+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Curiosidade sobre Balanceamento com NTH

    Pretendo trocar uma maquina Linux em minha rede, por um Mikrotik para fazer o balanceamento, utilizando o NTH, e queria saber se, como fica quando um link ADSL cai? o MK divide o trafego pelos links restantes ou ele fica tentando fazer uma conexao sair pelo ADSL que caiu?

  2. #2

    Padrão

    Você terá que gerar um script em netwatch para que fica escutando os gws e quando algum cair, este, habilitar e desabilitar algumas regras feitas por você para quando isto acontecer.

    Dê uma lida nisto:

    Load Balancing Persistent - MikroTik Wiki

  3. #3

    Padrão

    Ola aproveitando a duvida do amigo, esse balanceamento por NTH, tem um problema, sites como, bancos, youtube, bol, etc, dao erros pela troca de ip q o NTH faz, alguem usa NTH e conseguiu resolver essses problemas???

  4. #4

    Padrão

    aka, naturalmente esse erro ira acontecer, acho que se fizermos uma regra para portas 443 sair apenas por um link, esse erro nao acontecera, me parece que o msn tem essa frescura tb ^^

    Mr. RG, obrigado pela resposta, vou dar uma lida no wiki que vc me passou, e vou dar uma pesquisada no Netwatch tb, depois volto para conclusoes, e apertar o botao agradecer

  5. #5

    Padrão Sim é Preciso fazer Mangle

    Sim você deve marcar o raio dos pacotes para portas dos https(443) outros softwares exigem tal procedimento.

    Aqui o meu loadB. funciona a mais de um ano com NTH e estou contente com o resultado, sendo;
    2 Links dedicados
    2 Links ADSL
    Com as configurações certas funciona muito bem, mas como tudo na vida, nada é perfeito!

    Espero ter ajudado,

    Marzio.

  6. #6

    Padrão

    Cara fiz isso aki, mas num da sempre da erro... no bol, bancos, youtube... to com 3 link dedicado. mas num da eu uso NTH e finciona normal fica pulando um pro otro.. mas quando o cliente usa um site q nao pode trocar de ip, ja era, da erro...

  7. #7

    Padrão

    Eu jogo os clientes pro Load... e nele tenho 3 link dedicado e 8 ds...
    joquei a porta 443 pra dedicado, e alguns sites q o povo reclamo ja, ai funciona, so q tenho muito problema ainda, com Rapdishare, Youtube entao aff, alguns sites de cadastro... isso q ta matando, mas o sistema de Load NTH é show, aki ta massa assim.

  8. #8

    Padrão

    Seria legal se tivesse (sera que nao tem?) uma regra que determinasse que se uma conexao foi aberta no link X ela permanecera no link X ate a conexao ser finalizada, se alguem souber e postar uma regra assim, muitos aqui agradeceriam ^^

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Marzio Ver Post
    Sim você deve marcar o raio dos pacotes para portas dos https(443) outros softwares exigem tal procedimento.

    Aqui o meu loadB. funciona a mais de um ano com NTH e estou contente com o resultado, sendo;
    2 Links dedicados
    2 Links ADSL
    Com as configurações certas funciona muito bem, mas como tudo na vida, nada é perfeito!

    Espero ter ajudado,

    Marzio.
    Ola marzio,, vc ta usando as configurações de NTH desse Wiki ??? Load Balancing Persistent - MikroTik Wiki

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por DarthLodis Ver Post
    Seria legal se tivesse (sera que nao tem?) uma regra que determinasse que se uma conexao foi aberta no link X ela permanecera no link X ate a conexao ser finalizada, se alguem souber e postar uma regra assim, muitos aqui agradeceriam ^^
    Tbm axo essa ideia boa, se tiver uma regra, pra que quando o cliente conecta use so uma rota, seria boa, sei q tem pelo sistema de Balanceamento Por IP Statico... mas queria ver se tem por sistema NTH.

