Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

Padrão Polêmica!!! Placa Wireless ou Cartão Mini-PCI + Adaptador p/PCI?

Bom dia galera!!!

Estou com uma série de dúvidas referente a cartão e placas PCI wireless para um PC-AP com o software Mikrotik...

Qual é o melhor meio para transmitir o sinal wireless, utilizar um senao EMP8602 ou uma placa PCI D-Link DWL-AG530? Qual desses doi compenentes wireless é melhor e qual funciona melhor no Mikrotik?

Se o cartão senao EMP8602 for melhor, ele não perde um pouco a qualidade se eu o utilizar com um adaptador mini-PCI para PCI em meu PC-AP?

Se ele perder a qualidade, não seria melhor utilizar a placa PCI Wireless D-Link DWL-AG530?

Mudaria alguma coisa se a antena for de modelo diferente ou as melhores práticas com cartão e placa PCI wireless são iguais para qualquer antena?

Pessoal, conto com a importa ajuda e experiência de todos nesta minha dúvida cruel...

Um abração para todos

Padrão

Bom dia galera!!!

Estou com uma série de dúvidas referente a cartão e placas PCI wireless para um PC-AP com o software Mikrotik...

Qual é o melhor meio para transmitir o sinal wireless, utilizar um senao EMP8602 ou uma placa PCI D-Link DWL-AG530? Qual desses doi compenentes wireless é melhor e qual funciona melhor no Mikrotik?
    Dependende muito do que vai fazer com o sinal Wireless. Supondo transmitir em 2,4Ghz para atender clientes, o EMP8602 terá melhor desempenho, porém se for um local de muita interferência, pode usar uma D-Link dwl-ag530, porém perderá um pouco em potência.
    Se o cartão senao EMP8602 for melhor, ele não perde um pouco a qualidade se eu o utilizar com um adaptador mini-PCI para PCI em meu PC-AP?
    Não perde nada em qualidade, uma vez que o barramento PCi é o mesmo.
    Se ele perder a qualidade, não seria melhor utilizar a placa PCI Wireless D-Link DWL-AG530?

Mudaria alguma coisa se a antena for de modelo diferente ou as melhores práticas com cartão e placa PCI wireless são iguais para qualquer antena?
    Antenas Omni sofrem muita interferência. Setoriais são infinitamente melhores. Use grade somente nos clientes.
    Se usar AG-530, precisará de uma antena mais potente. Se usar 8602 não terá custos a mais.
    Mas o melhor cartão que uso é o R52H, lançado pela RouterBoard e tem VERDADEIRAMENTE 350mW.

Pessoal, conto com a importa ajuda e experiência de todos nesta minha dúvida cruel...

Um abração para todos

Eng. Eletricista/Eletrôni Avatar de MarceloGOIAS
    Ingresso
    Feb 2007
    Posts de Blog
    2

Padrão

Bom dia,

eu recomendo EMP8602 somente para ponto a ponto devido a sua potência (em torno de 150mW em 5.8GHz). Em distribuição de sinal ele traz vários transtornos com mais de 20 clientes conectados, pois é muito susceptível a interferências. A DWL-AG530 trabalha bem com até 40 ou mesmo 50 clientes conectados. Infelizmente tem somente 50mW reais (AG530). Para compensar ponha bons painéis de 14 ou de 17dBi. Amplificará o sinal sem amplificar os ruidos. Ficará um sistema estável.

Padrão Qual o melhor?

De fato o que seria melhor então para um PC-AP com Mikrotik? Pois vejo que até agora ninguem defendeu uma tese, então pergunto? Qual solução seria mais interressante, melhor, estavel etc... para PC-AP com Mikrotik?

1 - DLink - G510?
    2 - D-Link -AG530?
    3 - MiniPCI Senao EMP 8602 Plus
    4 - SR2 Ubitqui
    5 - XR2 Ubitqui
    6 - R52H

Entre outro?

Qual seria por vários motivos a melhor solução para PC-AP, digo PC-AP com Mikrotik? e ponto final...

?????

Padrão

Jociano,

para se ter uma resposta efetiva, tem que ser feito um "Site Survey" na região onde quer colocar esse PC-AP. Em cada caso é um cartão que terá uma melhor performance. Tenho num mesmo PC-AP, 3 tipos de cartões diferentes, cada um com sua função. SR2 e XR2 são casos extremos. O próprio nome deles já falam "Xtream", tenho somente um caso que uso um SR2, mas é um caso específico, mesmo assi reduzi sua potência, pois ele em sua potência máxima, me atrapalhava em outro ponto.
    Estude o local, rode o NetStambler, se for o caso poste o resultado aki, que avalio pra vc.
    []'s

-----------------------------
    se ajudou, agradeça !!!!!

Padrão Obrigadão kara!!!

Opá kara obrigado!!!

Vou te passar um printscreen do NetSlumber para vc. Uma coisa que vejo muito acontecer é que quando eu abro o NetSlumber e faço um site survey o meu concorrente fica as vezes assumindo o lugar das minha painéis, tipo: Eu tenho os seguinte SSID´s CHAPADAO_01 - CHAPADAO_02 e CHAPADAO_03 e o SSID do meu concorrente é HIDROGENIO2 e no NETSLUMBER percebi que o SSID do meu concorrente fica toda hóra mudando de canal e assumindo 4 canais de uma só vez e as vezes duplica meus SSID´s, fica aparecedo no NETSLUMBER o CHAPADAO_02 duplicado e naquele que foi duplicado aparece o SSID do meu concorrente e por ai vai... me disseram que ele está usando amplificador e realmente acredito nisso, pois o sinal dele tá pegando lá no INFERNO só com uma omnizinha e um montão de grades. Por isso quero montar um sistema mais estável e que seje um pouco mais imune a esses picaretas que usam amplificador e tals. Desejo fugir mais das interferências e ter boa potência e ping estável no meus clientes. O que sugere?

Meus equipamentos são:

Torre de 40 metros de altura, estaiada.
    3 Painéis setoriais de 17dBi 120º Hyperlink Vertical
    Cabos de 2 metros cada RGC213 para as painéis
    Caixa hermética com Excelente refrigeração
    2 servidores DELL sendo um com Debian e o outro com MK
    Switch Gigabit 3COM 16 portas
    3 AP´s Zinwell G220 em modo B com 250mW em cada painél
    3 Megas de LINK

e algumas coisas mais...

Os zinwell se mostraram muito satisfatórios com 30 clientes simultâneos, meus pings não passavam de 12ms, o que acho muito bom para um APZINHO como aquele né? rs,rs... então está ai minha estrutura, quero trocar esses AP´s por PC-AP ou RouterBoard, mas de preferência PC-AP, mas não sei o que usar para transmitir, se uso G510, 520 ou AG530 ou cartões mais potentes com Adaptador miniPCI como o R52H, SR2 ou XR2, porque sei que o SENAO EMO8602 plus é uma bost... fico ai no aguardo da sua ajuda...