+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trabalhando com 3 Range de Ip no DHCP na mesma interface !

    PEssoal to com um probleminha ... to aki configurando um Mikrotik e to precisando trabalhar com o DHCP atriuindo 3 faixas de ip diferentes na mesma interface ... jah criei os 3 pools 10.x.x.x. , 20.x.x.x.x e o 30.x.x.x.x mas quando vou criar o DHCP server ele naum aceita pelo fato de ser na mesma interface !

    Abra;os !

  2. #2

    Padrão

    Olá amigo,
    Não testei aqui mas acredito que seja possível, mas para testes faça desta forma:
    ip pool add name=pool_name ranges=10.x.x.x-20.x.x.x-30.x.x.x

    Veja se isto funciona.
    Última edição por Raniel; 12-07-2008 às 23:13.

  3. #3

    Padrão

    amigo ele trabalha normalmente com 3 ranges de ip sem problemas...
    lembrando q ele ira usar primeiramente uma clase de ip depois a outra e depois a outra
    para isso basta vc criar o dhcp com o primeiro range de ip de depois basta ir em pool e colocar no pool q vc usou na opçao next pool coloque o pool do segundo range e depois va até o segundo range e em next pool vc seleciona o terceiro pool e por ultimo vc vai até op terceiro pool e em next pool vc coloca o primeiro pool, fazendo com que ele funcione em um ciclo

    espero ter ajudado.....

    se nao conseguir entender eu te passo meus scripts q dai da pra entender melhor

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo ele trabalha normalmente com 3 ranges de ip sem problemas...
    lembrando q ele ira usar primeiramente uma clase de ip depois a outra e depois a outra
    para isso basta vc criar o dhcp com o primeiro range de ip de depois basta ir em pool e colocar no pool q vc usou na opçao next pool coloque o pool do segundo range e depois va até o segundo range e em next pool vc seleciona o terceiro pool e por ultimo vc vai até op terceiro pool e em next pool vc coloca o primeiro pool, fazendo com que ele funcione em um ciclo

    espero ter ajudado.....

    se nao conseguir entender eu te passo meus scripts q dai da pra entender melhor
    Não amigo,
    Eu quis dizer que ele pode criar as 3 rede em apenas um pool. Houve apenas um erro meu acima(a palavra "não" que nem prestei a atenção que havia digitado), mas minha intenção foi dizer que era possível, mas que eu não tinha testado. Fica minhas descupas e veja na prática como eu quis expor, pois tinha simplificado logo acima. Vou até corrigir.

    Ex:

    /ip pool add name="pool_name" ranges=192.168.1.1-192.168.1.253,10.10.15.1-10.10.15.253,172.16.1.1-172.16.1.253

    Acho que agora fui mais claro, porque o que você falou tem lógica também, pois ele iria chamar tres pool e as três redes ficariam num círculo(next-pool=pool2 - next-pool=pool3 - next-pool=pool1).
    Última edição por Raniel; 12-07-2008 às 23:14.