas regras não influenciam no Squid pois elas consideram a interface de entrada a eth1 enquanto o seu squid recebe pacotes na interface eth0!!!

3. Criar as tabelas de roteamento:
    edite o arquivo /etc/iproute2/rt_tables
    Na última linha (após #1 inr.ruhep) adicione as seguintes linhas:
    Código :
    10 link1
    20 link2
    Isso mesmo agora você vai ter duas tabelas de roteamento! Muito cuidado com isso!

4. Vincular o tráfego marcado como 10 à tabela de roteamento link1 e todo o tráfego marcado como 20 à tabela de roteamento link2.
    Código :
    ip rule add fwmark 10 table 10 prio 20
    ip rule add fwmark 20 table 20 prio 20
    Isso quer dizer que todo o tráfego marcado como 10 será tratado pela tabela 10 (link1) com prioridade 20 e todo tráfego marcado como 20 será tratado pela tabela 20 (link2) com prioridade 20.
    Para verificar essa vinculação utilize o comando:
    Código :
    ip rule list
    Ao emitir esse comando o número da tabela será exibido em hexadecimal.

5. Remover toda e qualquer rota default que você possua!! Isso é muito importante!!

6. Adicionar rotas default em cada tabela de roteamento. Como não sei qual o ip de cada modem que você tem vou considerar os IPs 192.168.1.253 (link1) e 192.168.1.254 (link2).
    Código :
    iproute add table link1 default via 192.168.1.253
    iproute add table link2 default via 192.168.1.254
    Para visualizar cada tabela de roteamento utilize o comando:
    Código :
    ip route list table link1
    ip route list table link2
    Pronto cara! É isso!! A essa altura já vai estar tudo funcionando!

Revendo a solução: Ao receber um pacote pela eth1 o iptables separa o tráfego do servidor web do restante do tráfego. O tráfego do servidor web é roteado pela tabela 20 e o restante do tráfego é roteado pela tabela 10. A tabela 20 tem como gateway o seu modem ligado no "link2" enquanto a tabela 10 tem como gateway o seu modem ligado no "link1".

Tópicos Similares

1. Respostas: 11
    Último Post: 22-03-2011, 07:39
  2. Cliente em dhcp com varios ips na mesma maquina
    Por FernandodeDeus no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 08-07-2009, 08:16
  3. Proxy Transparente na mesma máquina..
    Por danielmuskitim no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 9
    Último Post: 23-08-2007, 09:21
  4. Proxy e Firewall na mesma máquina
    Por xadouron no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 19-07-2007, 13:30
  5. Servidor de e-mail e servidor PPPoE na mesma máquina
    Por haas no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 24-09-2004, 10:17

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L