Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. COMO FUNCIONA O CONTROLE DE ACK TIMEOUT

O controle de ACK timeout serve para otimizar o throughput de uma transmissão ao máximo. Este valor corresponde a uma temporização interna do protocolo de comunicação. Basicamente, seria o tempo de espera de um pacote. Se você colocar um tempo muito alto, o rádio vai ficar esperando um tempo desnecessário, diminuindo a eficiência (throughput) da conexão. Se você colocar um tempo muito baixo, o rádio vai “desistir” de esperar antes mesmo do pacote ter chegado ao destino, causando novamente a diminuição de eficiência (throughput) da conexão.
    E é esse o principal motivo da perda de desempenho em distâncias longas, pois os rádios que utilizam o protocolo 802.11a/b/g, são otimizados para curtas distâncias! E quanto maior a velocidade da conexão, mais notável se torna esta perda.
    Com a possibilidade de ajuste do ACK timeout, é possível aumentar (e muito) a eficiência de um link ponto a ponto, tirando o máximo proveito possível!
    Como exemplo, podemos citar um link de 6Km usando um rádio 802.11a com controle de ACK . De 1M de throughput, ele pulou para incríveis 17M real! Somente ajustando o ACK Timeout. Esta configuração é muito particular e pode variar de hardware para hardware. O melhor ajuste será encontrado somente testando.
    Não existe uma tabela com valores de referência. E este valor vai depender também, se o rádio estiver operando no padrão 802.11a, 802.11b ou 802.11g. O valor default, de fábrica é 91. Quanto maior a distância do link, maior deverá ser o valor do ACK Timeout, podendo ir até no máximo ao valor 255.

Texto do Manual APROUTER
    Última edição por Magal; 22-07-2008 às 23:07.

2. Então, aí vem a minha dúvida: por que não deixar o ACK sempre no máximo de espera?

Num link ponto a ponto: se eu deixar o ACKTIMEOUT em 250 mas com 100 o pacote já chega, ele não irá esperar até 250 para processar o pacote. Mas se por um acaso o pacote atrasar e demorar 200 para chegar ele não se perderá e terá que ser reenviado...

Não entendo muito disso, mas não seria por aí?
    Abraço!

3. Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Então, aí vem a minha dúvida: por que não deixar o ACK sempre no máximo de espera?

Num link ponto a ponto: se eu deixar o ACKTIMEOUT em 250 mas com 100 o pacote já chega, ele não irá esperar até 250 para processar o pacote. Mas se por um acaso o pacote atrasar e demorar 200 para chegar ele não se perderá e terá que ser reenviado...

Abraço!
    Neste caso Fabricio seria configurar como ACK dinâmico e não fixo. Assim, ao ter sucesso na negociação do pacote ele toca o barco prá frente.

E daí vem a minha dúvida também: porque existe a configuração fixa se o ACK dinâmico poderia resolver tudo?
    Se deixar fixo em 250 ele vai ficar todo este tempo aguardando mesmo depois de ter sucesso.

4. Abaixo uma excelente explicação do Roberto21:

Vamos lá, vou explicar!

O host (computador) que inicia a conexão, ou seja ( solicita uma página ou arquivo qualquer) envia um segmento com a flag SYN ativado.

O host de destino responde com outro segmento com a flag SYN e ACK ativados contendo um número de sequência que identificará o próximo seguimento que o host enviará e o próximo número de sequencia que esse host espera receber.

O host que iniciou a conexão confirma o estabelecimento da conexão enviando um segundo seguimento com o flag ACK ativado e com o número de sequencia que o destino espera.Nesse seguimento ele informará também o próximo número de sequencia que espera receber.

Então traduzindo isso em miúdos, quanto mais rápido for a resposta de ACK entre os host's mais rápido o arquivo será transferido e o AP estará pronto para outra tarefa.

Agora se o ACK está em 255, a flag já chegou, mas ele continua esperando até 255, então isso causa lentidão e perda de pacotes na rede, até por que o host de destino vai perder pacotes porque o host de origem já vai ter enviado mas ele não recebeu, por que estava esperando terminar o tempo de 255.

Estou tentando explicar de uma forma simplificada, agora é fácil perceber que quanto menor esse tempo, melhor o desempenho da rede.

Leiam e interpretem com atenção que vão compreender.

Citação Postado originalmente por FabricioViana Ver Post
    Então, aí vem a minha dúvida: por que não deixar o ACK sempre no máximo de espera?

Abraço!

5. Entendi! Eu achava que ele parava de esperar qdo recbia o pacote. Mas pelo que percebi é o contrário: mesmo tendo recbido ele espera! Valeu!

Tópicos Similares

1. Respostas: 4
    Último Post: 27-11-2008, 15:32
  2. Respostas: 7
    Último Post: 14-11-2008, 14:33
  3. Script Controle de usuario
    Por Bruno no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 33
    Último Post: 09-01-2003, 17:47
  4. Controle de arquivos compartilhados
    Por mirror no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4