Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal, sou novato aqui no fórum e andei lendo alguns tópicos e encontrei esse tutorial passo a passo do Mk https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik porém ainda tenho algumas dúvidas.

Bem, aqui é o seguinte, sou usuário da Velox e tenho um modem roteado ligado ao meu AP ZinWell, mas estou querendo colocar o Mikrotik para fazer o controle de banda e usar o meu ZinWell somente para distribuir o sinal e tenho duas interfaces ethernet no Mk.

Li o tutorial e fiquei com algumas dúvidas:

1º > Na parte "Configurando o Mikrotik (LINK ou MODEM ROTEADO)". Segunda essa imagem:
    https://under-linux.org/wiki/images/...x-Address1.png

Essa faixa de IPs na interface que é ligada ao meu modem roteado, vão ser a IPs que eu vou passar para os meus clientes?

2º > Na outra interface que vai ser ligada ao meu AP, não é feita nenhuma configuração nela?

3º > É preciso mudar alguma coisa no AP para já que agora é o Mikrotik que vai fazer todo o controle (controle de banda, IP+MAC etc)?

Andei pesquisando e vi que existem outras pessoas com dúvidas parecidas, mas as respostas são sempre as mesmas: "Use o Search!" ou "A resposta está no fórum pesquise!". Fiz buscas mas não encontrei a solução. Por isso agradeço desde já quem puder me ajudar.
    Última edição por Kalanguinho; 09-07-2008 às 19:10.

2. Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:

1º > Na parte "Configurando o Mikrotik (LINK ou MODEM ROTEADO)". ...
    Essa faixa de IPs na interface que é ligada ao meu modem roteado, vão ser a IPs que eu vou passar para os meus clientes?
    R = Esta faixa de ip não é as que dará acesso aos clientes, e sim, a que dá acesso à internet para o mikrotik. Veja que em "Interface" tem o nome da ethernet conectado ao modem (LINK).
    Ex:
    Para a Rede 200.223.130.0/30, teremos a seguinte configuração:
    Link de Internet, IP = 200.223.130.1/30
    Modem, IP = 200.223.130.2
    Modem, MASK = 255.255.255.252
    Modem, GW = 200.223.130.1
    Modem, BroCast = 200.223.130.3

Mikrotik - Interfaces

Link = conectado ao modem
    Rede = conectado aos clientes

IP´s:
    Link = ip que virá do modem quando roteado
    Rede = 192.168.1.0/24

Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:
    2º > Na outra interface que vai ser ligada ao meu AP, não é feita nenhuma configuração nela?
    Na outra interface, foi como expliquei acima, só precisa configurar o ip. Ex: 192.168.1.0/24 e fazer o masqurade. (ip firewall nat)

Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...algumas dúvidas:
    3º > É preciso mudar alguma coisa no AP para já que agora é o Mikrotik que vai fazer todo o controle (controle de banda, IP+MAC etc)?
    É preciso configurá-lo de acordo com sua rede feita no mikrotik.

3. Mr. RG, deixa ver se eu entendi direito. Na interface Rede é que eu vou fazer o masqurade (ip firewall nat)? E esse masqurad é o 4º passo tu tutorial (4º passo: CONFIGURANDO O NAT:)?

No caso do AP você sabe me orientar como seria essa configuração no AP de acordo com a rede do Mikrotik?

Acontece que eu sou novato nisso e to muito perdido nesse emaranhado de informações.

4. Citação Postado originalmente por Kalanguinho Ver Post
    ...

No caso do AP você sabe me orientar como seria essa configuração no AP de acordo com a rede do Mikrotik?

...
    Em que modo irá ficar este rádio? Cliente ou AP?
    Se for cliente: você deverá informar que é o ssid da rede e configurar a interface wireless dele, adicionar o ip vindo do mikrotik, dns e gateway.

Se for como AP, deve configurar a interface lan. Informar um ssid para a rede e colocar ele na torre.
    Última edição por Raniel; 10-07-2008 às 15:02.

5. O meu AP ta no modo de operação Gateway - Wireless e LANs Bridge

Neste modo, o equipamento irá receber o sinal de internet através da porta LAN2/Internet, compartilhando para as portas LAN1 e Wireless que ficarão em Bridge. O tipo de conexão da porta LAN2/Internet pode ser PPPOE, DHCP ou IP estático.
    O sinal da internet vem do meu modem roteado e vai para o AP, ai no AP tem as configurações Wireless (SSID, Faixa de IPs, Gateway, Controle de acesso, controle de banda etc) e as configurações de Lan (IP do Modem, Gateway do Modem etc).

Ta ai uma screenshot, afinal uma imagem vale por mil palavras. ^^
    http://img55.imageshack.us/img55/5021/sskr8.png

Resumindo tudo... O meu AP vai servir apenas da distribuir o sinal! O controle de acesso, controle de banda ect vai ficar pro Mikrotik. Qual seria melhor, deixar o rádio como cliente ou como AP?

Tópicos Similares

1. Passo a passo que funcione com MK
    Por simoesfilho no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 22-09-2010, 10:02
  2. Dúvida sobre liberação do MK com AP
    Por limaitba no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 12-01-2009, 16:38
  3. Duvida sobre rapdshare e outros no mk
    Por netuai no fórum Redes
    Respostas: 3