+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 3 server no mesmo hub será problema??

    Amigos under, estou postando aki pois nao vi outra solução, tenho 3 servidores na minha rede wireless, cada servidor tem um link 2 servidores tem cada 1 link adsl, e tem 1 servidor que tem 1 link dedicado, e senti que em horario de pico to tendo um pouco de lentidao, sabes, mesmo com folga no link e com ping redondo, vou abrir um site e ele demora um pouquinho, percebo que depois no site, posso entrar em qualquer outro item da pagina com muita rapidez, que seria o normal, me da a impressao, que depois que ele axa o ip do site ele navega nesse ip do site bala, . nao tinha isso quando era somente 1 servidor, mais decidi fazer separado pelo fato que quando 1 modem da pau, fica muito xato descobrir heeh, e minha rede ´´e em dchp onde

    1 servidor tem ips
    10.15.1.2
    10.15.2.2
    até
    10.15.99.2

    2 servidor tem
    10.15.100.2
    até
    10.15.200.2

    3 servidor tem
    10.40.1.2
    até
    10.40.40.2

    Sera que é muito dhcp na mesma rede??? ja troquei de hub, ja botei uns 3 hubs, pensei que era adsl, mais o link dedicado é a mesma coisa, e como falei ping normal, entra no terra demora um pouco, uns 30 segundos, e depois se quiser entrar em qualquer item do terra é bem rapido (normal)


    JA FOI RESOLVIDO, DEPOIS DE 7 DIAS, OBRIGADO A TODOS

    qual era meu problema, era meu modem adsl, como tenho balanceamento oque aconteceu, quando caia o balanceamento na quele modem ele aapanhava onde dava a lentidao, sobre o servidores dhcp, eu parei por enquanto, to fazendo tudo em 1 so, com mikrotik, perdi essa semanah so estudando o mikrotik e consegui montar, axo,ta 1 hora no ar, mais obrigado, e os testes que fix, mais de 1 dhcp na minha rede nao prejudicou, talvez quando tiver uma demanda maior, pois tenho hoje 240 clientes
    Última edição por diox; 05-08-2008 às 05:26. Razão: Resolvido

  2. #2

    Padrão

    para acrecentar, todos sao redes /30
    horario de problema das 18 hs as 0:00 hs

    link de 4 mb para cada server
    kada server tem o consumo maximo de 1,5 mb (IPTRAF)
    nao é problema de upload (axo)
    banda 150k donw, 38 up

  3. #3

    Padrão

    Rapaz... voce ja ouviu falar que 2 servidores dhcp nao funciona bem na mesma rede? se voce pega 3 servidores e joga no mesmo hub, apenas um deles está ativo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapaz... voce ja ouviu falar que 2 servidores dhcp nao funciona bem na mesma rede? se voce pega 3 servidores e joga no mesmo hub, apenas um deles está ativo.
    ????
    tenho aki 3 servidores dhcp no meu hub, vc dix que o ideal e ter somente 1 ou uqe nao pega mesmo, pegar pega eheheh!

  5. #5

    Padrão

    Esse tipo de economia so traz prejuizo... tao barato que um hub é... ao inves de 3 servidores porque nao somente um bom? Se voce diz que quando tinha 1 servidor nao era problema, é mais facil achar problema em apenas 3 modens doque numa rede inteira.

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Esse tipo de economia so traz prejuizo... tao barato que um hub é... ao inves de 3 servidores porque nao somente um bom? Se voce diz que quando tinha 1 servidor nao era problema, é mais facil achar problema em apenas 3 modens doque numa rede inteira.
    oie amigao, bom eu tinha 1 por que nao tinha muito cliente, ai quis almentar a quantidade, fix um load balance com dlink 604lb, ai blz, resolvel por um tempo ai surgiu outra necessiadade, e junto essa necessidade surgiu o problema do load balance, ai separei um para cada link um servidor dhcp para cada link mais eles nao estao na mesma range( até onde entendo por range)

    servidor 1
    10.15.1.2
    10.15.2.2
    ate 10.15.100.2

    servidor 2
    10.15.102.2
    ate
    10.15.200.2

    servidor 3
    10.40.1.2
    ate 10.40.40.2
    10.15.

  8. #8

    Padrão

    Voçe pode criar varios POOLs diferentes em um mesmo server apontando para gateways diferentes.

    Ex POOL 1 range 192.168.1.0 - 192.168.1.50 ,netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.1.254

    Next Pool

    POOL 2 range 192.168.2.0 - 192.168.2.50, netmask 255.255.255.0 gateway 192.168.2.254

    Sendo que os gateways sao os servidores onde ta os links, e pelo numero de hosts nos POOLS vc determina o numero maximo de clientes a utilizar o mesmo link.

