Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. agradeço de antemão aos que estão lendo e ficarei mais grato aos que responderem.
    É o seguinte, sou novo em configuração de redes com Linux, na verdade meu problema tá em limitar o trafego, configurar o basico da rede eu sei.
    a questão é:

Tenho um cliente lan-house com link adsl de 1Mbps, e 40 maquinas, o problema é que tem garotos lá que só vão pra lan pra fazer downloads de filme e audio mp3, o problema é que esses cara ficam pegando arquivos de 1 Giga pra cima no orkut e em outros sites ae fica pegando toda a banda da rede e consequentemente tudo fica lento.
    o problema é que o dono da lan-house não quer limitar a velocidade pra cada maquina, pra quem fica apenas navegando não se prejudicar, pois lá anda muito aluno de faculdade etc. bem a ideia seria fazer um limitador de trafego que analizasse o tamanho do arquivo que está sendo baixado, e se esse arquivo tiver mais de 5 MB por exemplo limitar a velocidade a uns 200kbps ou menos(forçando tambem a pessoa que tá fazendo o download ficar mais tempo na lan-house)

alguem tem alguma ideia ?

o esquema seria assim: arquivos até 5MB velocidade liberada, acima de 5 MB velocidade controlada.

agradecido.
    fabio.

2. tem modulo no iptables, chamado conbytes.. juntamente com o consave+mark .. voce consegue fazer o controle...

ja pensou em colocar um mikrotik como gateway ??? fica tudo mais facil !!

3. ok, agradecido, vou verificar esses modulos do iptables.
    mikrotik não é pago?

e tem o outra cosia, a maquina que é usada como server tá rodando debian, pois o cara precisa da parte grafica pois ele usa a maquina tambem pra navegar, digitar texto, etc. nao é apenas server.

valeu pela dica.

4. mikrotik eh pago sim.. a licença level4 custa 45 dolares..

mas vc pode montar um outro servidor pra rodar mikrotik.. ou comprar uma placa tipo RB333 ou RB433 que estao bem baratas..

mikrotik eh mto simples de fazer as coisas..

5. Alexandre, perdoe a minha ignorancia..., mas eu nao conseguir encontrar o modulo consave no iptables.

e pelo que entedi do help do iptables, connbytes divide um pacotes grande em pequenos pacotes, e o mark apenas marca um pacote é isso ?
    se vc puder me dá um exemplo de limitação de trafego pelo tamanho do pacote eu ficaria agradecido.

T+ fabio.

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 31-05-2011, 07:35
  2. Redirecionamento de Output – Limitar tamanho de arquivo
    Por ZorroBR no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 2
    Último Post: 01-03-2010, 13:38
  3. Redirecionamento de Output – Limitar tamanho de arquivo
    Por ZorroBR no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 28-01-2010, 09:35