Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. Boa noite.
    Estou com um problema meio complicado e gostaria da sugestão e opiniões dos amigos do forum.

    Tenho duas torres, ambas com 40 MT e tenho um enlace limpo com visada ou quase isso, sem nenhum obstaculo entre as duas torres numa distancia de 25 KM em linha reta.
    Aqui na torre de onde sai um link de 1 MB tenho um Senao ECB-3220 (Que me informaram q trabalha em 400 mW) e uma antena de grade Hyperlink 24 dbi trabalhando em 2.4 Ghz.
    Na torre que recebe está um Ovislink Airlive WL5460AP e outra antena de grade Hyperlink 24 dbi. Ambas se enxergam, mas aih aparecem meus problemas.

    - Sei que o radio Ovislink que recebe o link nao seria especificamente pra isso. Durante o dia quando alinho ela, pego no maximo 25 de sinal (no site survey do Ovislink) que melhora durante a noite quando as vezes chega a 40+.
    - Perco muitos pacotes e algumas vezes, mesmo com o ping baixo, a conexão de internet fica bem lenta. Já testei o link na saída dele, lá onde está o modem, no Senao, e a internet realmente está batendo o 1 MB contratado, mas a internet fica muito lenta quando chega na torre de destino. Parece oscilação ou algo do tipo, nao sei informar, mas aparenta que chega +- 200kb ou nem isso. Muitas vezes dá até perda de conexão.

    Minhas duvidas são:
    - Qual equipamento utilizar em 2.4? O senao supre minha necessidade? O Link vai servir cerca de 7 micros sem consumo de banda inteira.
    - Qual radio utilizar no lugar do Ovislink para recepção de sinal?
    - Qual programa utilizar para fazer um grafico de visada ou não?
    - Como medir o link que realmente chega pra mim? Sempre vejo o pessoal falando: Consegui enlace de X Kms com X MB.
    - Qual a melhor forma de alinhar ou qual programa utilizar, enfim. Como alinhar antenas nessa distancia?

    Desculpem as perguntas mas ainda sou novo em enlaces a longa distancia.
    Qualquer informação será bem vinda.


    Desde já agradeço,


    Sócrates Rafael
    Última edição por horusosbourne; 20-04-2008 às 21:08.

  2. Olá amigo.
    Primeiro respondendo a sua dúvida do porque o sinal é pior ao dia. A irradiação do sol infuencia (e muinto) nas transmissões de rádio, chegando ao ponto de as estações de rádio (am/fm) serem obrigadas a diminuir a potencia de seus equipamentos a noite para não haver uma propagação de sinal além das suas conceções.
    Segundo, quanto ao equipamento a ser usado, de fato o melhor seria 5.8Ghz pois apesar de ser mais fraco que 2.4Ghz a transmissão e a interferencia são menores. No entanto eu obtive melhoras significativas trocando as antenas de grade por antenas fechadas (tipo SKY) mesmo em 2.4Ghz.



  3. É isso ai!
    Mas são muitos os fatores para uma transmisão deficiente.
    Ex:
    o tipo de cabo que esta usando, a instalação e a visada estão perfeitas.
    E não é só ter dois radios de 2.4GHz que eles vão conversar bem ele tem que ser de serta forma comprativeis e nessa distancia que vc esta tentando o enlace vc deveria esta usando antenas de 30dbi para ter um maior ganho ao invez de potencia se realmente que fazer esse enlace em 2.4GHz, como o amigo acima falou é melhor usar 5.8 ou 5.7 com isso vc tem maior largura de banda e quanlidade

  4. monta dois mikrotik para vc resolve teu problema, cartao senao da de 1000x0 no ovislink fecha o enlace com 5.8 mesmo usa antena hyperlink 27db fecha com dois cartoes 400mw ubiquit tranquilo!
    a respeito da interferencia pode ter clietnes ae no meio e torres que tenham amplificadores tb



  5. Boa noite amigo!
    Concordo e dou praticamente a mesma opiniao que os nobres colegas do fòrum, sò reforçaria os quesitos de revisao aos cabos pig-tails se sao de boa procedencia e se sao realmente testados quanto ao seu funcionamento na montagem..? Outro quesito é a antena que vc esta usando, realmente vc compromete um enlace deste porte com 2 antenas de grade, nao que nao sejam boas, nao é isso, mas vc precisa de equipamento mais profissional em enlaces distantes como antenas fechadas e de ganhos verdaderos..! Antenas de grade..? esqueça que elas possam ter 24 dbi, pq elas realmente nao tem superficie de parabola para isto. Antes de vc trocar para 5.8 tente todas tentativas possiveis que vc tem a disposiçao ja vi enlaces mais distantes que este funcionando perfeitamente!! , simplesmente migrar para frequencia 5.8 nao é tao barato assim... Posso dar uma sugestao para antenas? WWW.EMCTEST.IT abraço!






Tópicos Similares

  1. ptp Power Beam m5 400 25 dbi enlace 13 km zona Rural
    Por rodrigosk81984 no fórum Ubiquiti
    Respostas: 13
    Último Post: 18-06-2017, 13:20
  2. Enlaces de 34km e 25 Km
    Por CarlosEAFbare no fórum Redes
    Respostas: 10
    Último Post: 24-01-2008, 20:22
  3. Enlace 15 km com Visada
    Por luisolimpia no fórum Redes
    Respostas: 12
    Último Post: 09-05-2007, 11:54
  4. Respostas: 23
    Último Post: 08-05-2007, 08:00
  5. G520+Mikrotik para enlace de 25 km chega?
    Por rfferraz no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 01-03-2007, 13:35

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L