Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Beleza!

Os Doutores em Wireless só querem Ajuda Mas Não Ajudam Ninguém, Não é por menos que nenhum dos colegas com mais experiência responderam este tópico.
    O caso é que em matéria de legislação ninguém quer arriscar. Cada região a própria Anatel parece tem um entendimento diferente em alguns temas.
    Fica muito mais fácil para os experientes em configuração wireless ajudar na parte técnica do que na legislação.

Mas eu vou arriscar.
    Eu entendi que 36dbi é o máximo, somando antena e rádio, independente de ter ou não 500 mil hab.
    Esta restriçaõ quanto a habitantes está mais relacionada com o licenciamento da base. Eu entendi lá que em cidades com menos de 500.000 e até 400mW de Eirp ou seja o total irradiado, não precisaria licença da base instalada. Mas precisa SCM.
    Mas na prática ninguém fica com 400mW EIRP.

Caso não seja esse o entendimento, sintam-se a vontade, pois como disse é o meu entendimento, mas não tenho certeza para afirmar.

2. [quote=ShadowRed;358185]No caso especifico Ponto a Ponto.
    2400-2483,5 MHz
    Ponto-a-Ponto Reduzir 1 dB no Tx para cada 3 dB que o Ganho da antena exceder a 6 Bi.

5725-5850 MHz
    Ponto-a-Ponto Ganho da antena pode ser > 6 dBi, sem necessidade de reduzir a Ptx.

Ok OK OK

Se eu tiver um cartão de 28db e uma antena de 25dbi, fazendo os cálculos terei que setar o cartão para 21db, isso passara do 4000mw ou 36 dbm!
    E agora pode ou não pode?

3. Interessante esta sua colocação.

Eu entendi que na prática não pode passar de 36dbi todo o conjunto rádio+antena.
    É mais um argumento para que não se use alta potência. Não precisa mesmo. É preferivel baixar tudo que pode no rádio e usar o ganho da antena.

4. Realmente, esse assunto volta e meia retorna ( https://under-linux.org/forums/wirel...ena-radio.html ).

Para faixa de frequencia de radiação restrita 2,4GHz:

Se sua cidade tem MENOS de 500 mil habitantes, você pode utilizar potência eirp de até 36 dbm no conjunto rádio+antena (máximo de 30 dbm do rádio + máximo de 6 dbi da antena).
    Se por exemplo for utilizar um rádio com 20 dbm de saída, pode-se usar uma omni de até 16 dbm.

Usando antena direcional essa potência eirp pode ser muito maior, utilizando-se o cálculo que permite aumentar o ganho da antena em 3 dbi além dos 6 dbi, para cada 1 dbm diminuido na saida do transmissor.
    Exemplo: para usar uma antena de 24 dbi, o máximo de potência de saída permitida no rádio é de 24 dbm.

Se a cidade tiver MAIS de 500 mil hab., isso tudo acima vale, só que vc vai ter que registrar a estação na Anatel.
    Se não quiser gastar $$$$, o conjunto rádio+antena não pode passar de 400 mW (26 dbm), independente do tipo de antena utilizada.

5. [quote=ryiades;359482]Realmente, esse assunto volta e meia retorna ( https://under-linux.org/forums/wireless/110288-potencia-antena-radio.html ).

Usando antena direcional essa potência eirp pode ser muito maior, utilizando-se o cálculo que permite aumentar o ganho da antena em 3 dbi além dos 6 dbi, para cada 1 dbm diminuido na saida do transmissor.
    Exemplo: para usar uma antena de 24 dbi, o máximo de potência de saída permitida no rádio é de
    24 dbm.

Olá Amigo!
    Desculpa-me, mas ainda não consegui entender sua lógica, não me caiu a ficha si é que me entende !
    Poderia me dar mais exemplos!

Por exemplo um cartão homologado 28dbm e uma antena homologada 25 dbi, qual o ajuste deste equipamento para um espalhamento espectral (usar ela como se fosse Painel Setorial) e para um PTP com outro equipamento igualmente nas mesmas condições?

Tópicos Similares

1. Como usar todo link no LB pcc
    Por juniorcarvalho no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 16-01-2011, 15:45
  2. Alguém tem algo a dizer sobre essa noticia... como fiacará nós Provedores?
    Por fsoaress76 no fórum Assuntos não relacionados
    Respostas: 4
    Último Post: 13-04-2010, 12:36
  3. Ajuda Com Equipamento Homologado nos Clientes!
    Por Giovani.couto no fórum Redes
    Respostas: 2
    Último Post: 28-11-2008, 16:34
  4. como usar o postgres no linux ??
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 10-04-2004, 07:35
  5. Como usar o iptables no conectiva 7.0, com kernel 2.2.
    Por DigoSampa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 01-02-2003, 17:01

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L