Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Qual o uso de CPU ideal e o tolerável em uma RouterBoard Mikrotik?
    Apartir de qto eu começo a ter problemas?
    Quais os problemas q o uso mto alto de CPU gera?

Obrigado.

2. Depende do clock da sua RB.
    Por exemplo, se sua RB é uma RB433AH que tem 800Mhz de clock e consegue processar incríveis 135.000 pps (pacotes por segundo)
    Daí vc faz uma verificação de uso de sistema. Por exemplo. Se essa routerboard é usada pra ponto de acesso
    de cliente em 2,4ghz, sabemos que 2,4Ghz não passa mais que 200pps, supondo vc usar 3 cartões em 2,4Ghz o
    máximo que vai trafegar na sua rede é pouco mais de 600pps. Isso pra CPU dessa RB433AH num é nada.
    Agora, se você pegar a mesma RB e colocá-la para fazer roteamento, usando as interfaces ether, com BGP,
    balanceamento, ou hotspot ou ppoe, onde o tráfego é bme maior. Sua CPU estará usando bem mais recursos.
    CPU acima de 80% já podemos preocupar um pouco, acima de 90% pode preocupar mais, já em 100% tem algo errado.

[]'s

3. Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Depende do clock da sua RB.
    Por exemplo, se sua RB é uma RB433AH que tem 800Mhz de clock e consegue processar incríveis 135.000 pps (pacotes por segundo)
    Daí vc faz uma verificação de uso de sistema. Por exemplo. Se essa routerboard é usada pra ponto de acesso
    de cliente em 2,4ghz, sabemos que 2,4Ghz não passa mais que 200pps, supondo vc usar 3 cartões em 2,4Ghz o
    máximo que vai trafegar na sua rede é pouco mais de 600pps. Isso pra CPU dessa RB433AH num é nada.
    Agora, se você pegar a mesma RB e colocá-la para fazer roteamento, usando as interfaces ether, com BGP,
    balanceamento, ou hotspot ou ppoe, onde o tráfego é bme maior. Sua CPU estará usando bem mais recursos.
    CPU acima de 80% já podemos preocupar um pouco, acima de 90% pode preocupar mais, já em 100% tem algo errado.

[]'s
    Então amigo, a minha é uma RB133 Clock de 175Mhz
    Ela é prá 3 cartões, mas eu só uso 2.
    Um deles é um Ponto-a-Ponto 5.8Ghz
    O outro é um AP+WDS 2.4Ghz

O uso de CPU não chega a 80%
    Então posso concluir q ela está "livre" ou seja, não preciso trocar com uma com mais processamento?

Se sim, então o meu problema deve ser o cartão 2.4Ghz sobrecarregado?

Pq em determinados horários, tenho perdas de pacote, ping alto, lentidão...

Conto com a ajuda dos amigos do fórum, Obrigado.

4. Sim e não. Vai depender da marca do cartão que está usando, quantos clientes colocou nesse cartão. Qual a quantidade de clientes conectados no momento da perda de pacotes. Qual a antena que está usando?
    []'s

5. Citação Postado originalmente por brenovale Ver Post
    Sim e não. Vai depender da marca do cartão que está usando, quantos clientes colocou nesse cartão. Qual a quantidade de clientes conectados no momento da perda de pacotes. Qual a antena que está usando?
    []'s
    A antena é uma OMNI Aquario - e se não me engano é 17dbi.

Clientes são poucos, uns 20, porém tenho nesse mesmo cartão vários WDS, 16 WDS ao total.

O cartão é um engenius ABG, O MK reconhece ele como AR5413

Aluma dica/sugestão?

Muito obrigado!

Tópicos Similares

1. Respostas: 17
    Último Post: 05-06-2013, 17:39
  2. Respostas: 10
    Último Post: 27-02-2012, 12:54
  3. Preciso de ajuda com Routerboard Mikrotik 750
    Por juniorlealdade no fórum Redes
    Respostas: 13
    Último Post: 03-07-2011, 21:59