+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão sarg não atualiza relatórios

    Ola. Estou testando o sarg no meu computador da minha casa (localhost). Estou com o squid funcionando como proxy autenticado. Também tenho o apache rodando corretamente na máquina. Instalei o sarg e ele parece estar funcionando bem. Mas quando entro em um site novo, ele não aparece na lista de relatório (soh está listando os sites dos dias anteriores). Isso é normal ?....O sarg demora para atualizar a lista de relatórios ? se sim, quanto tempo ?....Se o sarg deveria atualizar o relatório a cada novo site visitado (o que não está acontecendo), como posso resolver este problema ?

    []'s,
    Renato

  2. #2

    Padrão

    Pelo que me lembro o sarg não atualiza sozinho. Você tem que emitir o comando sarg no linux e assim ele atualiza os relatórios.
    É bem provável que haja uma forma dele atualizar em tempo real, mas infelizmente eu desconheço!
    Última edição por Magnun; 25-04-2008 às 18:14.

  3. #3

    Padrão

    Tempo real nao rola, o que voce pode fazer é rodar varias vezes ele durante o dia para atualizar mais de uma vez o relatorio, mas eu acho que a carga pelo custo x beneficio nao é interessante.
    Tem um aplicativo interessante que pode ver a lhe ajudar conforme as suas necessidades instantaneas, ja que o sarg nao é bem para isso que voce quer... geralmente relatorio é uma fotografia da situacao em um instance X.

    Do aptitude do Debian:
    rafael:/squid-cache# aptitude show squidview
    Package: squidview
    New: yes
    State: installed
    Automatically installed: no
    Version: 0.70-1
    Priority: optional
    Section: admin
    Maintainer: Willi Mann <[email protected]>
    Uncompressed Size: 229k
    Depends: libc6 (>= 2.3.5-1), libgcc1 (>= 1:4.0.2), libncurses5 (>= 5.4-5),
    libstdc++6 (>= 4.0.2-4), less
    Suggests: squid
    Description: monitors and analyses squid access.log files
    squidview is a ncurses-based application which allows you to view and monitor
    your squid's access.log in a very comfortable way. Additionally you can create
    reports and statistics.

    Homepage: squidview

    Tags: filetransfer::ftp, filetransfer::http, interface::text-mode,
    protocol::ftp, protocol::http, security::log-analyzer, uitoolkit::ncurses,
    use::monitor, use:roxying, works-with::logfile, works-with::text,
    works-with-format::html

    rafael:/squid-cache#

    Ve se resolve pra voce.

  4. #4

    Padrão

    Não sabia que o sarg demorava para atualizar os relatórios.....mas de um dia para o outro ele atualiza automaticamente, ou eu tenho que fazer isso nao mão assim mesmo ?


    []'s,
    Renato

  5. #5

    Padrão

    o sarg não atualiza sozinho de jeito nenhum a não ser q vc execute o comando sarg na linha de comando.
    Se você quiser pode utilizar o cron pra agendar o sarg pra rodar uma vez por dia por exemplo.
    Uma coisa boa também, pode ser utilizar o webmin. Nele você pede pra visualizar o relatório do mes, do dia, de vários dias ou de todo o período. Ai ele já atualiza e te mostra. Dessa forma você não tem que ficar "atualizando manualmente"

  6. #6

    Padrão

    Obrigado...vou dar uma pesquisada sobre esse webmin.. ....soh uma dúvida, o comando de atualização do sarg é sarg -xz ou estou errado ?

  7. #7

    Padrão

    hehe! cara, mexi poucas vezes com sarg, mas eu só dava um sarg (sem argumentos) e ele já atualizava. Alguém ai mais qualificado pode dizer qual é melhor?!

  8. #8

    Padrão

    Nada que o google não resolva!!
    Código :
    -x Mensagens do processo
    -z Mensagens de debug
    fonte: Sarg - Gerador de relatórios do Squid - tutoriais, dicas e indicações.

    Logo, não tem muita diferença de executar só o comando sarg sem argumentos. A única diferença é que ele vai mostrar algumas informações no stdout...

  9. #9

    Padrão

    geralmente o sarg é executado com uma chamada no logrotate, quanto faz o rotate dos logs do squid ele executa o sarg.

  10. #10

    Padrão

    obrigado novamente pessoal .

    Ja estou pesquisando um monte de coisas do sarg aqui mesmo no fórum...


    []'s,
    Renato

  11. #11

    Padrão

    pessoal, soh mais 2 dúvidas:

    1 - meu sarg não esta mostrando no relatorio a msg "Denied" para os sites quer são bloqueados quando um usuário tenta acessar um site proibido

    2 - tem como eu receber um email diário do sarg automaticamente ?...como ?


    Renato