  11. #11

    Padrão

    Ola, pesquisei, e vi que tem essa forma de garanti que o cliente use uma rota so, no balanceamento NTH... adicionando essa regra no MANGLE...
    Código :
    add chain=prerouting in-interface=Local connection-state=new nth=1,1,1 \ 
        src-address-list=!odd action=mark-connection new-connection-mark=even \
        passthrough=yes
    Vi no Wiki no Under: Load Balancing Persistent - MikroTik Wiki
    Mas no meu caso, se isso funciona, pq aki ainda nao testei... como vou resolver, sendo q no Wiki la ele mostra criando NTH com 2 links, e ja no meu caso, tenho 12 links... pq nessa regra, ele nao deixa clientes q pegarem a rota EVEN, nao usar a rota ODD.. e agorA???

  12. #12

    Padrão Ai a Regra via WinBOX

    Espero que isso ajude!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Regra_Porta_443_mangle.jpg
Visualizações:	360
Tamanho: 	166,7 KB
ID:      	2639  

  13. #13

    Padrão

    Opa valeu sim... to so agora com duvida sobre o NTH, com mais de 2 links...

  14. #14

    Padrão

    É eu tb vi essa regra, agora pra fazer no nosso caso (eu vou utilizar 8 links, e vc ja usa 12!!!!) o negocio é mais complicado, teriamos que criar para cada interface uma regra dessas.
    Tem um detalhe nessa regra, pq pelo o que eu entendi, eles devem separar os clientes, tipo cliente X pelo link X, e cliente Y pelo link Y, pq eles usam um src-address-list, ao menos acho que isso vai funcionar para tal fim (lguem me corrija se eu estiver errado), mas tb acho que se vc nao colocar nada, vai ser para o que queremos, bom, creio que funcionara, vc que ja tem um rodando ae, faz um teste e posta para gente aki do forum, vc tera que criar uma regra para cada marcação que vc tem ai, e nao precisa colocar o src-address-list (eu acho ^^)

    Bom, testa ae e vamos ver o resultado ^^

  15. #15

    Padrão

    Eu nem tinha visto o post do Marzio, entao, essa é uma solução, marcar os pacotes da porta 443 e envia-la para apenas 1 link, mas sera que nao existe outra forma mais "dinamica" que ja servisse para qualquer outra coisa, como MSN ou Youtube (ouvi dizer que no Youtube e msn, temos o mesmo problema, se alguem puder confirmar agradeço)

  16. #16

    Padrão Pro MSN é a mesma regra só que...

    Só que só faço na porta 1863 e mais nenhuma outra dele, assim ele loga tranquilamente! XD

    Quanto a forma mais dinâmica não estudei, pq depois que essa ai resolveu meu problema, nunca mais nem alterei! Sou Feliz!


  17. #17

    Padrão

    Bom, sou um pouco curioso, e gosto de ver os dois lados da moeda, afinal, dentro do mundo TI nao existe apenas uma forma de chegar a tal resultado, vou dar uma pesquisada, e caso eu chegue a outra forma, eu posto, so assim, cabe a cada pessoa escolher qual forma melhor lhe atende ^^

  18. #18

    Padrão

    Blz amigo, vo fica no aguardo... se alguem tive uma dica posta ai...

  19. #19

    Padrão

    Trabalhe com Address List... cria uma lista fora_lista_dst e coloca os ip's dos bancos, msn, orkut, e conectividade.3 ;;; Aceitar IPs vindo da lista - fora_lista_dst
    chain=prerouting dst-address-list=fora_lista_dst action=accept

    Exemplo pro banco bradesco

    31 ;;; BRADESCO
    fora_lista_dst 200.232.0.0/16
    32 fora_lista_dst 200.173.0.0/16
    33 fora_lista_dst 200.212.132.0/23
    34 fora_lista_dst 200.205.0.0/16
    35 fora_lista_dst 200.246.0.0/16
    36 fora_lista_dst 200.155.0.0/16

    Acho que deu pra entender ........

  20. #20

    Padrão

    Uma outra pergunta, no caso de um link cair, basta eu desativar as regras de marcação referente aquele link que caiu, o route e a regra de NAT? ou é extremamente necessario a troca do Every no NTH? eu fiz um script aki, para ser usado pelo NetWatch, no momento meu simples script desativa o mangles, nat e a rota que eu criei para akele link.