Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. oi ontem estavamos comversando com um amigo, e gurgiu a ideia de implantar aqui uma rede mash, a pergunta e a seguinte, sera viavel uma rede mash para no maximo 200 clientes, distrubuidos em pelo menos 10 ap´s ???
    que equipamento usar, ap´s comum´s com aprouter 6.1 sera que aguenta????

alguem ja montou algo assim na pratica?????

se algum colega ja fes isso na pratica, pelo amor de des postar os resultados aqui, agradeço sinceramente....

2. opa ningme se aponta, ??? ningem montou nada em mash, estiv endo equipamentos da meraki, nâo sao tao caros, so que nao e bridge, daie f... cada ap teria um x de banda e nao tem como limitar cliente a cliente, fica imviavel, uma pena, pois eses meraki estâo homologados ja..

3. Desculpe a ignorância, mas esse mesh seria pra eu usar um notebook pela cidade sem visada como a rede de celular por ex???

4. Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Desculpe a ignorância, mas esse mesh seria pra eu usar um notebook pela cidade sem visada como a rede de celular por ex???
    Na rede mesh a configuração dos roteadores não é como Infraestrutura, mas sim como AdHoc e modo cliente.
    Assim, em cada usuário há necessidade de permanecer ligado o AP e ter uma antena omini, pois no conceito mesh, o sinal vai sempre procurar o melhor caminho para chegar ao destino.
    Cada nó na rede comporta-se como uma repetidora.
    Assim, no caso de um notebook "viajando" pela cidade, ele irá sempre tentar conectar no melhor caminho. Se para um lado na dá visada, pode ser que para o outro dê, e assim a rede vai "fluindo"
    Além disso o AP deve suportar um protocolo apropriado, como o OLSR por exemplo.

Ísto é o que eu entendi ao ler matéria sobre o tema. Mas como tudo é muito novo, algumas informações ainda não são tão precisas.
    Os relatos que se encontra dão bons elogios, mas na prática não achei nada que ensine como fazer.
    Alguns APs como o GTS já vem com suporte ao protocolo OLSR, mas quando entrei em contato com eles para obter mais informações práticas, eles me informaram que não tinham ainda experiencia no assunto. O próprio manual deles repete o que está escrito em vários sites do assunto.

Mas eu tenho algumas dúvidas:
    por ex, já que está configurado como cliente, significa então que não será achado o sinal pelo site survey?

E como tudo depende de APs próximos uns dos outros, significa que seria "teoricamente" possível colocar um AP em cada quarteirão, por exemplo e assim cobrir uma área extensa, com instalações bem discretas, dispensando até mesmo uma torre alta para centralizar a distribuição?

5. bom eu tambem ate agora somente andei lendo, mas isso do cliente virar retransmisor tambem, tem como ate com pci`s mas cada cliente tem que instalar um aplicativo, tipo um plugìn do winamp, algo apresido, dai sim fica transmitindo nao sei se depende da plca, se tiver suporte ou nâo, sei la, ainda temos muito que testar e ver na pratica....
    ap router tem suporte teoricamente, mas nao temos maiores informaçôes...
    nada documentado, um amigo aqui do forum colocou um post, onde teria que alem de abilitar a opçâo mesh ainda colocar um baita de um script para poder fazer funcionar hehehhe...
    tem os merakis , radios ap`s repetidores, baratos e facil de fazer funcionar ao que parese, so que tem uma contra, nao tem como controlar banda dos clintes, pois cada radio e uma espeçie de gateway, imposibilitando o repase de mac e ip.... dai ja viu ne...
    o bom deses meraki e que estâo homologados ja, e tambem ao que parese nâo custào muito caro, algo em torno de 300 e pouco, bom, teremos que ver como fazer...
    Última edição por alexsuarezferreira; 05-09-2008 às 12:58.

Tópicos Similares

1. Respostas: 6
    Último Post: 20-04-2017, 14:06
  2. Solução de Baixo Custo para Pequenas Cidades
    Por alexsuarezferreira no fórum Redes
    Respostas: 24
    Último Post: 28-12-2011, 00:23
  3. Respostas: 2
    Último Post: 24-05-2007, 14:26
  4. Placa de Rede SiS900, alguem ajuda ??
    Por adritec no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 17
    Último Post: 09-02-2005, 10:27
  5. Derrubar alguem em uma rede Ponto a Ponto
    Por Vaza no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 02-06-2003, 09:11

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L