Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caros companheiros, esse é meu primeiro post por aqui.
    Estive vendo as categorias e não sei muito bem se o que preciso se encaixa exatamente aqui, mas creio que sim.
    Faço o backup do nosso banco de dados MySQL usando export a cada 1 hora e jogo isso em nosso FTP.
    Contudo, a cada vez que o export roda, vai tudo pra memória e depois fica lá, consumindo toda memória RAM.
    Esse servidor tinha 1Gb. Passei pra 2Gb e agora pra 4Gb.
    Em virtude disso, tenho que dar um reboot diário no servidor pra limpar a memória, o que não é uma boa prática de administração.
    Pesquisei por ae e descobri os comandos abaixo. Eles funcionam muito bem, mas apenas quando estou logado no console. Quando eu coloco os comandos num script, o servidor simplesmente trava.
    Desconfio que seja problema de path ou coisa assim. Apesar de estar rodando o script no crontab, como root.
    Toda ajuda é bem vinda. Antecipadamente grato.

echo 3 > /proc/sys/vm/drop_caches
    sysctl -w vm.drop_caches=3

2. Qual é a versão do MySQL que você está rodando?
    Qual o comando você está usando para fazer o export do(s) banco(s)?
    Já tentou fazer um reload do MySQL pra ver se ele libera a memória?
    Já verificou as sessões do MySQL para ver se não está ficando nenhuma sessão presa e consumindo memória?
    Já tentou rodar o comando "flush tables" no MySQL?

Espero as respostas :-)

3. obrigado pelas resposta.
    esse uso de memória acontece com várias coisas que você faz no sistema, como a cópia de um arquivo grande de um local para outro. não é exclusividade do mysql, mas respondendo as perguntas, ae vão:

mysql 4.1.20
    dump

qto ao flush tables, não tentei.
    mas como nçao acontece apenas com o processo do mysql e sim com todos os outros, gostaria mesmo de fazer o comando pra limpar memória funcionar sem travar, rs.

Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    Qual é a versão do MySQL que você está rodando?
    Qual o comando você está usando para fazer o export do(s) banco(s)?
    Já tentou fazer um reload do MySQL pra ver se ele libera a memória?
    Já verificou as sessões do MySQL para ver se não está ficando nenhuma sessão presa e consumindo memória?
    Já tentou rodar o comando "flush tables" no MySQL?

Espero as respostas :-)

4. Qual o sistema de arquivos você está utilizando?
    Qual a versão do kernel?

Pelo que andei vendo do /proc/sys/vm/drop_caches, ele faz a liberação forçada dos indicadores de memória, então é aconselhável você rodar o sync(1) antes de passar o parâmetro pra esse arquivo.

Pode ser que, se você colocar no seu script o comando sync antes de alterar o drop_caches, ele não trave, já que vai sincronizar as informações da memória com o disco e liberar de fato os endereços livres.

Acho que vale a tentativa.

5. Bom, não sei se entendi direito o problema, mas pelo que sei, o Linux pega uma grande parte da memória livre e faz cache. Portanto, por mais que ele não esteja usando a memória, ela vai estar como "cached" no TOP.

Esse parâmetro, pode ser interpretado - de certa forma - como uma memória livre, pois o linux aloca ela para poder utilizá-la mais rapidamente quando necessário.

Tópicos Similares

1. Como limpar memória no Mikrotik?
    Por agpnet no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-07-2009, 09:20
  2. "limpar" a memória
    Por juniox no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 20-12-2005, 20:10
  3. Limpar memória
    Por guardian_metal no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2