Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá pessoal,

Na verdade eu queria era responder a uma thread que rolou aqui mas está trancada e por isso abri esse tópico. Gostaria de esclarecer alguns pontos:

• A tecnologia HPNA não alcança 1500 metros via cabeamento telefônico. O alcance dela pelo telefone é de 164m ou 600, depedendo dos equipamentos instalados. Essa tecnologia é muinto indicada para distribuir uma rede de internet por um condomínio ou hotel sem realizar um novo cabeamento, bastando aproveitar o cabeamento telefônico existente. Um provedor wireless pode levar o link de rádio até o topo do prédio e depois levar interner até os apartamentos através do HPNA Phoneline (utilizando cabeamento telefônico).

• Para provedores de internet construirem redes metropolitanas (redes de distribuição pela cidade) o ideal é utilizar HPNA 3.0 via cabo coaxial e atender os clientes de maneira semelhante a uma tv a cabo (mas sem sinal de tv).

• O aluguel dos postes varia de cada empresa de energia e também da quantidade de postes que você vai alugar. Na minha cidade na tv a cabo que trabalhei custa entre R$ 4,00 e R$ 5,00.

• Para distribuir internet via postes é necessário ter uma licença SCM, pois muintas empresas não aceitam alugar os postes sem essa licença e além é claro de ser uma exigência da Anatel.

• Pode-se levar o sinal a grandes distâncias utilizando-se cabos coaxiais, principalmente nas pontas de redes. Para cidades maiores pode-se levar o sinal através de uma fibra do provedor até as redes nos bairros, ou ainda usa rádio de maior potência em pontos centrais dos bairros e distribuir o resto por cabo coaxial.

• No HPNA 1.0 utiliza-se apenas cabos telefônicos e pode levar 1 Nbps para cada usuário. No HPNA 3.0 a velocidade é de até 128 MBPS e pode-se utilizar cabo telefônico ou cabo coaxial de tv. HPNA 3.1 previsto para 2009 com velocidades de 320 Mbps.

Para saberem mais informações, por favor visite o site HPNA Brasil

Um abraço,

Robinson Venturini

2. Citação Postado originalmente por rrventurini Ver Post
    Olá pessoal,

Na verdade eu queria era responder a uma thread que rolou aqui mas está trancada e por isso abri esse tópico. Gostaria de esclarecer alguns pontos:

• A tecnologia HPNA não alcança 1500 metros via cabeamento telefônico. O alcance dela pelo telefone é de 164m ou 600, depedendo dos equipamentos instalados. Essa tecnologia é muinto indicada para distribuir uma rede de internet por um condomínio ou hotel sem realizar um novo cabeamento, bastando aproveitar o cabeamento telefônico existente. Um provedor wireless pode levar o link de rádio até o topo do prédio e depois levar interner até os apartamentos através do HPNA Phoneline (utilizando cabeamento telefônico).

• Para provedores de internet construirem redes metropolitanas (redes de distribuição pela cidade) o ideal é utilizar HPNA 3.0 via cabo coaxial e atender os clientes de maneira semelhante a uma tv a cabo (mas sem sinal de tv).

• O aluguel dos postes varia de cada empresa de energia e também da quantidade de postes que você vai alugar. Na minha cidade na tv a cabo que trabalhei custa entre R$ 4,00 e R$ 5,00.

• Para distribuir internet via postes é necessário ter uma licença SCM, pois muintas empresas não aceitam alugar os postes sem essa licença e além é claro de ser uma exigência da Anatel.

• Pode-se levar o sinal a grandes distâncias utilizando-se cabos coaxiais, principalmente nas pontas de redes. Para cidades maiores pode-se levar o sinal através de uma fibra do provedor até as redes nos bairros, ou ainda usa rádio de maior potência em pontos centrais dos bairros e distribuir o resto por cabo coaxial.

