Página 1 de 8 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Olá amigos do Under-Linux esse é o meu primeiro Tópico, só estou pedindo a ajuda de vocês
    pois já estou sem soluções para o meu problema, que acho não ser muito grave, porém a minha inexperiência
    deve estar contribuindo para que eu não consiga sanar esse problema.
    Vamos ao problema...
    Tenho uma torre telescópica de 9m de altura instalado na laje de uma residência, totalizando numa altura de 12m
    do solo, no alto desta torre telescópica tem uma caixa hermética + 75cm de rgc213 c/2 N machos nas pontas
    (bem soldados e sem curto) + 1 omni de 15dBi da Aquário, na caixa hermética tem uma routerboard RB433 com
    uma placa miniPCI Ubiquiti XR2 setada no Mikrotik(v3.10) com potência "default" + 1 pigtail MMCX / N femea de
    + ou - uns 15cm.
    Com isso tudo em mãos tenho 8 clientes num raio de 500m "TODOS" com Ralink RT2561 + 10m de rgc58 + grade
    Aquário 25dBi, apontadas e bem alinhadas ao ponto de acesso, esses tem nível de sinal 70 ~ 100% porém o nível
    de ruído é altíssimo chegando aos 70% ~ 80%, utilizo o software da propría Ralink para monitorar os dados, e vendo
    isso da RB433 pelo o Winbox esses mesmo clientes dentro do raio de 500m tenho Tx/Rx altos em torno de 5.5 a 11Mbps
    e "P Throughput" na casa dos 6500Kbps pra cima, porém o nível de ruído na recepção(Rx) é acima dos 41dB.
    Agora os outros 2 clientes, 1 a 2,8Km e outro a 2,5Km ambos possuem rádios setados a 200mW(23dBm) e com pigtail
    de 25cm + grade Aquário tem ganho de sinal na casa dos 30 ~ 35%, dou pings no ip da XR2 fica na casa dos 35ms
    em média o ruído não sei pois o firmware dos rádios não mostra e vendo isso da RB433 pelo o Winbox o Tx fica em
    torno dos 2 ~ 11Mbps e o Rx fica nos 5.5 ~ 11Mbps, "P Throughput" 1800Kbps a 4200Kbps, sendo que as vezes isso
    cai pra 74, 25, 30, 50, 150Kbps é quando não se consegue navegar lá, e o ruído na recepção visto pelo o Winbox é de
    21 ~ 28dB. desses dois clientes...
    Já tentei muuuitas coisas, setar ACKTime manualmente, mudar o padrão da modulação para b+g ou g, trocar o XR2 de
    slot miniPCI, troquei o pigtail por um menor, troquei a antena de 15dBi por uma de 12dBi da Aquario, antes era um PCAP
    e comprei essa RB433, antes tinha 9m de rgc213 sem estanho agora tem apenas 75cm com estanho, antes tinha 7m de
    torre telescópica, agora tem 9m, já troquei o canal, e o mais engraçado quando era PCAP + uma Samsung SWL-2400P,
    uma placaquinha PCI de 35,00, era melhor do que está agora!!! Acreditem se quiser! Eu mesmo já não sei mais o que
    fazer, entrego na mão de DEUS e nas mãos de vocês meu queridos amigos do fórum, conto com a ajuda de todos...

"OBS. Lembrando que a minha antena de 15dBi da Aquário sofreu uma queda de uma altura de 6m, devido a um descuido
    na hora de desmontar a torre telescópica para reparos do ponto de acesso, eu abri ela e nenhuma das soldas da
    estrutura dela quebrou, porém o bastão que envolve a estrutura ficou torta devido a queda. Isso a uns 3 meses."

Um abraço e fico no aguardo!

2. Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".

3. Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".
    Verdade cara pois é justamente o que anda acontecendo aqui na região, muito ponto de acesso com amplificador
    até os que estão sem usam altas potências sem necessidade isso causa muita poluição de RF, mais se for o caso
    farei isso sim, brigadão!

4. no começo eu usava um apzinho safado na minha torre, e tinha concorrentes que usava mkt-ap com ar5212 por aqui, e os mesmos sempre estavam com ruído na casa dos 70% de acordo com o programinha da ralink, nos clientes. Quando subi meu mkt-ap, com ar5212 também, os meus clientes começaram a mostrar esse valor de ruído na minha rede também. Creio que esse valor do programa da ralink é que deve ser desconsiderado.Esses problemas de troughtput é decorrente de poluição mesmo, em 99% dos casos. Mas não use esse programa da ralink como base pra nada. E quanto à poluição, o que você pode fazer é procurar por um canal com menos redes nele. Usa o Freq. Usage do mkt pra ver qual está mais livre. Lembrando que nem sempre a que está mais livre, fica melhor. O ideal é ir pra casa do cliente, acessar o ap de lá, ficar mudando o canal e fazendo teste de troughput, ping e verificar o sinal, que também varia de canal pra canal. Faça isso em vários clientes, e deixe o canal que ficar com melhor resultado final. Pois pode ter canal que fique perfeito em cliente ao norte, e horrível em clientes ao sul.
    Última edição por Gosulator; 06-09-2008 às 16:43.

5. Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Faz um scan na sua região e olha como está a ocupação do espectro. Se estiver muito "sujo", chama a ANATEL pra resolver o "sujeira".
    Não sei como está aí, mas aqui a anatel demora eras pra fiscalizar qualquer coisa. Meus concorrentes tão trocando aps entre sí como quem troca figurinha no intervalo do colégio. Tô agilizando pra mudar as polaridades aqui. Vô mudar de 1 painél, e ver se surte resultado. Caso sim, mudo o do resto.

Tópicos Similares

1. Baixo desempenho usando Queue
    Por nataniel no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 17-04-2008, 09:13
  2. Respostas: 6
    Último Post: 20-09-2007, 08:18
  3. Perda de desempenho com o Squid
    Por juniovitorino no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 13
    Último Post: 06-11-2006, 15:12
  4. Respostas: 14