Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Pessoal, eu gostaria de saber na prática, qual a diferença entre o WDS e o modo Repetidor Universal.
    Pelo que li, os dois precisam estar no mesmo canal, mesmo SSID e cadastrar o MAC de um AP no outro AP.

Mas os resultados acredito que não possam ser os mesmos, senão, para que os dois tipos de configuração?

2. Eu tentei usar aps em modo repetidor universal, mas isto aumenta muito a latencia da rede e acaba que muitos pacotes se perdem e o funcionamento fica horrivel.

Usei wds e funcionou muito bem. Tanto de ap para ap quanto do mk para ap.
    Cadastra o mac de um no outro, não precisa usar o mesmo essid, mas o mesmo canal sim.

3. Citação Postado originalmente por ginvava Ver Post
    Eu tentei usar aps em modo repetidor universal, mas isto aumenta muito a latencia da rede e acaba que muitos pacotes se perdem e o funcionamento fica horrivel.

Usei wds e funcionou muito bem. Tanto de ap para ap quanto do mk para ap.
    Cadastra o mac de um no outro, não precisa usar o mesmo essid, mas o mesmo canal sim.
    Eu já uso em WDS. Tenho até um bom troughput. Mas tem alguns APs que de vez em quando ficam travando. Então configurei o watchdog com o Ip de um site externo. Quando ele pinga e não acha ele reinicia este AP.
    Eu não sei se este travamento não seria por causa de interferências. Afinal, usar tudo no mesmo canal pode ser que eu mesmo crie interferencias para mim. Eu notei que por ex. num determinado AP ele não poderia estar recebendo sinal de outro da minha rede, porque a antena não estava diretamente para ele. Mas isso pode ser porque a antena não isola bem sinais laterais. E isso pode dar interferências.
    Encomendei umas da Pluton e vou experimentar.

Mas eu fico intrigado é porque existe o WDS e o Repetidor Universal se os dois fazem a mesma coisa pelo que dizem os manuais. Mas como voce disse, alguma coisa deve ser diferente já que o desempenho foi diferente.

Só me chamou a atenção o que voce citou, de que não usa o mesmo SSID. Nos manuais diz que tem que ter o mesmo. Vou tentar para ver no que vai dar.

4. Vou descrever como eu instalei.

Um mk com 3 placas dwl520.
    Uma antena setorial de 60 graus pra cada placa.
    as placas nos canais 1,6 e 11. Assim não ha interferencia nos canais.

ap´s ovislink com firm aprouter.

os essids das placas do mk diferentes, e nos aps essids diferentes da placa, para indentificar o ap.
    Nunca tive problemas sérios com travamento, mas houve necessidade de ressetar o ap uma ou outra vez.
    Se vc usar a mesma essid, cria um efeito roaming e isto é bom tambem.
    Quebrei muito a cabeça pra montar isto, nem sempre o que tá nos manuais funcionam corretamente na pratica.
    O canal que vc usa na placa e no ap realmente tem que ser o mesmo, senão não funciona, mas o essid pode ser diferente, acabei optando por essids diferentes e configurei o wds na mão e não como dinamico.
    Usei uma bridge pra unir todos na mesma rede e os ips ficaram transparentes para o servidor, o que possibilitou o uso de maccontrol.
    Não tive sucesso usando modo repetidor, nem com d-link, nem com ovislink.
    Eu li aqui no forum mesmo uma explicação sobre o modo repetidor, e falava que é ineficiente.
    O wds é sincrono, ele recebe e envia os pacotes pela mesma antena dividindo o canal em duas partes.
    Nos aps que usei não havia roteamento. Quem distribuia os ip é o proprio mk.
    Coloquei 2 aps em wds pra cada placa do mk e funcionou corretamente.
    nas situações em que eu estava muito lateral a antena setorial eu coloquei um ap em wds e mais um ap no modo ap ligado no ap wds para garantir a conexão e o sinal e esplalhar melhor o sinal.
    Eu fiz desta forma e funcionou perfeitamente.
    Tive uma media de 25 a 30 clientes plugados nas antenas sem problema.

5. É isso aí. Vou continuar insistindo no WDS.
    Tem um colega aqui do forum, agora não achei o login dele, mas ele já está chegando a 700 usuários cadastrados e usa tudo em 2.4 com WDS e não tem queixa também. Me recomendou um WDS por AP e não mais.

Eu ainda não cheguei bem a um conclusão, mas eu acho que é um AP só que trava e então reinicia. Acho que o problema é nele. Conforme o desenrolar eu vou trocar este AP. Vou continuar rastreando até ter certeza.

Tópicos Similares

1. Respostas: 13
    Último Post: 31-07-2017, 18:28
  2. Respostas: 3
    Último Post: 04-08-2010, 08:09
  3. WDS e Repetidor universal
    Por luciovasco2002 no fórum Redes
    Respostas: 0
    Último Post: 23-03-2008, 13:29
  4. Repetidor universal
    Por celsoh no fórum Redes
    Respostas: 9