• No HPNA 1.0 utiliza-se apenas cabos telefônicos e pode levar 1 Nbps para cada usuário. No HPNA 3.0 a velocidade é de até 128 MBPS e pode-se utilizar cabo telefônico ou cabo coaxial de tv. HPNA 3.1 previsto para 2009 com velocidades de 320 Mbps.

Para saberem mais informações, por favor visite o site HPNA Brasil

Um abraço,

Robinson Venturini
    Utilizei HPNA 1.0 aqui no prédio onde tenho o provedor, 8 andares, para liberar espaço na tubulação para que eu puxasse um cabo utp da minha sala até o topo do prédio. Tenho cerca de 20 apartamentos atendidos, mas alguns com problemas críticos. O meu problema é que do DG até os aptos, os cabos de telefonia são paralelos, e não trançados. Isso pode ser determinante para a má qualidade do "enlace"? Existe alguma de consertar isto, sem ter q trocar todo o cabeamento telefônico do prédio?

3. Algumas imagens....

Do nada os clientes "travam", ficam sem resposta. Até no meu apto, que fica no segundo andar (pouco cabo) acontecia, o que foi amenizado quando troquei esse switch ethernet da foto por um switch gerenciável, criando uma VLAN entre cada HUB hpna e a porta da WAN do switch gerenciável, onde chega a internet. Outros casos críticos, é a perda de pacotes entre os clientes o e gateway, sendo que fisicamente estão no mesmo prédio.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 001.jpg
Visualizações:	1834
Tamanho: 	435,6 KB
ID:      	2664   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 002.jpg
Visualizações:	909
Tamanho: 	464,1 KB
ID:      	2665   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 003.jpg
Visualizações:	1343
Tamanho: 	473,4 KB
ID:      	2666   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 004.jpg
Visualizações:	797
Tamanho: 	481,0 KB
ID:      	2667   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         cianet 005.jpg
Visualizações:	652
Tamanho: 	363,5 KB
ID:      	2668  

4. Tenho um ptp com HPNA 3.0 em 500 metros chegando os 128 na ponta dos HPNA.Utilizei o cabo coaxial RG59 com 60% de malha.
    O preço do cabo foi quase o preço do metro da fibra monomodo.
    Depois que coloquei o HPNA consegui o metro da fibra a 2,00 e consegui o inversores a 400,00 cada.
    Quer dizer o HPNA e muito bom, mas hoje não vale a pena utilizar pq sai quase o mesmo preço da fibra

5. Olá,

Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Utilizei HPNA 1.0 aqui no prédio onde tenho o provedor, 8 andares, para liberar espaço na tubulação para que eu puxasse um cabo utp da minha sala até o topo do prédio. Tenho cerca de 20 apartamentos atendidos, mas alguns com problemas críticos. O meu problema é que do DG até os aptos, os cabos de telefonia são paralelos, e não trançados. Isso pode ser determinante para a má qualidade do "enlace"? Existe alguma de consertar isto, sem ter q trocar todo o cabeamento telefônico do prédio?
    Cabos telefônicos em paralelo são impedimentos para que HPNA funcione pois ocorre um fenômeno chamado crosstalk
    A solução é trocar o cabeamento telefônico ou simplesmente "enrolar" os cabos atuais (díficel de fazer) para que fiquem trançados.
    Outra solução é se o prédio tiver cabeaemnto de tv (racker de tv ou parabólica) pode-se utilizar esse cabeamento coaxial ao invés do telefônico, mas com equipamentos HPNA coaxial.

Qualquer dúvida estou a disposição.

Abraços,

Robinson Venturini
    www.hpnabrasil.com.br
    Última edição por rrventurini; 06-09-2008 às 08:22.

Tópicos Similares

1. Como configurar um servidor de internet com 2 placas de rede
    Por salsa no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 15-09-2005, 14:09
  2. firewall 2 placas de rede, server de internet
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-06-2005, 22:25
  3. Linux como Gateway de Internet p/ Rede WinXP
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5