Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Galera, boa noite a todos ....

Gostaria por favor de tirar uma dúvida. Tenho um cliente onde dou suporte a uma pequena rede. Essa rede, tem um servidor Linux, rodando Squid, Firewall e Samba. Nessa rede tem 3 estações Windows. Acontece que frequentemente, o usuário vive me chamando, e constantemente a rede está infectada com vírus. E muitos vírus. Nessa última semana, fui lá e mais uma vez vírus. Conversando com uma funcionária que é a pessoa que toma conta do escritório, ela deixou escapar sem querer, que nessa rede, tem mais uma máquina conectada, no andar de cima da empresa, que na verdade é uma conexão para Internet, utilizada por uma residência que está no andar superior. Aquilo me intrigou. Pedi para ver a tal máquina. Mas a senhora que mora lá, alegou que um sobrinho disse que a máquina não está compartilhada e que não tem a ver com vírus na rede da empresa. Fiquei mais grilado com isso. Fui lá mesmo assim e depois de convencer a tal senhora, ela mesma confessou que no pc que é utilizado pelos filhos, está infectado com vírus. Me ofereci para colocar um anti-virus gratuito, mas a filha, respondeu dizendo que ia formatar o pc e reinstalar o windows novamente. Aí fica a pergunta : uma máquina mesmo não estando compartilhada, mas conectada no mesmo switch, pode infectar uma rede que tem máquinas compartilhadas ??? Eu creio que infecta, mas gostaria de saber a opinião do pessoal aqui.
    Desculpem-me pelo longo texto. Agradeço a quem puder me esclarecer isso. Obrigado a todos .....

2. sim........

3. Sim, uma maquina conectada no mesmo switch pode sim passar qualquer coisa pela rede

4. estar no mesmo switch nao contamina, mas estar no mesmo switch e mesma REDE sim, mesmo que nao esteja compartilhada.

5. Amigo a melhor solução neste caso seria você colocar outra placa de rede no servidor, só para esta maquina. Porque se a maquina estiver no mesmo switch com a mesma classe de rede ela pode infectar as outras. Além do que se a maquina estiver com algum backdoor ele gera uma monte de trafego na rede.

Espero ter ajudado.

TIAGO

Tópicos Similares

1. Regras e Ideias Contra Vírus em Rede Mikrotik
    Por Paulo José da Silva no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 31-12-2016, 15:50
  2. virus na rede (Servidor Fedora em modo de texto)
    Por ronaldomacklaus no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 13-06-2008, 13:31
  3. vírus em rede wireless
    Por augustocss no fórum Redes
    Respostas: 21
    Último Post: 14-10-2004, 12:37
  4. Respostas: 42
    Último Post: 27-12-2002, 16:54
  5. 2º Servidor DNS em rede interna (Intranet)
    Por AndrewAmorimdaSilva no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 11-10-2002, 20:26

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L