Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Gostaria de esclarecer umas duvidas que sei que é de todos que trabalham com wireless e querem ficar dentro da legalidade.
    Primeiro quero dizer que tudo que estou relatando foi lido e relido no site da Anatel.
    SEÇÃO IX do Regulamento.
    Características – 900 MHz, 2,4 GHz e 5,7 GHz:
    Sobre a potencia máxima permitida para uso em cidades com menos de 500.000 habitantes em 2,4 ghz é de 36 DBM = 4 W ( soma do cartão + antena ).
    Com isso se meu cartão estiver homologado posso usar ele em conjunto com qualquer antena homologada, mas tenho que limitar a potencia dele para não ultrapassar 4 W. No caso o cartão não pode passar 1 W, se tiver 1 W a antena não pode passar de 6 dbi. Isso tudo para cidades com menos de 500.000 habitantes.

Ptx £ 1 W
    £ 4 W e.i.r.p.

G antena £ 6 dBi

Caso seja utilizada antena com ganho direcional superior a 6 dBi, a potência do transmissor deve ser reduzida da mesma quantidade em dB que o ganho direcional da antena exceder a 6 dBi.

No caso especifico Ponto a Ponto.
    2400-2483,5 MHz
    Ponto-a-Ponto Reduzir 1 dB no Tx para cada 3 dB que o Ganho da antena exceder a 6 Bi.

5725-5850 MHz
    Ponto-a-Ponto Ganho da antena pode ser > 6 dBi, sem necessidade de reduzir a Ptx.

Para aqueles equipamentos que possuem em sua homologação:
    Possui antena incorporada com ganho máximo de 2 dBi.
    Neste caso estou mostrando a homologação do WLA5000AP, veja que em sua homologação esta assim:
    Características técnicas básicas:
    Faixa de Freqüências Tx
    (MHz)

Potência Máxima de Saída
    (W)

Designação de Emissões
    Tecnologias
    Tipo de Modulação
    5725,0 a 5850,0
    0,06998
    16M8X9D
    OFDM
    16QAM, 64QAM

Possui antena incorporada com ganho máximo de 2 dBi.

Observações:

Na instalação do produto devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. conforme a seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor.

Resumindo:
    Neste caso entede-se que ao usar a freqüência homologada (5725,0 a 5850,0) não ultrapassando a potencia máxima de saída (0,06998), posso usar ele de acordo com o regulamento E.I.R.P. conforme a seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. E com isso poderei instalar ele com outra antena de ganho maior sim. Para outro tipo de uso só posso usar em conjunto com a antena 2 dbi.

Se estiver equivocado nas colocações, por favor me corrijam.

Abraço a todos.

2. Olá Shadow,

Eu também tive este entendimento, será que alguem mais esclarecido no assunto pode confirmar ou corrigir este entendimento???

Obrigado,

Rogério

3. olá Amigos !

so para eu ter um melhor entendimento !

na questão de paineis setoriais

antenas 17dbi radio com potencia 19dbm = 36dbm certo ?

agora nao entendi a parte dos ponto a ponto

se eu tiver uma antena de grade aquario 25 dbi qual a potencia que posso usar no cartão ?

pois sempre escutei que ponto a ponto pode se usar a potencia original dos cartões

tipo aquele engenius de 600mw

ai ficaria 25dbi mais os 600mw posso usar isto ?

claro isso numa cidade com menos de 500k habitantes

Até mais!

4. Beleza!

Os Doutores em Wireless só querem Ajuda Mas Não Ajudam Ninguém, Não é por menos que nenhum dos colegas com mais experiência responderam este tópico.

5. Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Beleza!

Os Doutores em Wireless só querem Ajuda Mas Não Ajudam Ninguém, Não é por menos que nenhum dos colegas com mais experiência responderam este tópico.
    No caso especifico Ponto a Ponto.
    2400-2483,5 MHz

Ponto-a-Ponto Reduzir 1 dB no Tx para cada 3 dB que o Ganho da antena exceder a 6 Bi.

5725-5850 MHz
    Ponto-a-Ponto Ganho da antena pode ser > 6 dBi, sem necessidade de reduzir a Ptx.

Para meu entendimento é isso aqui.

Tópicos Similares

1. Como usar todo link no LB pcc
    Por juniorcarvalho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-01-2011, 15:45
  2. Alguém tem algo a dizer sobre essa noticia... como fiacará nós Provedores?
    Por fsoaress76 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4
    Último Post: 13-04-2010, 12:36
  3. Ajuda Com Equipamento Homologado nos Clientes!
    Por Giovani.couto no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 28-11-2008, 16:34
  4. como usar o postgres no linux ??
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 10-04-2004, 07:35
  5. Como usar o iptables no conectiva 7.0, com kernel 2.2.
    Por DigoSampa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-02-2003, 17:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L