    Agora, 3 DHCP server juntos,,,deve ta uma bagunça só a sua rede, sneefa ela e veja a quantiadade de broadcasting

    Valew

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por diox Ver Post
    ????
    tenho aki 3 servidores dhcp no meu hub, vc dix que o ideal e ter somente 1 ou uqe nao pega mesmo, pegar pega eheheh!
    Não, ele não disse que seria ideal. Ele disse que somente um por rede!
    Até poucos dias atrás eu tinha 4 servidores na minha rede, agora tenho somente 1, mas DHCP somente 1.

  10. #10

    Padrão

    ip route amigo isto q vc precisa, pega a documentação e divirta-se



    ex: sites downloads num link / sites videos no utro link / sites bancos e diversos outro link/ p2p default mais 1 link, dai fica legal a brincadeira

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Não, ele não disse que seria ideal. Ele disse que somente um por rede!
    Até poucos dias atrás eu tinha 4 servidores na minha rede, agora tenho somente 1, mas DHCP somente 1.
    bOM nao sou muito fan do mikrotik, mais vou tentar essa dica do brother, de apavoro como nao sei mexer no mikrotik direito, vou fazer o load balance com brasilfw que esse é façinho, vou juntar as 2 adsl e o link dedicado, para ver se resolve o problema da rede, se resolver ,vou testar essa opção do mikrotik !! essa noite vai ser grande, ja ate comprei um arrebite! vou ficar ligadao!

  12. #12

    Padrão

    dhcp funciona mto bem 1 ou 3.. ou 10...

    o cliente mand aum DHCPDISCOVER em broadcast.. os servidores dhcp "ouvem" este pacote.. e cada servidor responde com um DHCPOFFER, o cliente pode optar por.. usar o que teve resposta mais rapida e ignorar o restante.. ou selecionar um dos demais que enviaram offers...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    dhcp funciona mto bem 1 ou 3.. ou 10...

    o cliente mand aum DHCPDISCOVER em broadcast.. os servidores dhcp "ouvem" este pacote.. e cada servidor responde com um DHCPOFFER, o cliente pode optar por.. usar o que teve resposta mais rapida e ignorar o restante.. ou selecionar um dos demais que enviaram offers...
    Entao meu projeto de colocar 1 rb 433 para cada 100 clientes, ehh balah, pensei que ia precisar descontinuar essa minha ideia!!

  14. #14

    Padrão

    mas porque não usa apenas um servidor dhcp?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    mas porque não usa apenas um servidor dhcp?
    Porque ele tem uma rede completa e não quer ter trabalho em saber qual dos 3 modens adsl dele travou. (o que ele nao sabe é que mesmo os modens travando o servidor continua enviando broadcast e o cliente continuara conectado a ele sem internet, ai ele vai ter que advinhar qual servidor ta inativo)

    Há vasta literatura na internet falando sobre usar varios servidores DHCP na rede, (poder ate pode, mas nao fica bom degrada o desempenho), mas ele insiste em usar... aqui mesmo eu sinto isso... temos rede cabeada 50% da cidade, quando alguem joga um modem adsl roteado a rede fica lenta, noto isso de cara e seto o notebook pra ip automático e pimba... mas é assim mesmo, nem vendo acreditam.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Porque ele tem uma rede completa e não quer ter trabalho em saber qual dos 3 modens adsl dele travou. (o que ele nao sabe é que mesmo os modens travando o servidor continua enviando broadcast e o cliente continuara conectado a ele sem internet, ai ele vai ter que advinhar qual servidor ta inativo)

    Há vasta literatura na internet falando sobre usar varios servidores DHCP na rede, (poder ate pode, mas nao fica bom degrada o desempenho), mas ele insiste em usar... aqui mesmo eu sinto isso... temos rede cabeada 50% da cidade, quando alguem joga um modem adsl roteado a rede fica lenta, noto isso de cara e seto o notebook pra ip automático e pimba... mas é assim mesmo, nem vendo acreditam.
    é isso mesmo, sobre o fato de ter um router para cada link é o motivo do modem, hoje fex 7 dias, e´sete dias com problemas e descobrir, nao era o dhcp (3 na minha rede) nao era hub, nao era servidor, nao era quase nada, éra o maldito modem adsl que travou (Intelbras) em modo cliente, ele travava, e modo router tb, nao tem jeito, ele fica lento para mandar as respostas , sabes!! por isso peguei tralma de juntar links, hehehe ai fazer tudo separado axo que é melhor, mais se eu colocar uns 5 servidor dhcp na mesma rede cada captando os macs cadastrados pode dar problema>? mesmo em faixas tao distintas (10.15.1.2 outra 192.168.123.2 e assim sulssecivamente?

    Mair resolvido, amanha ovu lah comprar outro modem, alguem tem uma dica to usando aki o outro é um TP=LINK e ta bom ateé agora nao miioouuu..

  17. #17

    Padrão

    Amigos, montei o mikrotik, com controle de banda por queue, com load do adsl mais dedicado por portas, e muito bom, nao posso falar muito, esta no ar 1 hora apenas, mais se continuar assiimm shooowwww, se eu puder ajudar alguemm, estarei a diposiçao!