Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Caros amigos,

Eu já pesquisei em vários lugares mas não encontrei nada que me ajudasse.

A situação é a seguinte, eu quero montar um cluster com várias maquinas, para simplificar a mensagem vou dar um exemplo simplificado.

Eu quero pegar uns 5 maquinas com um HD de 250GB cada, então eu quero montar de forma que todos os dados sejam distribuídos em todas as maquinas de forma a gerar um espaço total de 1250Gb, ou seja é tipo um RAID 0 sendo que distribuído em várias máquinas não em uma só.

A solução mais próxima foi o DRBD, sendo que o DRBD faz é um espelhamento e eu não quero espelhamento, mas sim a soma de todos os espaços.

Alguem pode me ajudar?

Obrigado

2. Max,

Só numa resposta rápida, eu não sei ao certo se isso seria possível de ser feito mas posso te afirmar que é altamente desaconselhável.

O princípio do RAID é que você tenha discos espelhados ou a união de discos para formar um volume maior. No caso da união de discos, deve haver um dispositivo capaz de reconhecer a eventual falha de um dos discos envolvidos no processo, para que os dados daquele possam ser rapidamente replicados para um spare.

Este controle de falha é virtualmente impossível quando se fala em máquinas diferentes, já que você terá diversos pontos de falhas além da falha física de disco. Você poderá ter uma fonte queimada, uma placa de rede que não funciona, uma máquina que não liga, etc.. Em qualquer destas falha, você vai perder parte dos seus dados e pode inclusive corromper todo o volume.

Se você quer ter essa união dos discos, a melhor forma e a mais segura, é montar mesmo um storage, nem que seja colocar todos os discos em uma única máquina e fazer o boot via rede ou disquete e montar os discos via NFS. Ou usar o LTSP[1] para dar boot nas máquinas. Também é arriscado, se perder a máquina que vai ficar como servidor, já era o seu cluster

[1] http://www.ltsp.org/

3. galahad,

Obrigado por tentar me ajudar, mas eu tenho consciência dos problemas envolvidos, inclusive de falhas, na minha ideia é que de faz o diretório /home distribuído nessas maquinas e não um boot remoto, de forma tal que se uma das maquinas falhar eu vou perder dados sim, mas não será todo o /home, somente os arquivos que estavam na dada maquina, mas também não estou muito preocupado com isso, porque eu farei backup delas de forma que poderei recuperar o backup em outra maquina que ainda estiver funcionando.

Eu continuei pesquisando mesmo depois de postar a mensagem aqui, e as soluções que mais se aproximaram para o meu caso foram o FreeNAS e Openfiler. Alguem já tede experiências de uso com um desses dois ou mesmo algo similar?

Obrigado.

4. Cara, o que eu já vi funcionando assim é um sistema chamado dCache, mas ele tem alguns bugzinhos (precisa ser vigiado quando não funciona), e se não me engano precisa de um protocolo específico de acesso (srm) leia a documentação para se informar, ou se tiver coragem, o dCache book. (no dCache é opcional um servidor de replicas, ou seja ele garante que um mesmo dado exista em pelo menos 2 discos diferentes do seu pool, ou mais até, é configurável, o número mínimo, e máximo de cópias)

Outra idéia, é usar o GFS, mas desse só ouvi falar nunca vi em ação não, parece que é mais transparente e descentralizado (o acesso me parece ser semelhante ao NFS), tendo inclusive ferramentas de manutenção (fsck) para seu array (mas isso foram as maravilhas que ouvi, o mundo real é outra história né)
    Última edição por Laedrus; 09-12-2008 às 10:24.

5. Laedrus,

Gostei das suas sugestões, confesso que a principio gostei do GFS, mas testarei outras opções também, afinal eu vou testar o máximo possível que é para avaliar as diferentes opções para só então utilizar em um ambiente de produção.

Se alguém tiver mais sugestões eu agradeço.

Tópicos Similares

1. Falta de espaço em disco - MIKROTIK
    Por Mahteus Zanchini no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 28-08-2015, 09:15
  2. Espaço de BD em disco?
    Por LeoJfa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-10-2005, 10:12
  3. espaço em disco
    Por nopp_lnx no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2