Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá, eu tenho um script de backup do meu banco de dados firebird, nesse meu script, e ele está agendado para executar todo dia às 18h, ele faz um backup do meu banco usando o gbak, dpois compacta ele em zip, dpois faz uma cópia pro meu hd interno, dpois ele monta o zipdrive e copia pro zip, e dpois desmonta, e dpois monta meu hd usb, copia o backup, e dpois desmonta, o problema é que tem vez que eu tiro meu hd externo. ae o que acontece eh que ele tenta montar o hd externo e nao consegui ae pega e copia o backup para a pasta onde era para ser montado o meu hd usb.

Eu gostaria de saber como que eu coloco umas condiçoes do meu script para ignorar a parte de copia para o hd externo, caso o script nao consiga montar o hd externo....

ae está meu script:
    Código :
    [SIZE=1]
    #!/bin/bash
    # Variavel com usuario e senha do firebird
    set isc_user=SYSDBA
    set isc_password=masterkey

echo ----------------- Iniciando Backup do Banco de DADDOS -----------------
    cd /bd
    gbak -user SYSDBA -pass masterkey -backup -ignore SUPREMA.FDB supremabkp-quinta-atual.fbk
    zip -r supremabkp-quinta-atual.zip supremabkp-quinta-atual.fbk
    rm /bd/supremabkp-quinta-atual.fbk
    #inicia backup interno
    mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
    mv -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-sempassada.zip
    mv -f /bd/supremabkp-quinta-atual.zip /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip
    #finaliza backup interno
    #inicia backup em zipdrive
    mount /dev/sdb /media/drivezip
    cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/drivezip/supremabkp-quinta-atual.zip
    umount /media/drivezip
    #finaliza backup em zipdrive

#inicia backup em hd externo
    mount /dev/sdc2 /media/hdex
    mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
    mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip
    cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip
    umount /media/hdex
    #finaliza backup em hd externo

echo ----------------- " Backup Realizado com Sucesso " -----------------
    [/SIZE][FONT=Arial][SIZE=2][/SIZE][/FONT]

2. Ediley,

é só fazer a seguinte alteração e deve resolver o seu problema:

Código :
    [SIZE=1]#inicia backup em hd externo
    mount /dev/sdc2 /media/hdex
    if [ $? == "0" ]; then
        mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip
        mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip
        cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip
        umount /media/hdex
    fi
    #finaliza backup em hd externo
     [/SIZE]

3. Citação Postado originalmente por galahad Ver Post
    Ediley,

é só fazer a seguinte alteração e deve resolver o seu problema:

Código :
    [SIZE=1]#inicia backup em hd externo[/SIZE]
    [SIZE=1]mount /dev/sdc2 /media/hdex[/SIZE]
    [SIZE=1]if [ $? == "0" ]; then[/SIZE]
    [SIZE=1]   mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sematrasada.zip[/SIZE]
    [SIZE=1]   mv -f /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-sempassada.zip[/SIZE]
    [SIZE=1]   cp -f /bd/Backup/diariofechamento/quinta/supremabkp-quinta-atual.zip /media/hdex/supremabkp-quinta-atual.zip[/SIZE]
    [SIZE=1]   umount /media/hdex[/SIZE]
    [SIZE=1]fi[/SIZE]
    [SIZE=1]#finaliza backup em hd externo[/SIZE]
    i ae galahad, olha ae vc me ajudando d novo...rsrs, esse iniciantes no linux como eu eh foda neh..rsrs.... vou tentar aki, dpois falo se deu certo......

4. Temos que ajudar esses iniciantes para depois eles poderem ajudar os próximos iniciantes, né?

Sempre um prazer ajudar.

5. Ae demorei testar, pq irei me casar nesse final de semana e estava meio ocupado com os preparativos....rsrs mas hj arrumei um tempinho para testar e deu certo......mas me diga uma coisa.....essa mesma condição eu posso colocar ela pro zipdrive ou tenho que modificar algo?
    e sei q naum tem mt aver com o tópico, mas como que eu faço para outro usuario sem ser o root poder montar o hd externo e zipdrive, pois eu criei um usuario, e fiz umas motificações para assim que esse usuario se logar no modo texto, iniciar um script de backup que eu criei, mas quando chega na parte de montar o zipdrive e o hdexterno ele naum continua de forma automática. eu pensei em colocar o comando sudo na frente do comando para montar, mas ae a pessoa que vai efetuar os backup tem que saber a senha root, coisa que eu naum quero, entende. alguem ae pode me ajudar?

Tópicos Similares

1. ajuda com script de backup
    Por gabriel barreto no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 1
    Último Post: 09-11-2013, 00:12
  2. Ajuda com Script de Backup
    Por locgames no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 3
    Último Post: 12-06-2013, 15:45
  3. Ajuda com script de usuário
    Por Shimanus no fórum Linguagens de Programação
    Respostas: 0